Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptOrdem dos Engenheiros assina acordos de mobilidade com Engenheiros da Colômbiahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-assina-acordos-de-mobilidade-com-engenheiros-da-colombia/


A Ordem dos Engenheiros assinou hoje, na residência oficial do Presidente do Governo Regional da Madeira, acordos de mobilidade com quatro Associações de Engenheiros da Colômbia: o COPNIA (Consejo Profesional Nacional de Ingeniería), o SCI (Sociedad Colombiana de Ingenieros), o CPIEMPA (Consejo Profesional Nacional de Ingenierías Eléctrica, Mecánica y profesiones afines) e a ACIEM (Asociación Colombiana de Ingenieros), contando com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Esteve também presente o Embaixador da Colômbia, José Fernando Bautista Quintero.  

Com a atualização e estabelecimento de novos protocolos pretende-se, sobretudo, apoiar e facilitar o processo de mobilidade de profissionais engenheiros entre Portugal e a Colômbia, assente no princípio de reciprocidade. 

A assinatura formal destes protocolos surge na sequência da Cimeira Bilateral Portugal-Colômbia que se realizou ontem, no Centro de Congressos da Madeira, um encontro que teve como intuito aprofundar as relações de cooperação entre os dois países, com vista a conciliar sinergias e estabelecer iniciativas comuns que contribuam para o desenvolvimento da área de engenharia. 
Uma das iniciativas definidas para 2024 consiste na organização de um evento, com a parceria destas Associações, em Lisboa, com o tema "Oportunidades de Engenharia na Colômbia e em Portugal”. 

Este encontro bilateral contou com a participação do Diretor Geral do COPNIA, Rubén Darío Ochoa Arbelaez, do Presidente do SCI, Hernando Monroy Benítez, do Diretor do CPIEMPA, Marco Antonio Gómez Albornoz e do Conselheiro Nacional do CPIEMPA e Presidente da ACIEM, Daniel Enrique Medina Velandia. 


Já a Ordem dos Engenheiros de Portugal esteve representada pelo seu Bastonário, Fernando de Almeida Santos, pelos Vice-Presidentes, Lídia Santiago e Jorge Liça, assim como pelo Secretário-Geral, Nelson Jerónimo. 

]]>
Ordem dos Engenheiros assina acordos de mobilidade com Engenheiros da Colômbia2023-06-02
Projeto “Rotas do Bastonário” testemunha Engenharia feita na Madeirahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/projeto-rotas-do-bastonario-testemunha-engenharia-feita-na-madeira/


A terceira edição do projeto "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento” arrancou ontem de manhã, 31 de maio, na Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal.

Há Engenharia em tudo



Jorge Liça, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros e Miguel Branco, o Presidente do Conselho Diretivo da Região Madeira, abordaram uma plateia de 120 alunos do 10.º ao 12.º anos, numa demonstração de como é que a Engenharia faz mover o mundo e está presente em tudo o que nos rodeia.

 A produzir Engenharia



Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros foi recebida pelo Presidente da Empresa de Cervejas da Madeira, a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira. A acompanhá-la nesta visita, estiveram diversos membros eleitos da Região Madeira.
Jorge Liça, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, liderou uma comitiva de membros eleitos às obras de remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água, acompanhada por Francisco Taboada, Presidente da Eletricidade da Madeira. Esta intervenção, que representa um investimento de 15,4 milhões de euros, tem por objetivo reforçar a produção de energia elétrica através das fontes renováveis.

  "Teremos falta de cerca de 5.000 engenheiros nos próximos 10 anos”



A afirmação é de Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, que visitou a maior obra de edificação em curso a nível nacional, o Hospital Central e Universitário da Madeira, acompanhado pelo Diretor Regional do Equipamento Social e Conservação e pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros.

Neste projeto estruturante para o futuro da Madeira e dos madeirenses, estão envolvidas cerca de 20 empresas de engenharia e cerca de 250 trabalhadores até ao momento.

