Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptPalestra IS2E - Universidade dos Açoreshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/palestra-is2e-universidade-dos-acores/
O auditório da Ordem dos Engenheiros Região Açores acolhe amanhã dia 3 de outubro, às 18h30 o evento: "Conversas em Sistemas Inteligentes, Engenharia e Sociedade".
Este evento inicia-se com a apresentação do novo núcleo de investigação Laboratório de Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia (IS2E) da Universidade dos Açores, seguindo-se a palestra apresentada pelo Professor Rosaldo Rossetti, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e membro do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência dos Computadores (LIACC).

]]>
Palestra IS2E - Universidade dos Açores2023-10-02
Carreira dos engenheiros da administração pública discutida pela Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/carreira-dos-engenheiros-da-administracao-publica-discutida-pela-ordem-dos-engenheiros/

As principais dificuldades e os maiores desafios que se colocam aos engenheiros que desenvolvem a sua atividade nas autarquias e noutros organismos da Administração Pública foram identificados durante o I Encontro Nacional de Engenheiros Municipais e da Carreira Pública que a Ordem dos Engenheiros (OE) organizou, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, no dia 22 de setembro, e no qual esteve presente o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Carreira diferenciada para os engenheiros na função pública, atualização das tabelas salariais, agilização dos concursos de contratação de profissionais, formação, simplificação dos regulamentos e legislação envolvidos no licenciamento foram alguns dos pontos avançados pelos oradores, maioritariamente convergentes nas posições e experiências partilhadas. 
 
"Neste momento há poucos argumentos para reter os técnicos mais qualificados na administração pública”. O tom do debate que se seguiria foi dado por Fernando Almeida Santos, Bastonário da OE.
"Há cerca de 1000 engenheiros que, só este ano, abandonaram a carreira pública, as câmaras. E o principal motivo está relacionado com o salário. Não há carreira individualizada para estes profissionais”, prosseguiu, tendo concluído ser notório o défice cada vez mais elevado de "capacidades técnicas nas instituições públicas” em resultado do êxodo destes técnicos.

Filipa Roseta, Arquiteta e Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa com a pasta da Habitação e das Obras Municipais, reconheceu o "trabalho notável” que os engenheiros da Câmara têm feito na cidade, apesar de todas as dificuldades, e o seu enorme "espírito de missão”. Deixou dois apelos: "expurgar os regulamentos municipais”, deixando as regras fundamentais ligadas ao ambiente, património e segurança de pessoas e bens, e eliminar "as que são completamente inúteis”; e providenciar formação para todos os engenheiros municipais sobre BIM (Building Information Modeling)”.

"Estamos a viver uns tempos de mudança, mas ainda não nos adaptámos na carreira pública: passámos do excesso de mão de obra para escassez”, e para atrair os jovens será necessário, de acordo com Ribau Esteves, Vice-presidente da Associação Nacional de Municípios e Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, "alterar a forma de gestão, porque as novas gerações têm uma relação diferente com o trabalho”.

Também Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, relevou o papel desempenhado pelos engenheiros nas autarquias, sendo que em Lisboa "têm o privilégio de fazer cidade todos os dias, e muitas vezes não são reconhecidos”.

A sessão contou, ainda, com autarcas de Faro, Mafra, representantes de outras câmaras e organismos públicos, com o Presidente da CCDR Norte, engenheiros municipais e os Presidentes das Regiões da Ordem dos Engenheiros, que manifestaram ainda preocupação quanto aos problemas e à litigância que esperam vir a resultar do Programa Mais Habitação e da iniciativa Licenciamento Zero. 

No final dos trabalhos, as recomendações da Ordem dos Engenheiros foram dadas a conhecer pela voz de Isabel Lança, Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da OE.

Consulte aqui as recomendações da Ordem dos Engenheiros »»»

> Fotogaleria »»»

> Vídeo  »»»
]]>
Carreira dos engenheiros da administração pública discutida pela Ordem dos Engenheiros2023-09-29
Clube de Bridge dos Engenheiros de volta ao circuito na Sede da OEhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/clube-de-bridge-dos-engenheiros-de-volta-ao-circuito-na-sede-da-oe/É com imenso gosto que o Clube de Bridge dos Engenheiros retoma o seu Circuito na sede da Ordem dos Engenheiros - Região Sul, com a sessão inaugural marcada para o próximo dia 2 de outubro, pelas 18h00.
 

Datas e Horário dos Torneios:

O circuito decorrerá com torneios mensais, na primeira 2ª feira de cada mês, exceto quando esta coincida com uma data festiva (em janeiro de 2024, será no dia 8).
 
