Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptFormações Academia ADENE com descontos para membros da Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/formacoes-academia-adene-com-descontos-para-membros-da-ordem-dos-engenheiros-2/

A Academia ADENE encontra-se a promover, com o apoio institucional da Ordem dos Engenheiros (OE), novos cursos para os meses de março e abril, disponibilizando 5% de desconto a todos os membros da OE, em todos os cursos do seu portefólio. 

Fatores Ambientais, Sociais e da Governança (ESG) e Economia Circular nas Organizações »»»

Reabilitação Energética em Edifícios Residenciais »»»
]]>
Formações Academia ADENE com descontos para membros da Ordem dos Engenheiros2024-02-21
OE participa na Conferência “Mercado Ibérico da Energia – Desafios do Setor para a descarbonização na Península Ibérica”https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/oe-participa-na-conferencia-mercado-iberico-da-energia-desafios-do-setor-para-a-descarbonizacao-na-peninsula-iberica/


Durante o dia de hoje, 21 de fevereiro, realizou-se a Conferência "Mercado Ibérico da Energia – Desafios do Setor para a descarbonização na Península Ibérica”, em Madrid, coorganizada pela Ordem dos Engenheiros e pelo Consejo General de Colegios Oficiales de Ingenieros Industriales (CGCOII) de Espanha. 

A Conferência contou com a participação do Bastonário, Fernando de Almeida Santos, que presidiu a Sessão de Abertura, do Presidente do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, Manuel Matos Fernandes, no painel 1.º Painel com o tema "Energia Elétrica – Distribuição e Retribuição” e da Catarina Pinto Marques, membro do Conselho de Admissão e Qualificação, no 2.º Painel dedicado aos desafios do autoconsumo da Energia na Península Ibérica. 

A presente Conferência surge no âmbito das iniciativas acordadas na Cimeira Bilateral realizada entre a Ordem dos Engenheiros e o Consejo General de Colegios Oficiales de Ingenieros Industriales (CGCOII), em maio de 2023.
]]>
OE participa na Conferência “Mercado Ibérico da Energia – Desafios do Setor para a descarbonização na Península Ibérica”2024-02-21
OE participa em Congresso de Engenharia Civil de Espanha https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/oe-participa-em-congresso-de-engenharia-civil-de-espanha/

A Ordem dos Engenheiros marcou presença nos dias de ontem e de hoje, 19 e 20 de fevereiro, no Congresso de Engenharia Civil de Espanha em Madrid, a convite do Colegio de Ingenieros de Caminos Canales y Puertos (CICCP). 

A comitiva da Ordem dos Engenheiros foi encabeçada pelo Bastonário, Fernando de Almeida Santos, acompanhado pelo Presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, Bento Aires, pelo Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil, Humberto Varum e pelo membro do Conselho de Admissão e Qualificação, Luís Guerreiro. 

Esta iniciativa é fruto das boas relações existentes entre as associações, assim como do Protocolo de Cooperação com a CICCP. 

]]>
OE participa em Congresso de Engenharia Civil de Espanha 2024-02-20
Conselho Diretivo da Região Sul assinala o 1º aniversário do mandatohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/conselho-diretivo-da-regiao-sul-assinala-o-1-aniversario-do-mandato/António Carias de Sousa, Presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Sul assinala o 1º aniversário do mandato com uma mensagem dirigida aos membros, na qual resumiu as atividades desenvolvidas ao longo deste ano, pautado pelo compromisso em servir melhor os Engenheiros, em prol da valorização da Engenharia.



]]>
Conselho Diretivo da Região Sul assinala o 1º aniversário do mandato2024-02-17
A Ordem dos Engenheiros - Região Sul (OERS) adquire instalações para a futura sede da Delegação Distrital de Setúbalhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/a-ordem-dos-engenheiros-regiao-sul-oers-adquire-instalacoes-para-a-futura-sede-da-delegacao-distrital-de-setubal/




A Ordem dos Engenheiros - Região Sul (OERS) adquire instalações para a futura sede da Delegação Distrital de Setúbal.

Foi assinada, no dia 2 de fevereiro, a escritura de compra das instalações para a futura sede da Delegação Distrital de Setúbal, no nº 19 da Av. Combatentes da Grande Guerra em Setúbal.

Esta aquisição vai permitir o reforço da Região Sul, naquela que será a maior delegação da Ordem dos Engenheiros, apostando numa estratégia de proximidade aos cerca de 4 000 membros que o distrito tem.