O Bastonário detalhou aos engenheiros presentes as propostas que a Ordem dos Engenheiros tem apresentado ao Governo no sentido de melhorar a legislação inerente ao exercício de engenharia civil, agilizando os procedimentos.

Engenharia foi a palavra da ordem do dia.



Após um almoço de trabalho com o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, as Rotas do Bastonário passaram, durante a tarde de ontem, pela Universidade da Madeira. Fernando de Almeida Santos esteve com o Reitor e com os estudantes de Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática, num debate onde a engenharia foi a palavra da ordem do dia.

 
Uma das mais relevantes obras das duas primeiras décadas do séc.XXI



Durante a visita à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra, foi descerrada na presença da Secretária Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas uma placa oferecida pela Ordem dos Engenheiros alusiva ao Livro "Engenharia XXI”, no qual esta obra é referenciada como uma das mais relevantes das duas primeiras décadas do séc.XXI. 

A Ilha da Madeira é o terceiro local a receber as "Rotas do Bastonário", um projeto iniciado em novembro nos Açores, que assenta no conhecimento real da capacidade instalada em todo o País ao nível da Engenharia, dos projetos e oportunidades que melhor a representam e afirmam, quer em termos das suas diferentes especialidades, quer nos múltiplos setores de atividade e contextos em que se desenvolve, seja no percurso escolar, na  indústria, na investigação,  no setor público ou privado.


> Fotogaleria | 31 maio 2023 (disponível em breve)
]]>
Projeto “Rotas do Bastonário” testemunha Engenharia feita na Madeira2023-06-02
Case Studies em debate na Região Sulhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/case-studies-em-debate-na-regiao-sul/


No âmbito da exposição de Maquetes de Barcos e Pontes, inaugurada em 20 de abril último, e patente na Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE) até ao próximo dia 15 de junho, o Conselho Diretivo da Região Sul da OE organizou, com o apoio do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil e do Eng. João Paiva Nunes, promotor da exposição, a Conferência "Pontes | Case Studies”.

A sessão foi aberta pela Engª. Rita Moura, vice-Presidente do Conselho Diretivo e pelo Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, Eng. Fernando F. S. Pinho, que moderou esta iniciativa e apresentou o leque distinto de oradores convidados.

Foram discutidos vários temas, entre eles, os processos construtivos de diversas pontes metálicas e mistas, nos quais o Eng. João Paiva Nunes teve intervenção direta; a utilização do túnel de vento para a melhoria da aerodinâmica de pontes, apresentado pelo Eng. António Reis; a importância e a realização de ensaios com modelos reduzidos, como ferramenta auxiliar do projeto, pelo Eng. Luís Câncio Martins e a apresentação do projeto e do processo construtivo da nova ponte do metro sobre o rio Douro, pelos Engenheiros Filipe Vasques e Emílio Merino.

A Conferência, considerada de grande interesse pela generalidade da numerosa assistência, foi encerrada pela Vice-presidente do Conselho Diretivo, Engª. Rita Moura, que agradeceu a presença e participação de todos.

Consulte as apresentações:

- Pontes Metálicas e Mistas - Eng. João Paiva Nunes

- Túnel de Vento e Aerodinâmica de Pontes - Eng. António Reis



]]>
Case Studies em debate na Região Sul2023-06-02
59ª Feira Nacional de Agricultura | de 3 a 11 de junho de 2023https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/59-feira-nacional-de-agricultura-de-3-a-11-de-junho-de-2023/
A Delegação Distrital de Santarém marcará presença na 59ª Feira Nacional de Agricultura / 69ª Feira do Ribatejo, que se realiza entre os dias 3 e 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

A cerimónia de inauguração daquela que é a maior feira agrícola do Ribatejo irá decorrer no dia 3 de junho, pelas 11h00 e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para o qual está preparada uma receção pelas 10h40, junto à porta principal. A Delegação Distrital de Santarém convida todos os engenheiros a participar.