Os torneios serão dirigidos pelo árbitro António Eanes.
 
Chama-se a atenção para o novo horário: a pedido de muitos praticantes, as sessões terão início às 20h30.


O Clube de Bridge dos Engenheiros, com o apoio da Ordem dos Engenheiros - Região Sul, beneficia da parceria de longa data com o Bridge4Fun, complementando a organização do torneio semanal online que continuará a decorrer às 4ª feiras, na plataforma Real Bridge.
 

Classificação

A prova será limitada a 16 mesas, com prémios para os 3 primeiros classificados em cada sessão e prémios individuais acumulados, por época, entre os quais se destaca o troféu "Soares de Oliveira” para o jogador melhor classificado de cada categoria, oferecido pela  Ordem dos Engenheiros - Região Sul.
 
Inscrições

As inscrições podem ser efetuadas online na página do Quinto Naipe (www.quintonaipe.com), onde também serão publicados o regulamento geral do circuito e todas as informações sobre resultados dos torneios e classificações acumuladas.
 
A inscrição para cada torneio tem um custo de 8 euros, sendo de 7 euros para os membros da Ordem dos Engenheiros. Os jogadores inscritos no Clube de Bridge dos Engenheiros ou no B4F beneficiarão ainda de um desconto de 1 euro.
 
Celebramos o regresso de uma prova com grandes tradições no Bridge lisboeta e contamos com a vossa participação.
 

A Direção do CBE
 
]]>
Clube de Bridge dos Engenheiros de volta ao circuito na Sede da OE2023-09-29
Delegação Distrital de Faro promoveu Caminhada no Ludo - Parque Natural da Ria Formosahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/delegacao-distrital-de-faro-promoveu-caminhada-no-ludo-parque-natural-da-ria-formosa/

A Delegação Distrital de Faro realizou, no dia 23 de setembro, uma caminhada pelo Ludo, no Parque Natural da Ria Formosa. 

Este evento, designado por "Engenheiros no Canyon”, contou com a participação de 26 colegas.
 
No final, todos puderam descansar e recuperar durante o almoço convívio.


]]>
Delegação Distrital de Faro promoveu Caminhada no Ludo - Parque Natural da Ria Formosa2023-09-29
Encerramento da Delegação Distrital de Santarém dia de 2 a 6 de outubrohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/encerramento-da-delegacao-distrital-de-santarem-dia-de-2-a-6-de-outubro/Informamos que a Delegação Distrital de Santarém estará encerrada de 2 a 6 de outubro, reabrindo dia 9 de outubro, no horário habitual.

Para qualquer assunto neste dia, agradecemos que contacte os Serviços da Sede da Região Sul, em Lisboa:

Tel.: 213 132 633
Email: secretaria@sul.oep.pt

]]>
Encerramento da Delegação Distrital de Santarém dia de 2 a 6 de outubro2023-09-29
Delegação Distrital de Santarém promoveu uma visita pelo Rio Tejohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/delegacao-distrital-de-santarem-promoveu-uma-visita-pelo-rio-tejo/


A Delegação Distrital de Santarém promoveu, no dia 9 de setembro, uma visita ao potencial turístico do Rio Tejo, que contou com a presença de 60 membros. 

O ponto de encontro e embarque decorreu no Cais de Vila Franca de Xira.

Durante esta viagem de barcos com história, pelas "Rotas dos Avieiros” e "Povos Ribeirinhos", os membros desfrutaram de paisagens únicas, terrenos ricos, flora e fauna diversificada, e foi também possível observar as Lezírias do Ribatejo, as Aldeias Avieiras e a ligação dos aglomerados urbanos ao rio.

O encontro entre colegas  terminou com um almoço no Centro de Artes do Rio.

A Delegação Distrital de Santarém agradece a colaboração das Câmaras Municipais de Vila Franca de Xira e da Azambuja, das tripulações dos Barcos Varino Liberdade e do Barco Varino Vala Real, que permitiram a realização desta iniciativa.

]]>
Delegação Distrital de Santarém promoveu uma visita pelo Rio Tejo2023-09-29
Conferência Internacional com o tema “Natureza, Energia e Clima”, organizada pela Ordem dos Engenheiros em conjunto com a associação da Islândia VFÍhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/conferencia-internacional-com-o-tema-natureza-energia-e-clima-organizada-pela-ordem-dos-engenheiros-em-conjunto-com-a-associacao-da-islandia-vfi/



Decorreu esta manhã, no auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, a Conferência Internacional com o tema "Natureza, Energia e Clima”, organizada pela Ordem dos Engenheiros em conjunto com a associação da Islândia VFÍ (Association of Chartered Engineers in Iceland), que esteve representada por uma delegação composta por cerca de 70 Engenheiros islandeses. 