O distrito de Setúbal tem uma população superior a 850.000 habitantes e engloba 13 Concelhos: Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Palmela, Santiago de Cacém, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sines onde a OERS já possui um Pólo.

Neste distrito estão também implementadas várias Academias que lecionam cursos de engenharia, como a NOVA School of Science and Technology, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e a Escola Naval.

Este espaço será agora alvo de obras de adaptação para permitir um local de atendimento e uma área polivalente para receber ações de formação, seminários, palestras e outras iniciativas.

Prevê-se  que a abertura ocorra até ao final do presente semestre.



]]>
A Ordem dos Engenheiros - Região Sul (OERS) adquire instalações para a futura sede da Delegação Distrital de Setúbal2024-02-15
Comunicado da Comissão Eleitoral Nacional | Eleições Extraordinárias | Órgão de Supervisãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/comunicado-da-comissao-eleitoral-nacional-eleicoes-extraordinarias-orgao-de-supervisao/

A Comissão Eleitoral Nacional da Ordem dos Engenheiros emitiu hoje, dia 14 de fevereiro de 2024, um comunicado, no qual se encontra reunido um conjunto de esclarecimentos referentes à apresentação de candidaturas às eleições para o Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros, no seguimento do edital previamente divulgado, que dava conta da marcação do dia 24 de abril para a realização deste ato eleitoral extraordinário.

  • Comunicado N.º 1 da Comissão Eleitoral Nacional »»»
  • Anexo A - Normas Regulamentares Transitórias »»»
  • Anexo B - Termo de Aceitação da Candidatura - Membro »»»
  • Anexo C - Termo de Aceitação da Candidatura - Não Membro »»»
  • Modelo de Apresentação das Listas Candidatas »»»

]]>
Comunicado da Comissão Eleitoral Nacional | Eleições Extraordinárias | Órgão de Supervisão2024-02-14
Sessão Debate Sobre o Mercado Voluntário de Carbonohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/sessao-debate-sobre-o-mercado-voluntario-de-carbono/Tendo sido publicado o Decreto-Lei 4/2024, de 5 de Janeiro, que institui o mercado voluntário de carbono e estabelece as regras para o seu funcionamento, a Região Centro da Ordem dos Engenheiros considera premente a apresentação deste diploma e a promoção do mercado por ele criado, levando a efeito uma iniciativa de contribuição efetiva na sua divulgação e implementação.

Assim, o Conselho Diretivo da Região Centro promove no dia 22 de fevereiro, a partir das 15h00, no Auditório da Sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, uma sessão debate sobre esta temática, na qual se abordará a redução das emissões de carbono e o mecanismo económico do mercado.

PROGRAMA

15h00 | Receção

15h15 | Sessão de Abertura - Isabel Lança, Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros

15h30 | Prof. Doutora Maria de Fátima Alves, Diretora do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro

16h15 | Representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

17h00 | Debate

18H00 | Sessão de Encerramento

A entrada é livre mas carece de inscrição através do SiGOE ou em alternativa para o email solange@centro.oep.pt.
]]>
Sessão Debate Sobre o Mercado Voluntário de Carbono2024-02-14
OERS apoia Bolsa de Excelência da Universidade do Algarve 2023/2024https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/oers-apoia-bolsa-de-excelencia-da-universidade-do-algarve-2023-2024/

Com vista a premiar os seus melhores alunos, a Universidade do Algarve atribui anualmente a "Bolsa de Excelência", que este ano teve o apoio da Ordem dos Engenheiros Região Sul.
 
A entrega das bolsas aconteceu dia 8 de fevereiro, no Campus de Gambelas, Faro, reunindo estudantes, docentes e alguns representantes das 59 empresas que patrocinaram esta edição.
Em representação do Conselho Diretivo da OERS, Elisa da Silva e António Mortal, da Delegação Distrital de Faro, entregaram a Bolsa ao vencedor - Rodrigo Dias Metelo, aluno da Licenciatura em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia (ISE, UAlg).
Além do premiado, mais 3 alunos de Licenciaturas de Engenharia do ISE estiveram entre os premiados, nomeadamente de Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia de Sistema e Tecnologias de Informação.
Com início no ano letivo 2012/13, a Bolsa de Excelência da Universidade do Algarve já premiou mais de 600 estudantes, totalizando um apoio de mais de 550 mil euros.