Posteriormente, pelas 14h30, irá decorrer um almoço no Santarém Hotel, com um valor de 25 euros por participante. Inscrições através do Balcão Único / SIGOE.

O tema deste ano estará centrado nesse produto tão carismático que é o ovo e em toda a importância que ele representa não só para o setor agrícola, mas também na cultura gastronómica e hábitos alimentares dos portugueses.

O dia 5 de junho terá entrada gratuita para todos os participantes que pretendam visitar a feira. 
Nos dias 3 e 7 de junho, a Delegação Distrital de Santarém, em conjunto com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, disponibilizam 20 bilhetes (em cada dia) aos membros efetivos que, por ordem de inscrição, realizem o registo no Balcão Único / SIGOE (1 bilhete por membro efetivo).

Visite o stand da Delegação Distrital de Santarém, durante os dias de realização da feira, entre as 10h00 e as 22h00, onde irão decorrer provas de vinhos em dias a designar.

Localização do stand: Nave A nº 72

]]>
59ª Feira Nacional de Agricultura | de 3 a 11 de junho de 20232023-06-01
94º Curso de Ética e Deontologia Profissional - Resultadoshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/94-curso-de-etica-e-deontologia-profissional-resultados/Realizou-se, nos dias 13 e 26 de maio, o 94º Curso de Ética e Deontologia Profissional, promovido pelo Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

Nesta formação, obrigatória à admissão à Ordem dos Engenheiros, obtiveram aprovação 39  formandos, dos quais 5 com distinção.

Consulte aqui os resultados.
]]>
94º Curso de Ética e Deontologia Profissional - Resultados2023-06-01
Delegação Distrital de Évora promoveu as Jornadas Técnicas de Acessibilidadehttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/delegacao-distrital-de-evora-promoveu-as-jornadas-tecnicas-de-acessibilidade/A Delegação Distrital de Évora, em parceria com a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, a EMPA - Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades e a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, promoveram as Jornadas Técnicas de Acessibilidade, no passado dia 29 de maio de 2023, em Évora.

Estas jornadas, organizadas em três mini-oficinas, tiveram como objetivo capacitar agentes locais com atividade empresarial turística, técnicos de turismo dos municípios, e técnicos com responsabilidade na conceção, planeamento e construção de obras e equipamentos, em matérias relacionadas com a acessibilidade.

As três oficinas abordaram os seguintes temas: legislação vigente sobre as normas técnicas de acessibilidade, acessibilidade na construção civil, informação e demonstração de questões práticas - com recursos adequados a diferentes contextos/necessidades, e produtos de apoio na adaptação de equipamentos turísticos.

As Jornadas decorreram nas instalações do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora e contaram com um grupo de 20 participantes muito interessados, essencialmente constituído por técnicos dos municípios da Região do Alentejo, entre os quais, Évora, Mora, Cuba e Vidigueira, para além de empresários da área do Turismo.
]]>
Delegação Distrital de Évora promoveu as Jornadas Técnicas de Acessibilidade2023-06-01
Ordem dos Engenheiros reúne-se com três Associações da Colômbia: COPNIA, SCI e CPIEMPA https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-reune-se-com-tres-associacoes-da-colombia-copnia-sci-e-cpiempa/





No âmbito da sinergia e boas relações de Engenheiros entre Portugal e Colômbia, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, recebeu ontem, na sua sede em Lisboa, a visita de três Associações da Colômbia: o COPNIA (Consejo Profesional Nacional de Ingeniería), o SCI (Sociedad Colombiana de Ingenieros) e o CPIEMPA (Consejo Profesional Nacional de Ingenierías Eléctrica, Mecánica y profesiones afines).

Esta reunião teve como objetivo analisar temáticas relacionadas com a cooperação e reciprocidade entre a OEP e as três Associações, no que se refere à atividade profissional dos engenheiros de Portugal e da Colômbia. 