Na sessão de abertura, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, salientou a importância da organização deste tipo de iniciativas conjuntas em prol da promoção da partilha de informação no âmbito da engenharia, tendo sido assinado um protocolo de cooperação entre as duas associações. 

A Conferência contou com a participação de um conjunto de oradores da Islândia e de Portugal que analisaram temas relacionados com o clima, natureza, energias renováveis, eficiência energética, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e de coesão social e territorial. Neste âmbito, foram também apresentados casos de estudo e projetos relevantes nos dois países nesta matéria. 

A Conferência contou com os seguintes oradores:

Moderação: António Gonçalves da Silva, Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica
Ingvar Baldursson e Kolbrún Reinholdsdóttir, EFLA Engineering, que abordaram o tema "Quão distante está a Islândia de se tornar uma sociedade livre de combustíveis fósseis?”
Nuno Moreira, Coordenador da Comissão de Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros, que analisou o tema "Energia e gases renováveis em Portugal”
Helgi Jóhannesson, Landsvirkjun power, que apresentou o "Projeto Hidroelétrico Hvammur”
Paulo Lourenço, Chefe da Divisão de Políticas de Mitigação da Agência Portuguesa do Ambiente, que apresentou a "Estratégia Portuguesa de Mitigação de Carbono”
Svana Helen Björnsdóttir, Presidente do VFÍ, que conduziu o tema "As várias facetas do risco - Projeto Proposto de Conversão de Resíduos em Energia na Islândia”


Durante a visita da delegação islandesa a Portugal, foram ainda realizadas visitas técnicas às Infraestruturas de Portugal (IP) e ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que contribuíram para proporcionar um contacto mais próximo com estas entidades, além de ser possível verificar a sua dinâmica, organização e obter mais informação sobre os respetivos projetos de destaque relacionados com a área de Engenharia em Portugal. 

]]>
Conferência Internacional com o tema “Natureza, Energia e Clima”, organizada pela Ordem dos Engenheiros em conjunto com a associação da Islândia VFÍ2023-09-28
Jornadas Transfronteiriças Espanha-Portugalhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/jornadas-transfronteiricas-espanha-portugal/O Colegio de Caminos, Canales y Puertos, em colaboração com a Demarcação da Estremadura e a Região Centro da Ordem dos Engenheiros, organizam as Jornadas Transfronteiriças Espanha-Portugal, que irão decorrer nos dias 26 e 27 de outubro de 2023, no Salão Nobre do Edificio da Caja Almendralejo, em Badajoz.

As Jornadas abrangem duas áreas estruturantes:
  • 26 de outubro  - O Ciclo Integral da Água e as Alterações Climáticas;
  • 27 de outubro - A Logística e Ligações Ferroviárias
Estas Jornadas constituem uma ótima oportunidade de networking com as Entidades Públicas e/ou Privadas.

Poderá efetuar a sua inscrição aqui.

Programa das Jornadas Transfronteiriças Espanha-Portugal - Descarregar]]>
Jornadas Transfronteiriças Espanha-Portugal2023-09-27
Encontro com as Associações do Mediterrâneo | Roma, 26 e 27 de setembro https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/encontro-com-as-associacoes-do-mediterraneo-roma-26-e-27-de-setembro/

Decorreu ontem, em Itália (Roma), a Assembleia Geral da EAMC (Engineering Associations of the Mediterranean Countries), tendo a Ordem dos Engenheiros marcado a sua presença nesta Assembleia, representada pelo seu Bastonário, Fernando de Almeida Santos.

A EAMC, é uma Associação sem fins lucrativos, que representa os engenheiros membros das Associações, Sociedades, Colégios, Conselhos, Associações Profissionais e outras organizações profissionais similares da região do Mediterrâneo, que integram e representam os engenheiros em cada país, de acordo com os estatutos de cada associação nacional.

Aproveitando a ocasião, sinergias e a presença dos países neste local, foi também organizada uma reunião de trabalho que contou com a participação de quatro associações de engenheiros da região do Mediterrâneo, mais concretamente, França, Espanha, Itália e Portugal, sendo elas: o IESF (Ingénieurs et Scientifiques de France), o CICCP (Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos), o CNI (Consiglio Nazionale degli Ingegneri) e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP). 

