Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptBastonário recebido em audiência pela Ministra de Estado e da Presidênciahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/bastonario-recebido-em-audiencia-pela-ministra-de-estado-e-da-presidencia/O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, e a Vice-presidente Nacional, Lídia Santiago, foram hoje recebidos em audiência pela Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e pelo Secretário de Estado da Presidência e do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, com vista à apresentação dos temas que na atualidade mais relevam para o exercício profissional, tendo igualmente manifestado a disponibilidade desta Ordem Profissional para constituir-se como parceira do Estado nas temáticas de interesse nacional tuteladas por aquele Ministério e nos quais a Ordem e os seus membros acumulem competência e experiência.

Assim, para além da apresentação das linhas de orientação estratégica traçadas pela presente Direção da Ordem dos Engenheiros (OE) para o mandato de 2022/2025, foi objeto da reunião a revisão da Lei das Associações Públicas Profissionais, sobre a qual o Bastonário manifestou especial preocupação, nomeadamente no que concerne à eventual perda de autonomia da OE resultante da revisão prevista. O Código dos Contratos Públicos, assim como temas com ele relacionados, nomeadamente a questão da conceção-construção, a litigância dos contratos ou o preço base certificado, mereceram igualmente a atenção dos diferentes intervenientes, tendo daqui resultado o compromisso de entreajuda na criação de mecanismos complementares ao CCP que concorram para dirimir as debilidades que os diferentes agentes económicos apontam ao Código. 
]]>
Bastonário recebido em audiência pela Ministra de Estado e da Presidência2022-05-18
Jornadas de boas práticas na Euroregião Alentejo – Algarve – Andaluzia: economia circular e prevenção de resíduoshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/entrevistas/jornadas-de-boas-praticas-na-euroregiao-alentejo-algarve-andaluzia-economia-circular-e-prevencao-de-residuos/

A Comunidade de La Veja, em Espanha, organiza, no dia 18 de maio, a partir das 9h00, as Jornadas de "Boas práticas na Euroregião Alentejo – Algarve – Andaluzia: economia circular e prevenção de resíduos”.

É objetivo das Jornadas estimular a cooperação hispano-lusa relativamente à correta gestão e tratamento de resíduos e à adoção efetiva de boas práticas transfronteiriças que concorram para fazer a diferença nesta área.

Os trabalhos decorrem em formato híbrido, presencialmente no Complejo Medioambiental La Veja, em Sevilha, ou à distância através da plataforma virtual Zoom.

Mais informações »»» 

Inscrição aqui »»»
]]>
Jornadas de boas práticas na Euroregião Alentejo – Algarve – Andaluzia: economia circular e prevenção de resíduos2022-05-17
Tarde de Engenharia: Redes de Comunicação Industrialhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/entrevistas/tarde-de-engenharia-redes-de-comunicacao-industrial/A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Redes de Comunicação Industrial.
A iniciativa decorreu no dia 12 de maio no auditório da sede regional e contou com a presença de 36 participantes.

 
























As redes de comunicação permitem uma comunicação rápida entre equipamentos e a sua importância é transversal em quase todos os ramos de atividade da eletrotecnia.
Apesar da sua importância, é um tema geralmente menos conhecido e não compreendido com o detalhe técnico recomendado.  Foram abordados os seguintes pontos:   
Redes de campo (Fieldbus);
Redes IEC;
Redes locais de comunicação sem fios;
Redes IoT com segurança TLS para Cloud Computing;
Redes locais TSN e redes privativas 5G.
Foi uma Tarde de Engenharia muito participada, com a presença maioritária de colegas eletrotécnicos, mas também de outras especialidades.
Participaram também na iniciativa, membros estudantes e estagiários, o que o Colégio regista e valoriza pois são um sinal claro do dinamismo e proatividade da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros.


]]>
Tarde de Engenharia: Redes de Comunicação Industrial2022-05-17
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 20https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/a-regiao-centro-informa-newsletter-semana-20/Com periodicidade semanal, a Newsletter da Região Centro apresenta notícias de especial relevo, uma síntese das próximas atividades a realizar na região, bem como outras de manifesto interesse para os membros da Ordem dos Engenheiros.


Consulte a mais recente edição da Newsletter da Região Centro (16-05-2022): Semana 20/2022
]]>
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 202022-05-16
Workshop “Prevenção e deveres na prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/workshop-prevencao-e-deveres-na-prevencao-do-branqueamento-de-capitais-e-financiamento-do-terrorismo/O IGAP – Instituto de Gestão e Administração Pública, em parceria com a Polícia Judiciária e o IMPIC – Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, organizam, no próximo dia 3 de junho, a partir das 9h30, um Workshop dedicado à "Prevenção e deveres na prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”.
A sessão tem lugar na Sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, e tem como destinatárias as entidades ligadas ao setor imobiliário, de acordo com o definido na Lei n.º 83/2027. 