Durante o encontro foi ainda analisada a possibilidade da OEP atribuir, em parceria com estas Associações, a acreditação EUR-ACE® (European Acredited Engineer) na Colômbia. Neste âmbito marcou também presença o Presidente da ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education), José Carlos Quadrado. 

A comitiva foi ainda recebida na Embaixada da Colômbia pelo Embaixador José Fernando Bautista Quintero. 

O COPNIA encontrou-se representado pelo Diretor Geral, Rubén Darío Ochoa Arbelaez. O SCI esteve representado pelo Presidente, Hernando Monroy Benítez. O CPIEMPA contou com a presença do Diretor, Marco Antonio Gómez Albornoz, assim como do Conselheiro Nacional, Daniel Enrique Medina Velandia.
]]>
Ordem dos Engenheiros reúne-se com três Associações da Colômbia: COPNIA, SCI e CPIEMPA 2023-05-31
Workshop: Tribologia - Uma Abordagem Experimentalhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/workshop-tribologia-uma-abordagem-experimental/O Colégio Regional de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros, o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROMEC/UFRGS), em colaboração com a ScienTec Ibérica, S.L., promovem no dia 23 de junho, pelas 14h15 no Auditório do DEM, Rua Luís Reis Santos, Polo II da UC, a realização de um Seminário sobre Tribologia: uma abordagem experimental.

A Tribologia estuda a interação entre duas superfícies em contato, tendo o atrito, o desgaste e a lubrificação como tópicos principais. A tribologia é transversal à mecânica, física, química, ciência e engenharia dos materiais e tem assumido uma especial relevância no desenvolvimento de equipamentos industriais e de diferentes produtos e bens de consumo. A tribologia é também fundamental para o desenvolvimento de tecnologias que melhoram a eficiência e a vida útil de equipamentos e máquinas, promovendo uma redução do consumo de energia e melhorando os principais indicadores de manutenção.

INSCRIÇÕES
Para a participação em modo presencial é requerida inscrição prévia, até ao dia 19 de junho, através do link:
https://ls.uc.pt/index.php/192685?lang=en

Os participantes em modo presencial poderão requerer a emissão de um certificado de participação.

Estará disponível emissão Stream em direto no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCRqw_J--mYkzh8Y5rim0TQ

DÚVIDAS
atendimento.externo@dem.uc.pt

Para mais informações sobre todas as iniciativas da Região Centro da Ordem dos Engenheiros consulte a nossa Newsletter (30-05-2023): Semana 22/2022
]]>
Workshop: Tribologia - Uma Abordagem Experimental2023-05-30
Visita Técnica à Valorlis https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/visita-tecnica-a-valorlis/A Delegação Distrital de Leiria da Ordem dos Engenheiros vai realizar, no próximo dia 14 de junho de 2023, uma visita técnica à VALORLIS.

Localizada na Quinta do Banco, Parceiros, Leiria, a VALORLIS – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., foi criada a 6 de agosto de 1996.

A Valorlis assume vários princípios, por forma a assegurar as orientações fundamentais da política de gestão de resíduos, assumindo uma linha de conduta que permita promover um melhor serviço, com recursos cada vez mais otimizados, sem nunca descurar, contudo, o desejado equilíbrio e sustentabilidade económica e financeira do sistema.

O seu objetivo é a valorização e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Alta Estremadura. Dispondo de um vasto conjunto de infraestruturas, equipamentos e tecnologias, permite-lhes assegurar uma adequada eficiência nas atividades que executam:
  • Valorização Orgânica – Tratamento Mecânico e Biológico
  • Recolha Seletiva – Unidade de Triagem Automatizada
  • Aterro Sanitário
Esta visita enquadra-se no ciclo de visitas técnicas que a Delegação Distrital de Leiria da Ordem dos Engenheiros tem vindo a organizar a empresas e entidades no nosso distrito.