Este encontro teve como tema "Bases académicas para a Profissão de Engenheiro” e teve como principal objetivo a partilha de experiências e conhecimentos relativamente às bases académicas necessárias para a prática da profissão de engenharia. Com este encontro pretendeu-se também fomentar a cooperação e a partilha de ideias entre os participantes, com vista à identificação de oportunidades de cooperação. 

A Ordem dos Engenheiros participou ainda no Congresso Nazionale Ordini degli Ingegneri D’Italia, promovido pelo CNI, em Catânia. A Ordem dos Engenheiros esteve representada pelo Bastonário, Fernando de Almeida Santos, enquanto convidado de honra, em virtude de Portugal ser o único país com quem Itália possui um convénio de reciprocidade, que visa incentivar a mobilidade de engenheiros entre os dois países. Na abertura deste Congresso, Fernando de Almeida Santos reforçou, na sua intervenção, o acordo bilateral com Itália, assim como a importância de Itália, Portugal e os países do Sul da Europa reunirem esforços ao nível do intercâmbio e promoção de boas práticas no exercício profissional de engenharia na Europa e no mundo.
]]>
Encontro com as Associações do Mediterrâneo | Roma, 26 e 27 de setembro 2023-09-27
Ordem dos Engenheiros é parceiro institucional do Workshop “Análise do ciclo de vida e Soluções sustentáveis no melhoramento de terrenoshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-e-parceiro-institucional-do-workshop-analise-do-ciclo-de-vida-e-solucoes-sustentaveis-no-melhoramento-de-terrenos/


A  Ordem dos Engenheiros associa-se, como apoiante institucional, ao Workshop "Análise do ciclo de vida e Soluções sustentáveis no melhoramento de terrenos", realizado pela Comissão Portuguesa de Melhoramento de Terrenos (CPMT), terá lugar no Auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, no dia 10 de novembro de 2023.

Os membros da Ordem contam com um preço especial para a inscrição neste evento.

Saiba mais aqui
]]>
Ordem dos Engenheiros é parceiro institucional do Workshop “Análise do ciclo de vida e Soluções sustentáveis no melhoramento de terrenos2023-09-26
Ordem dos Engenheiros participou na 2ª reunião presencial do projeto europeu E4Ehttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/entrevistas/ordem-dos-engenheiros-participou-na-2-reuniao-presencial-do-projeto-europeu-e4e/

      

Nos passados dias 21 e 22 de setembro, a Ordem dos Engenheiros (OE) participou na 2ª reunião presencial do projeto europeu E4E (Engineers for Europe) e na 1ª reunião do Skills Council, em Bruxelas. 

Este projeto conta com a participação de 13 parceiros, entre os quais a OE e a FEUP, por Portugal, cujo objetivo é criar um Skills Council, de modo a monitorizar e prever as competências profissionais dos engenheiros do futuro, criando uma ponte entre o setor da indústria, da formação contínua e da educação em engenharia.

Serão desenvolvidas formações nas áreas das competências digitais, competências verdes, empreendedorismo e competências para a vida. 

Como parceiro deste projeto, a OE tem um papel fundamental na implementação e desenvolvimento do mesmo, participando no desenvolvimento da estrutura e na definição da estratégia do Skills Council, no acompanhamento e na antevisão das competências a desenvolver pelos engenheiros do futuro, na avaliação de possíveis desafios e oportunidades da profissão de engenheiro, no desenvolvimento de formações transversais, específicas e inovadoras, como as microcredenciais e formação contínua adequada, às carências de cada engenheiro, com vista à sua valorização profissional.

Com a participação da OE neste projeto, pretende-se também implementar o observatório da OE, e reforçar a posição de Portugal na definição de políticas europeias relacionadas com a valorização da profissão de engenheiro.






]]>
Ordem dos Engenheiros participou na 2ª reunião presencial do projeto europeu E4E2023-09-26
Debate: Desafios no Ensino da Engenharia Informáticahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/debate-desafios-no-ensino-da-engenharia-informatica/O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros - Região Centro irá realizar, no próximo dia 27 de setembro, entre as 17h30 e as 19h00, sede da Região Centro, em Coimbra, um debate sobre os desafios atuais e futuros do ensino da Engenharia Informática, sendo uma temática do interesse de toda a comunidade escolar, não só do ensino superior mas também de outros níveis de ensino onde é lecionada a disciplina de Informática.
 