Os membros da Ordem dos Engenheiros usufruem de 10% de desconto no valor da inscrição, em consequência do protocolo estabelecido entre a OE e o IGAP. Para tal, deverão efetuar o seu registo no site oficial do IGAP (www.igap.pt) e posteriormente proceder à sua inscrição aqui, identificando o n.º de membro e a Associação a que pertencem no campo "Observações” do formulário de inscrição.

Mais informações aqui »»»

]]>
Workshop “Prevenção e deveres na prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”2022-05-16
Presidente da Região Sul esteve presente no 4º Trílogo para a Sustentabilidade, promovido pela Fundação Mestre Casaishttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/presidente-da-regiao-sul-esteve-presente-no-4-trilogo-para-a-sustentabilidade-promovido-pela-fundacao-mestre-casais/

O Presidente da Região Sul, Luís Machado, esteve presente no 4º Trílogo para a Sustentabilidade, promovido pela Fundação Mestre Casais, acompanhando o Bastonário, Fernando Almeida Santos, que foi orador neste evento.

Realizado em Faro, no passado dia 9 de maio, este jantar-debate foi dedicado à mobilidade sustentável. 

No evento participaram também a Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles e a Vereadora da Câmara Municipal de Faro, Sophie Matias. A moderação coube ao CEO da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes.

As Delegações Distritais de Faro, Santarém e Évora estiveram representadas respetivamente pelos Delegados Distritais, Silvério Guerreiro e João Carvalho e pela Delegada Adjunta, Nazaré Toureiro.
]]>
Presidente da Região Sul esteve presente no 4º Trílogo para a Sustentabilidade, promovido pela Fundação Mestre Casais2022-05-16
Santarém promoveu nova visita à Serra de Aire e Candeeiroshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/santarem-promoveu-nova-visita-a-serra-de-aire-e-candeeiros/


A Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros realizou, no passado dia 7 de maio, uma nova visita guiada ao Parque Natural Serra d'Aire e Candeeiros, mais especificamente a uma pedreira em Porto Mós, seguida de uma visita à fábrica da MOCAPOR, em Alcanena, que contou com a presença de 13 participantes.

A visita começou na pedreira, no maciço da Serra D´Aire e Candeeiros, na qual foi possível assistir ao derrube de maciços de pedra de dimensão significativa e aos processos de corte da pedra, nomeadamente com recurso a fio diamantado. Seguiu-se a visita à fábrica na qual os participantes ficaram a conhecer o avanço da tecnologia que outrora era aplicada na indústria dos curtumes e que foi adaptada à indústria da pedra, sendo, atualmente, possível cortar pedra com o desenho que se pretenda.


Assista aqui ao filme da visita.
]]>
Santarém promoveu nova visita à Serra de Aire e Candeeiros2022-05-12
Cibersegurança debatida na Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ciberseguranca-debatida-na-ordem-dos-engenheiros/

"A Ordem dos Engenheiros (OE) pode e quer ajudar o Governo a encarar o tema que hoje aqui nos reúne: a cibersegurança. É uma problemática, cuja responsabilidade de tratamento só pode ser técnica”, afirmou o Bastonário da OE, Fernando de Almeida Santos, na abertura da conferência "Economia e Cibersegurança” que hoje decorre na Sede Nacional da OE e que conta com a participação do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, membro desta Associação Profissional, de vários especialistas na área da cibersegurança e dos mais altos responsáveis pelas estruturas de segurança nacional.

Ainda de acordo com o Bastonário, o envolvimento dos engenheiros e da OE é inevitável na abordagem desta problemática, tendo, inclusivamente, anunciado que, no que concerne "à cibersegurança, ciberespaço e ciberdefesa, a Ordem dos Engenheiros, como Associação Profissional com competências delegadas pelo Estado Português para o Reconhecimento do Exercício Profissional Regulado, vai avançar com propostas concretas ao Governo, nomeadamente a definição do quadro de referência nas competências necessárias aos profissionais deste setor, com base nos referenciais internacionais NICE (Knowledge, Skills & Attitudes) e NIST (alinhado com os normativos ISO27001 e DL 65. de 30.Jul.2021), entre outros; a definição e proposta de um modelo de Certificação a concretizar pela OE na forma de Especialização em Cibersegurança, com o apoio do CNCS, da Academia Militar e de outras entidades, com disponibilização e proposta dos conteúdos formativos necessários; e a promoção e reconhecimento do exercício profissional específico no quadro de competências da Cibersegurança (Atos de Engenharia)”.