Para mais informações sobre todas as iniciativas da Região Centro da Ordem dos Engenheiros consulte a nossa Newsletter (30-05-2023): Semana 22/2022

PROGRAMA DA VISITA

10h00 - Ponto de Encontro: Quinta do Banco (Sede VALORLIS)
10h15 – Início da visita

INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas através do SiGOE.
O número de lugares é limitado e as inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO
12 de junho de 2023
]]>
Visita Técnica à Valorlis 2023-05-30
Visita ao WindFloat Atlantichttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/visita-ao-windfloat-atlantic/A oportunidade de excelência de conhecer um dos projetos mais inovadores portugueses do século XXI, na área das energias renováveis, foi promovida pelo Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

O WindFloat Atlantic, o primeiro parque eólico marítimo flutuante semissubmersível do mundo, é um projeto pioneiro liderado pela Windplus S.A. — Oceans Winds, numa colaboração entre EDP Renováveis & Engie, Repsol e Principle Power.

Localizado a 20 km da costa de Viana do Castelo, Portugal, numa área do Oceano Atlântico com cerca de 95 m de profundidade, o projeto WindFloat Atlantic vem na esteira do êxito do protótipo WindFloat1 que esteve em funcionamento de 2011 a 2016. Este protótipo de 2MW produziu energia ininterruptamente ao longo de cinco anos com sucesso, sobrevivendo completamento ileso a condições climatéricas extremas, incluindo ondas de até 17 metros de altura e ventos de 60 nós.

Após comprovada a eficácia do protótipo, o projeto começou a desenvolver-se, culminando, em julho de 2020, com a instalação da terceira plataforma em alto mar, momento que marcou também o início da produção de energia para a rede portuguesa.

Foi recentemente confirmado que o primeiro leilão de eólica "offshore" em Portugal deverá decorrer ainda este ano, pelo foi uma excelente oportunidade para dar a conhecer esta solução de energia renovável que ajudará Portugal a atingir os objetivos ambicioso da transição energética.


]]>
Visita ao WindFloat Atlantic2023-05-29
Resultados do Inquérito “Autossuficiência Energética”https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/resultados-do-inquerito-autossuficiencia-energetica/
Encontram-se já disponíveis para consulta os resultados do Inquérito "Autossuficiência Energética”, promovido pela Ordem dos Engenheiros junto dos seus membros durante o mês de abril.
Este inquérito faz parte de um barómetro que a Ordem tem vindo a desenvolver, através do qual irá auscultar regularmente a opinião dos seus membros sobre temas da atualidade, contribuindo, assim, para o debate público e para a criação de riqueza em Portugal, e a partir do qual pretende constituir um Observatório que congregue a informação recolhida.

Resultados do Inquérito »»»
]]>
Resultados do Inquérito “Autossuficiência Energética”2023-05-29
Webinar Engenharia Costeira em Portugal e no Mundohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/webinar-engenharia-costeira-em-portugal-e-no-mundo/Decorreu, no passado dia 19 de maio de 2023, o terceiro Webinar organizado pelos jovens profissionais da PIANC, que pretendeu reunir e aproximar profissionais portugueses a trabalhar em Portugal e no estrangeiro, focando-se, esta edição, nos temas da "Energia dos oceanos: offshore, energia das ondas e marés” e da "Gestão das zonas costeiras”.


O evento contou com 11 oradores de excelência, que partilharam as suas experiências profissionais e com um total de 286 participantes, vindos de 28 países distintos e representando diversas áreas de atuação da Engenharia Costeira e Portuária: projetistas, consultores, empreiteiros, investigadores, administrações portuárias, responsáveis pela gestão do litoral, entre muitas outras áreas.


A sessão está disponível no Youtube ( acesso aqui) e a Rede de Profissionais de Engenharia Costeira em Portugal e no Mundo apresentada está disponível no site da PIANC Portugal (acesso aqui). Toda a informação sobre o evento (oradores e apresentações) pode ser consultada aqui.