 

]]>
OERS apoia Bolsa de Excelência da Universidade do Algarve 2023/20242024-02-14
Serviços da Região Madeira encerrados por motivos de tolerância de pontohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/servicos-da-regiao-madeira-encerrados-por-motivos-de-tolerancia-de-ponto-3/






Os serviços da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros estarão encerrados amanhã, dia 13, durante todo o dia e quarta-feira até às 14h00 por motivos de tolerância de ponto.
]]>
Serviços da Região Madeira encerrados por motivos de tolerância de ponto2024-02-12
Serviços da Região Açores encerrados encerrados dia 13 de fevereirohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/entrevistas/servicos-da-regiao-acores-encerrados-encerrados-dia-13-de-fevereiro/Os serviços da  da Ordem dos Engenheiros Região Açores estarão encerrados amanhã, dia 13, durante todo o dia por motivos de tolerância de ponto. ]]>Serviços da Região Açores encerrados encerrados dia 13 de fevereiro2024-02-12Conferência Internacional sobre Avaliação de Prédios Rústicos https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/conferencia-internacional-sobre-avaliacao-de-predios-rusticos/



Ao abrigo do Protocolo com a ASAVAL – Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal, a Ordem dos Engenheiros – Região Sul divulga a Conferência Internacional sobre Avaliação de Prédios Rústicos, no próximo dia 22 de março de 2024, no Museu do Oriente, entre as 9h00 e as 18h00.

Consulte mais informações e inscrições aqui

]]>
Conferência Internacional sobre Avaliação de Prédios Rústicos 2024-02-12
Empreitadas de Obras Públicas – da contratação à execução do contrato | 2ª ediçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/empreitadas-de-obras-publicas-da-contratacao-a-execucao-do-contrato-2-edicao/

A 2ª edição do Seminário "Empreitadas de Obras Públicas – da contratação à execução do contrato” decorreu dia 9 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Faro "António Ramos Rosa”.

Conduzido por David Coelho e Carla Papa, advogados da sociedade PRA - Raposo, Sá Miranda & Associados, e moderado por Silvério Guerreiro, Delegado Distrital da OE, este seminário contou com a participação de mais de setenta membros, entre os quais representantes de diversas entidades públicas e privadas, projetistas, donos de obra, fiscalização e empreiteiros. 
A reforçar os laços entre a Ordem dos Engenheiros e a Academia, alguns alunos de Engenharia Civil da Universidade do Algarve assistiram também a esta sessão, acompanhados pelo Professor Cláudio Semião.
Os casos práticos e exemplos de recomendações do Tribunal de Contas estimularam a intervenção dos presentes, que manifestaram interesse na realização de uma terceira edição do Seminário.
A Delegação Distrital de Faro agradece à PRA - Raposo, Sá Miranda & Associados, à Câmara Municipal de Faro e a todos os participantes.

 

]]>
Empreitadas de Obras Públicas – da contratação à execução do contrato | 2ª edição2024-02-12
Tarde de Engenharia: Exploração de Instalações Elétricas - Portal SIMplificahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/tarde-de-engenharia-exploracao-de-instalacoes-eletricas-portal-simplifica/A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2024, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Exploração de Instalações Elétricas - Portal SIMplifica.

A iniciativa decorreu no dia 8 de fevereiro no auditório da sede regional e despertou o interesse de muitos colegas que esgotaram as inscrições disponíveis.


























Instalações elétricas que apresentem complexidade ou risco, devem ser acompanhadas por um técnico responsável pela sua exploração, que tem como obrigação submeter os relatórios de exploração de instalações elétricas de serviço particular à Direção de Serviços de Energia.

A submissão de relatórios está agora disponível através do Portal de Serviços SIMplifica.

Com esta iniciativa, o Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica pretendeu alertar os Membros das funcionalidades, atuais e futuras, da Direção de Serviços de Energia no Portal SIMplifica.

A apresentação esteve a cargo dos Engenheiros Renato Faria, Diretor de Serviços e Fernando Silva, Chefe de Divisão de Energia, ambos da Direção de Serviços de Energia da Região Autónoma da Madeira.

Foi apresentada em detalhe a ferramenta agora disponível no Portal de Serviços SIMplifica. Os participantes foram informados da solução atual e, através das suas dúvidas e recomendações, contribuíram para a melhoria contínua do sistema.

Os dois Engenheiros da Direção de Serviços de Energia tomaram nota das recomendações dos Membros do Colégio e, no dia seguinte à iniciativa, implementaram as alterações e melhorias que resultaram da discussão.