O Ministro da Economia partilhou da necessidade de envolvimento da Ordem e dos engenheiros, tendo sublinhado os contributos que a OE tem continuamente prestado nas reflexões estratégicas sobre a temática da cibersegurança e do combate à corrupção. "A cibersegurança é decisiva para preservar a nossa economia e a nossa sociedade e, para tal, contamos com o envolvimento da comunidade, com os importantes contributos da Ordem dos Engenheiros e das restantes estruturas nacionais para acompanhar este tema”, assegurou o governante.

A conferência, organizada pela Secretaria-Geral da Economia e Mar e que reúne cerca de 200 participantes, tem como finalidade alertar para a adoção de boas práticas no acesso e na gestão da informação e a sua importância para garantir a cibersegurança e reduzir o risco de ameaças, constituindo o primeiro de um conjunto de eventos que esta Secretaria-Geral tem em desenvolvimento sobre temas atuais de relevância.


]]>
Cibersegurança debatida na Ordem dos Engenheiros2022-05-10
Entrevista | Eng. Paulo Alexandre Luís Botelho Monizhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/entrevistas/entrevista-eng-paulo-alexandre-luis-botelho-moniz/


No passado dia 11 de abril, a Ordem dos Engenheiros Região Açores esteve à conversa com o Eng. Paulo Moniz, onde nos falou um pouco de si e do que é para si a Engenharia.

É formado em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico, foi administrador da Globaleda e fez parte dos Órgãos Sociais desta Ordem Profissional como Presidente da Mesa da Assembleia Regional no mandato de 2013-2016 e Presidente do Conselho Diretivo Regional nos mandatos de 2007-2010, 2010-2013, 2016-2019 e de 2019-2022.

Atualmente é deputado da Assembleia da República, num segundo mandato e eleito pelos Açores.


Para que possam conhecê-lo mais um pouco disponibilizamos abaixo a entrevista completa.





]]>
Entrevista | Eng. Paulo Alexandre Luís Botelho Moniz2022-05-10
Legislação Explicada | Abril 2022 | Decreto-Lei n.º 30-A/2022https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/legislacao-explicada-abril-2022-decreto-lei-n-30-a-2022/

Saiba o que está em causa com o Decreto-Lei n.º 30-A/2022, de 18 de abril, que aprova medidas excecionais de modo a assegurar a simplificação dos procedimentos de produção de energia a partir de fontes renováveis »»»

Este conteúdo é exclusivo para membros da Ordem dos Engenheiros.
]]>
Legislação Explicada | Abril 2022 | Decreto-Lei n.º 30-A/20222022-05-09
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 19https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/a-regiao-centro-informa-newsletter-semana-19-1/Com periodicidade semanal, a Newsletter da Região Centro apresenta notícias de especial relevo, uma síntese das próximas atividades a realizar na região, bem como outras de manifesto interesse para os membros da Ordem dos Engenheiros.


Consulte a mais recente edição da Newsletter da Região Centro (09-05-2022): Semana 19/2022
]]>
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 192022-05-09
Futuro da Engenharia europeia debateu-se em Lisboahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/futuro-da-engenharia-europeia-debateu-se-em-lisboa/

"É um evento que bombeia novo sangue para o futuro da Engenharia europeia”. As palavras são do Bastonário, Fernando de Almeida Santos, que, durante o encerramento da Conferência EYE 2022, congratulou-se com a realização desta iniciativa em Lisboa, que reuniu mais de 150 jovens engenheiros europeus entre 5 e 8 de maio, na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE).

O evento, organizado pelo Grupo de Jovens Engenheiros (GJE) da OE, em parceria com a associação European Young Engineers (EYE), teve como objetivo reunir jovens engenheiros europeus para debater temas de grande atualidade, como sejam o contributo da Engenharia para o desenvolvimento e a autonomia estratégica do continente e para a sustentabilidade, bem como o futuro da profissão.

Temáticas como o desenvolvimento tecnológico, a mobilidade ou a energia sustentável serviram de mote para a organização de painéis integrados por oradores de reconhecido mérito, workshops e debates.
Ondina Afonso, diretora de Qualidade e R&D da SONAE MC, Dennis Christian Meinen, Corporate Strategy da AUDI, Inês Costa, ex-secretária de Estado do Ambiente, Fernando de Almeida Santos, Bastonário da OE, e Bento Aires, anterior Coordenador e fundador do GJE e atual Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte, foram alguns dos palestrantes que marcaram presença no evento.