O evento foi organizado em colaboração com o Instituto Hidrográfico, fez parte integrante das comemorações do Dia da Marinha e contou com o apoio institucional da Ordem dos Engenheiros – Região Centro.


A próxima edição está agendada para maio de 2024, dedicada ao tema mais votado no final da sessão: "Modelação numérica: oceanos, costas e estuários”.

]]>
Webinar Engenharia Costeira em Portugal e no Mundo2023-05-28
Tarde de Engenharia - Energias Renováveis e Hibridização de Centrais de Produçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/entrevistas/tarde-de-engenharia-energias-renovaveis-e-hibridizacao-de-centrais-de-producao/A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Energias Renováveis e hibridização de Centrais.

A iniciativa decorreu no dia 24 de maio no auditório da sede regional e despertou o interesse de colegas de várias especialidades que esgotaram as inscrições disponíveis.


























No contexto atual de forte aposta em eletricidade produzida a partir de fontes de energia renováveis, é fundamental otimizar a produção de eletricidade a partir das fontes de energia convencionais. O enquadramento das centrais convencionais na Matriz de Produção não é discutido e analisado pela comunidade eletrotécnica com a profundidade e serenidade desejáveis.

O conceito de hibridização de Centrais de produção convencionais, dotando-as com equipamentos de armazenamento e produção em paralelo com fontes de energia renováveis, permite otimizar e estabilizar o funcionamento dos equipamentos de produção convencionais minimizando o impacto da intermitência típica das fontes renováveis.

Apesar de serem apresentados como o patinho feio dos Sistemas de Produção, as centrais convencionais têm evoluído tecnicamente e já estão disponíveis soluções mais flexíveis e eficientes.

É já possível coordenar várias fontes de produção de diferentes tecnologias garantindo, através da inércia das máquinas síncronas, a estabilidade da rede e ainda assim aumentar a penetração das energias renováveis, com custos finais mais baixos.

Devido ao aumento das exigências regulamentares no mercado do transporte marítimo, estão já disponíveis novos combustíveis de potencial 100% renovável (amónia, metanol, hidrogénio, etc) bem como sistemas de tratamento de gases de escape e captura de carbono.

Para a divulgação e respetiva discussão, o Colégio convidou o colega Filipe Mineiro, que é colaborador da empresa WÄRTSILÄ, fabricante de grupos e tecnologias que equipam navios e centrais térmicas de produção.

Com esta iniciativa, o Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica pretendeu informar todos os seus Membros sobre o estado da arte desta tecnologia e assim contribuir para Atos de Engenharia tecnicamente mais suportados.

]]>
Tarde de Engenharia - Energias Renováveis e Hibridização de Centrais de Produção2023-05-26
Dia Regional Sul do Engenheiro celebrado no Distrito de Santarémhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/dia-regional-sul-do-engenheiro-celebrado-no-distrito-de-santarem/A Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE) promoveu o seu Dia Regional do Engenheiro (DRE), nos dias 20 e 21 de maio, no distrito de Santarém.

As comemorações do primeiro dia começaram com as visitas às Grutas de Mira D’Aire, ao ArtSpace João Carvalho e ao Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio.

Trajado a rigor, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Espinheiro surpreendeu os convidados com uma coreografia especial, que antecedeu a Sessão Solene, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena.


João Paulo Carvalho, Delegado Distrital de Santarém, abriu a Sessão, seguindo-se António Carias de Sousa, Presidente da Região Sul e depois Nuno Silva, Vereador da Câmara Municipal de Alcanena.
Começando por dar conta dos projetos em curso, o Presidente da Região Sul salientou a importância do trabalho conjunto e igualitário, para melhor servir todos os membros da Ordem, não obstante a Região a que pertençam. 