O Conselho Regional do Colégio agradece toda a colaboração da Direção de Serviços de Energia e reafirma o seu compromisso de continuar a colaborar com aquela Direção, em benefício de todos os seus Membros e da comunidade eletrotécnica.
]]>
Tarde de Engenharia: Exploração de Instalações Elétricas - Portal SIMplifica2024-02-12
Comissões Instaladoras dos novos Colégios da Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/comissoes-instaladoras-dos-novos-colegios-da-ordem-dos-engenheiros/

Teve ontem lugar, na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, a tomada de posse dos elementos que compõem as Comissões Instaladoras dos cinco novos Colégios que irão integrar a composição matricial de especialidades de Engenharia estruturadas nesta Ordem profissional, numa cerimónia presidida pelo Bastonário Fernando de Almeida Santos.
Deste modo, a juntar aos doze Colégios de especialidade já existentes, irão ficar ainda representadas as especialidades de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, Engenharia Alimentar, Engenharia Biomédica, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia de Segurança e da Qualidade. 


Membros da Ordem empossados

Engenharia Aeronáutica e Espacial
José Manuel Mota Lourenço da Saúde, António Pedro da Cruz Cabral Barbosa, Fernando José Parracho Lau, Inocêncio Pavese de Almeida Araújo, João Paulo Trincheiras Torres, José Manuel Freitas Santiago

Engenharia Alimentar
Margarida Gomes Moldão Martins, Helena Maria Cordeiro de Sousa Mira, Nuno Miguel Ferreira Soares

Engenharia Biomédica
Ana Maria da Cruz Freire, Abel Filipe Santiago Nicolau, Tiago Filipe Sousa Gonçalves, Alexandra Paulina Quintela Antas Freitas Leite, Carlos Alberto da Costa Bastos, Hugo Humberto Plácido da Silva

Engenharia e Gestão Industrial
António José Coelho dos Santos, António João Pina da Costa Feliciano Abreu, Hugo Miguel Alfenim de Almeida Rolim, Jorge Manuel Moura Portugal da Rocha, José António da Silva Barradas, Leonel Jorge Ribeiro Nunes, Susana de Sousa Oliveira Faria Rocha Evangelista 

Engenharia de Segurança e da Qualidade
Ricardo Jorge Garcez Marques da Cunha Reis, António Victor Carreira de Oliveira, Maria Alexandra de Castro Fernandes Alves

]]>
Comissões Instaladoras dos novos Colégios da Ordem dos Engenheiros2024-02-09
Rotas do Talento levam Ordem dos Engenheiros ao Metropolitano de Lisboahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/rotas-do-talento-levam-ordem-dos-engenheiros-ao-metropolitano-de-lisboa/

As "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento” decorreram hoje, 8 de fevereiro, na linha circular do Metropolitano de Lisboa.

A visita contou com uma comitiva da Ordem dos Engenheiros, liderada pelo Bastonário, Fernando de Almeida Santos, bem como com o Presidente do Metropolitano de Lisboa.

Depois da apresentação do empreendimento da linha Circular, a comitiva deslocou-se até à futura estação Estrela, onde foi possível a visualização dos túneis em direção ao Rato e a Santos. A visita aos trabalhos continuou pela futura estação Santos e finalizou com um percurso a pé até ao estaleiro do Aterro da Boavista.

A sociedade Metropolitano de Lisboa foi constituída a 26 de janeiro de 1948 e tinha como objetivo o estudo técnico e económico, em regime de exclusividade, de um sistema de transportes coletivos fundado no aproveitamento do subsolo da cidade.

O projeto da linha circular prevê o prolongamento da linha do Metro em 1.900 metros. A obra prevista irá ligar o Rato ao Cais do Sodré através de uma nova linha Verde, criando duas novas estações: Estrela e Santos. 



"Não existe um plano metropolitano de transportes para Lisboa. O nosso investimento no Metro está muito ligado aos ciclos económicos e não há o planeamento de investimentos que gostaríamos de ter, o que dificulta a retenção de pessoas qualificadas.
Temos uma média de idade de 49 anos nos nossos quadros e temos imensa dificuldade para conseguir contratar em algumas especialidades de engenharia."

Palavras de Vítor Domingues dos Santos, Presidente do Metropolitano de Lisboa, durante uma reunião com o Bastonário e a comitiva que o acompanha hoje nas Rotas do Bastonário no Metropolitano de Lisboa.
]]>
Rotas do Talento levam Ordem dos Engenheiros ao Metropolitano de Lisboa2024-02-08