Os participantes tiveram ainda oportunidade de realizar um conjunto de visitas técnicas a empresas e instituições como sejam a Navigator, Lisnave, Aqueduto das Águas Livres e Pilar 7 da Ponte 25 de Abril.

O evento coincidiu com o final do mandato da atual Coordenadora do GJE, Joana Teixeira, que será agora substituída no cargo por Célia Pedro.

O GJE foi criado em 2016, sendo constituído por membros com idade inferior a 35 anos. A sua missão é promover a reflexão e a apresentação de propostas que contribuam para uma Ordem mais atenta e disponível para responder às expectativas e necessidades dos profissionais em início de carreira.

A EYE é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que representa mais de 500.000 jovens engenheiros nas diferentes áreas. Fundada em 1994, a EYE organiza estas conferências com o objetivo de reunir jovens engenheiros que possam partilhar conhecimentos e experiências, permitindo-lhes construir uma visão sobre como viver e trabalhar no exterior.
As Conferências EYE já contabilizam mais de 50 edições, ao longo dos últimos 27 anos. Esta é a primeira conferência presencial da EYE em mais de dois anos, devido aos constrangimentos da pandemia.
]]>
Futuro da Engenharia europeia debateu-se em Lisboa2022-05-09
Equipamentos Sob Pressãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/equipamentos-sob-pressao/
O orador Rodrigo Andrade, Engenheiro Mecânico, Chefe de Divisão da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT), desenvolve a sua atividade nesta área no Laboratório de Metrologia da Madeira, que tem as competências relativas ao licenciamento de equipamentos sob pressão na Região Autónoma da Madeira.

Iniciou-se o tema com a apresentação do enquadramento e aplicação do Regulamento de Instalação e de Funcionamento de Recipientes sob Pressão Simples e de Equipamentos sob Pressão e em particular a aplicação do novo normativo publicado na Instrução técnica complementar (ITC) que estabelece as regras técnicas relativas à instalação e funcionamento dos recipientes destinados a conter ar, oxigénio ou gases inertes comprimidos.

Os participantes demonstraram um grande interesse nesta temática, tendo participado ativamente na troca de experiências e partilha de conhecimento técnico nesta área, fundamental para garantir a segurança e exploração destes equipamentos.

]]>
Equipamentos Sob Pressão2022-05-09
Ordem dos Engenheiros e Câmara Municipal de Lisboa estreitam relaçõeshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-e-camara-municipal-de-lisboa-estreitam-relacoes/

O Bastonário, Fernando de Almeida Santos, foi ontem recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, numa audiência de apresentação de cumprimentos que serviu igualmente para abordar o estreitamento da colaboração e o alargamento da parceria entre as duas entidades.

A falta de mão de obra especializada, as dificuldades de operacionalização do CCP e o planeamento e a mobilidade urbana foram os principais temas abordados durante esta reunião, que contou igualmente com a participação do Presidente da Região Sul, Luis Machado.

Durante o encontro foi agendada a realização de um grande evento nacional sobre Engenharia Municipal, em 2023, na cidade de Lisboa.


]]>
Ordem dos Engenheiros e Câmara Municipal de Lisboa estreitam relações2022-05-06
Manual de Reabilitação https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/manual-de-reabilitacao/
A Região Sul da Ordem dos Engenheiros disponibiliza para venda, na sua sede, o VOLUME 1 do MANUAL DE REABILITAÇÃO, intitulado CARATERIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, editado pela Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), com coordenação dos Professores Fernando F. S. Pinho (FCT NOVA) e Vasco Peixoto de Freitas (FEUP). 

Esta publicação é comercializada com um desconto de 10% para membros sobre o preço de venda ao público, ou seja, por 35,55 euros.

A publicação foi apresentada no Auditório da Ordem dos Engenheiros no passado dia 6 de janeiro e contou com a presença do Ex-Bastonário, Eng. Carlos Mineiro Aires, do Presidente da Ordem dos Arquitetos, Arq. Gonçalo Byrne, da Engª Rita Moura, Presidente da PTPC, e do Eng. Luís Machado, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, bem como do Prof. Jorge de Brito e do Eng. Fernando F. S. Pinho.


O livro pode ser adquirido no espaço de atendimento da Região Sul.
Para encomendas e envio por correio contactar aprovisionamento@sul.oep.pt / Tel.: 213 132 634

]]>
Manual de Reabilitação 2022-05-05