Em reconhecimento do mérito, nesta cerimónia em que se entregam os diplomas dos Membros Sénior e dos Membros 25 Anos, bem como os prémios PIJE – Prémio Inovação Jovem Engenheiro, subiu ao palco o Eng. Alexandre Martins, para receber o segundo lugar, seguido da Eng. Madalena Cilínio, vencedora desta edição, que apresentou o seu trabalho.

Este ano, a homenagem coube à Eng.ª Rita Bento, primeira mulher portuguesa Catedrática em Estruturas.

Após a Sessão Solene, seguiu-se um cocktail na Quinta das Vendas, onde decorreu o jantar de convívio deste dia, marcado pela boa disposição dos convidados, membros, premiados e amigos.

No segundo dia, alguns dos membros participaram nas célebres atividades desportivas – Karting e Golf - outros visitaram o Museu de Aguarela Roque Gameiro e um atelier de tecelagem das famosas Mantas de Minde, terminando com um almoço, na presença do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena.

Mais de duzentas pessoas, designadamente o Bastonário Fernando de Almeida Santos, os Presidentes das várias Regiões da OE, membros eleitos, entre outras entidades ilustres da Engenharia, marcaram presença neste evento, que contou com o apoio à realização da Câmara Municipal de Alcanena e com o patrocínio de grandes stakeholders do setor como – Casais, CME, Couro Azul, HCI, SETH, Pretensa, Tecnorém, Teixeira Duarte e Transfor Construção.













]]>
Dia Regional Sul do Engenheiro celebrado no Distrito de Santarém2023-05-26
Região Sul entrega Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2022https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/regiao-sul-entrega-premio-inovacao-jovem-engenheiro-2022/Decorreu no dia 20 de maio, a Cerimónia de Entrega do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2022, no cineteatro São Pedro, em Alcanena, integrada nas celebrações do Dia Regional do Engenheiro 2023.

Promovida pelo Conselho Diretivo da Região Sul, esta foi a 32ª edição de uma iniciativa de âmbito nacional, que visa incentivar e dinamizar a capacidade inovadora dos Jovens Engenheiros, premiando anualmente trabalhos diferenciadores nos diversos ramos da engenharia.

António Aguiar da Costa foi o presidente do júri desta edição, coadjuvado nas suas funções pelos Engenheiros Cláudia Antunes e Paulo Alves, aos quais agradeceu no seu discurso introdutório a ajuda e apoio prestados na escolha dos premiados, além de enaltecer esta iniciativa, no simbolismo, impacto e projeção que tem no futuro e carreira dos jovens Engenheiros.

De acordo com o Regulamento, o PIJE2022 contemplou a atribuição de três prémios pecuniários, no valor de 10 000 €, 5 000 € e 2 500 €, alusivos ao 1.º, 2.º e 3.º prémio, respetivamente.

Nesta edição foram distinguidos três trabalhos e a vencedora do primeiro prémio teve a oportunidade de fazer a apresentação do trabalho galardoado.


Trabalhos premiados

1.º Prémio, no valor de 10 000 euros
Madalena Ramos Cilínio, do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, com o trabalho: "Deteção e Diagnóstico de Falhas em Redes Móveis a partir da Clusterização Supervisionada de Valores SHAP".

2.º Prémio, no valor de 5 000 euros
Alexandre Daniel Batista Martins, do Colégio de Engenharia Mecânica, com o trabalho: "Monotorização de Sensores para Apoio à Manutenção Preditiva Suportado em Ferramentas de Inteligência Artificial".
 
3.º Prémio, no valor de 2 500 euros
Luis Manuel Nobre de Brito Elvas, do Colégio de Engenharia Informática, com o trabalho: "Identificação de Quantificação de Cálcio com base em Ecocardiografia".



Consulte os resumos dos trabalhos premiados aqui

]]>
Região Sul entrega Prémio Inovação Jovem Engenheiro 20222023-05-24