O debate contará com apresentações prévias de:
  • António Dias de Figueiredo, Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.
  • Cláudia Antunes, Professora do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico.
  • Tiago Cruz, Professor do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.
 
Este evento é de presença gratuita, mas carece de inscrição obrigatória através do SiGOE ou, em alternativa, através do preenchimento e submissão do formulário disponível em:
https://forms.gle/BrkcrqeBWMUSoCZJ8
 
A participação neste debate poderá ser efetuada também via Zoom, através da seguinte ligação:
https://us02web.zoom.us/j/83929509689?pwd=ajlGc1MxMW5xMUhXRS9LTlpQcWxldz09]]>
Debate: Desafios no Ensino da Engenharia Informática2023-09-26
Edifícios Inteligentes – O Futuro é Hoje!https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/edificios-inteligentes-o-futuro-e-hoje/Introdução:

A adoção de sistemas de gestão de energia inteligentes, que permitem um crescente controlo das cargas, o armazenamento e a produção, passarão a fazer parte das nossas casas e do nosso dia-a-dia, tornando-os cada vez mais parte da solução para uma transição energética consistente e eficaz. Por esse motivo, é fundamental garantir uma participação ativa de todos os atores do sistema elétrico, designadamente os consumidores que começam a ter um papel cada vez mais importante na gestão dinâmica das redes de energia elétrica.

É com este enquadramento que importa desenvolver qualificações e habilitações sobre esta temática! Hoje em dia, o desenvolvimento de edifícios deve responder às novas exigências de gestão cada vez mais eficiente e eficaz dos seus recursos, designadamente a energia.

Foi com este intuito que o Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, estabeleceu um protocolo com a ATEC, Academia de Formação que se dedica ao desenvolvimento de cursos de formação profissional para jovens e adultos e ao desenvolvimento de soluções de formação contínua para profissionais e empresas, para trazermos para o seio da Região Centro da Ordem dos Engenheiros o desenvolvimento de competências nesta temática.

O programa iniciou-se no passado dia 20 de setembro com um Workshop sobre edifícios inteligentes e irá ainda contemplar uma visita técnica e uma formação em domótica com Certificação Internacional KNX Partner.




Dia 21 de outubro de 2023 - Visita ao edifício dos serviços centrais da SONAE, em Matosinhos, certificado com a tecnologia KNX

Nota: O número de participantes na visita é limitada, sendo a mesma de inscrição obrigatória no SiGOE (até 18 de outubro), com um custo de 20€ (inclui almoço). O transporte até ao edifício a visitar não está incluído, devendo ser assegurado pelos participantes.

Hora da Visita: Horário a anunciar.




De 10 a 28 de outubro - Formação em domótica inicial – Certificação Internacional KNX Partner
(Últimos lugares disponíveis)

A certificação em domótica inicial permite obter conhecimentos sólidos para promover, projetar, construir, modificar e aumentar uma instalação elétrica de um edifício de qualquer dimensão, baseada em tecnologia KNX. O curso confere a Certificação Internacional KNX Partner, com a aprovação no exame final.

Formato do Curso: 
Formação híbrida (Componente digital síncrona e componente presencial)

  • Sessões digitais síncronas (19:30 -22:30): durante a semana
  • Sessões presenciais (09:00 -18:00): ao sábado

Duração: 40 horas

Calendarização:

  • 10 a 28 Outubro 2023 - Sessões digitais síncronas: 10, 12, 17, 19 e 25 outubro (sessão de 19/10 de 4 hrs.)
  • Sessões presenciais: 14, 21 e 28 outubro

Metodologia: Metodologia Ativa com a explicação dos conceitos teóricos e a sua aplicação prática em situações reais do quotidiano profissional

Local: Sede da Ordem dos Engenheiros da Região Centro - Coimbra

Preços de inscrição:

  • Membros: 400 €;
  • Não membros: 1200 €;
  • Membros estudantes: 350 €.
    Número máximo de inscrições: 10*

Pré-inscrições através do SiGOE até 29 de setembro de 2023, complementada com o envio de CV para solange@centro.oep.pt.


* Tratando-se de um curso com certificação internacional, a inscrição está limitada a 10 formandos. Será feita uma seleção dos pré-inscritos, com base no Curriculum Vitae, sendo dada prioridade aos membros inscritos na Região Centro.
** O participante deverá possuir computador para a realização da componente prática da certificação com os seguintes requisitos mínimos:

  • CPU: min. 2GHz
  • Memória: min. 4GB
  • Armazenamento: min. 20GB
  • Resolução: min. 1024 x 768
  • Sistema operativo: Windows 10 (x32/x64) versão profissional ou enterprise
  • Por questões de compatibilidade não é recomendado a utilização do Microsoft Surface Pro X

Oferta de licença KNX ETS Lite, no valor de 200€, que permite programar pequenos projetos até 20 dispositivos. Após a obtenção da Certificação Internacional, o upgrade da licença, para a versão integral, apresentará um desconto do valor referido anteriormente.

Notas relativas à inscrição:

  • Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição.
  • Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas, caso seja selecionado, deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
  • O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição. As inscrições só são efetivamente contabilizadas após o pagamento das mesmas. Os preços de inscrição de membro aplicam-se para as inscrições em nome individual. Às Inscrições com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas, é aplicado o preço de não membro.
]]>
Edifícios Inteligentes – O Futuro é Hoje!2023-09-26
OERS participa no I Encontro Nacional de Engenheiros Municipais e da Carreira Públicahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/oers-participa-no-i-encontro-nacional-de-engenheiros-municipais-e-da-carreira-publica/

António Carias de Sousa, Presidente da OERS, moderou a "MESA REDONDA | A Engenharia Municipal: Que responsabilidades?" no I Encontro Nacional de Engenheiros Municipais e da Carreira Pública, que decorreu nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, dia 29 de setembro.
 
Considerando os desafios que os Engenheiros Municipais e de outras entidades estatais enfrentam no trabalho, a Ordem dos Engenheiros promove a 1ª edição deste Encontro com vista a abordar as principais problemáticas inerentes à Carreira Técnica dos Engenheiros na Função Pública. 
 
António Carias de Sousa afirma que esta foi "uma oportunidade única de partilhar com os mais altos responsáveis municipais as dificuldades sentidas e os caminhos que tem de ser trilhados na valorização dos Engenheiros Municipais". 
]]>
OERS participa no I Encontro Nacional de Engenheiros Municipais e da Carreira Pública2023-09-22
Reunião bilateral entre a Ordem dos Engenheiros e a "Federación Mexicana de Colegios de Ingenieros Civiles A.C.” (FEMCIC)https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/reuniao-bilateral-entre-a-ordem-dos-engenheiros-e-a-federacion-mexicana-de-colegios-de-ingenieros-civiles-a-c-femcic/



A Ordem dos Engenheiros recebeu ontem, na Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, a Delegação Mexicana da "Federación Mexicana de Colegios de Ingenieros Civiles A.C.” (FEMCIC) para uma reunião bilateral, onde foram analisados diversos temas de cooperação e de sinergia na área da Engenharia, com o intuito de estabelecer um amplo quadro de colaboração e de partilha de conhecimentos e experiência entre as duas associações. 

Durante este encontro foi assinado um protocolo de cooperação, que visa incentivar a mobilidade profissional entre os dois países, promover programas conjuntos de formação contínua, reforçar a ética profissional e ativar a colaboração em termos de intercâmbio e divulgação de boas práticas no exercício profissional. 

A representar a Ordem dos Engenheiros, estiveram presentes o Bastonário, Fernando de Almeida Santos, o Vice-Presidente, Jorge Liça, assim como o Gabinete de Relações Internacionais.

A FEMCIC encontrou-se representado pelo Presidente, Carlos Ernesto Fierros Pacheco, o Vice-Presidente Adjunto, Martín Bernardo Hellig Durán, a Coordenadora do Comité da Mulher Engenheira, Maria Eugenia Rodríguez Monreal, o Auxiliar da Vice-presidência de Relações Exteriores, Moisés Jiménez, e ainda, Olivia Rubio que colabora no âmbito do Comité de Engenheiras da FEMCIC. 

Esta iniciativa insere-se no âmbito da estratégia internacional da Ordem dos Engenheiros, onde o México se assume como um dos países de língua espanhola de destaque ao nível das relações bilaterais. Salientamos que, em julho de 2023, foi assinado um acordo entre a Ordem dos Engenheiros e a UMAI (Unión Mexicana de Asociaciones de Ingenieros), na Cidade do México, que define o reconhecimento da profissão de acordo com um regime de reciprocidade entre ambos os países, a ser efetuado através das associações que integram a UMAI, entre as quais se encontra a FEMCIC.

]]>
Reunião bilateral entre a Ordem dos Engenheiros e a "Federación Mexicana de Colegios de Ingenieros Civiles A.C.” (FEMCIC)2023-09-22