Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptPresidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho recebe “ORP International Award”https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/presidente-da-escola-de-engenharia-da-universidade-do-minho-recebe-orp-international-award/
                                     Fonte: DR

Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, recebeu o "Prémio de Reconhecimento Especial” (ORP International Award), atribuído pela Fundação Internacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais, pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do bem-estar das pessoas em empresas e da afirmação da área da Ergonomia.

O Engenheiro Mecânico, Especialista em Engenharia de Segurança pela Ordem dos Engenheiros e Vogal da Comissão desta mesma Especialização durante dois mandatos, foi o primeiro português a ser distinguido com os Prémios ORP, cuja criação aconteceu há 12 anos com o objetivo de laurear profissionais e empresas da excelência na área.

De acordo com declarações públicas do premiado, a distinção apanhou-me de surpresa e representa um momento muito especial de reconhecimento de um trabalho de mais de 40 anos do grupo de Engenharia Humana da UMinho, a que pertenço e que tive a oportunidade de liderar”.

O prémio foi entregue no âmbito da 22.ª edição do Congresso Internacional ORP, que decorreu em Cartagena das Índias, na Colômbia, e que junta anualmente os principais profissionais do setor com vista à discussão dos últimos avanços em ergonomia, segurança, higiene, medicina do trabalho, formação, psicossociologia e promoção de saúde nas organizações.

]]>
Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho recebe “ORP International Award”2022-08-12
Encerramento da Delegação Distrital de Faro de 16 agosto a 1 de setembrohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/encerramento-da-delegacao-distrital-de-faro-de-16-agosto-a-1-de-setembro/Informamos que a Delegação Distrital de Faro estará encerrada de 16 de agosto a 1 de setembro, por motivo de férias.

Reabrirá no dia 2 de setembro, no horário habitual (17h00-20h00).

Para qualquer assunto, durante estes dias de encerramento da delegação, agradecemos que contacte os Serviços da Sede da Região Sul, em Lisboa:
Tel.: 213 132 633
Email: secretaria@sul.oep.pt

]]>
Encerramento da Delegação Distrital de Faro de 16 agosto a 1 de setembro2022-08-11
Revista Ingenium N.º 177 - Igualdade de Género na Engenhariahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/revista-ingenium-n-177-igualdade-de-genero-na-engenharia/
"A sustentabilidade e a independência das mulheres são assuntos extremamente importantes”

A edição n.º 177 da INGENIUM é dedicada à Igualdade de Género na Engenharia e aos desafios que persistem no caminho para a paridade entre engenheiras e engenheiros.

Alexandre Bernardino e Maria Beatriz Silva, Patrícia Franganito, Isabel Almeida Rodrigues, Maria da Graça Carvalho e Ondina Afonso, entre outras personalidades, foram convidados a partilhar as suas opiniões em relação à Igualdade de Género na Engenharia e à representatividade das mulheres na profissão.

Destaque para a conversa com Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, que alerta para a importância da sustentabilidade e independência das mulheres, assumindo a responsabilidade de representar as engenheiras a nível nacional.

Esta edição abre com um Em Foco, da autoria do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, sobre a posição da Ordem em relação ao Projeto de Lei n.º 108/XV/1.ª | Lei das Associações Profissionais.

Na secção Primeiro Plano fomos ao encontro de José Vieira, Presidente da WFEO – World Federation of Engineering Organizations, que destacou a importância da Engenharia para o desenvolvimento sustentável e para o crescimento económico da sociedade.

A par das habituais notícias dos Colégios de Especialidade e Especializações de Engenharia e da atualidade nacional e regional da Ordem, mantemos as secções Barómetro da Construção, Estudante e Visto de Fora.

Fechamos, como habitualmente, com a Crónica do Professor Jorge Buescu.

Descarregue a versão digital aqui

Boa leitura!
]]>
Revista Ingenium N.º 177 - Igualdade de Género na Engenharia2022-08-11
A Região Sul apoia Best Lisbon em mais uma edição dos Cursos de Verão https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/a-regiao-sul-apoia-best-lisbon-em-mais-uma-edicao-dos-cursos-de-verao/


Termina hoje o Curso "How to get away with a Sustainable Start-up”, organizado pelo Best Lisbon, que reuniu, em Lisboa, estudantes de Engenharia e Tecnologia oriundos da Grécia, Itália, Roménia, Bélgica, Alemanha, Turquia, Espanha, Sérvia, entre outros países , que pretendem adquirir conhecimentos e desenvolver aptidões nesta área específica.

Ao abrigo do protocolo de cooperação entre a Região Sul e o Best Lisbon, as aulas tiveram lugar na sede da OE. A sessão de abertura contou com a presença da Engª Sílvia Moniz, do Conselho Diretivo da Região Sul, que deu as boas-vindas a todos os participantes, referindo a importância de apoiar estas iniciativas organizadas pela comunidade estudantil, bem como a pertinência dos temas abordados.

O curso incidiu sobre duas componentes (empreendedorismo + sustentabilidade), com tópicos desde Eco-inovação para empreendedorismo sustentável até cidades sustentáveis. O objetivo foi equipar os participantes com as bases para levar uma ideia até um business model e como o tornar sustentável. As aulas estiveram a cargo do Professor e Engenheiro Epifânio da Franca, do Instituto Superior Técnico (IST) que contou com a participação dos Professores Frederico Castelo Ferreira e Miguel Amaral, ambos do IST. O programa do curso incluiu também a participação de dois representantes da Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação.

O BEST - Board of European Students of Technology é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, atualmente constituída por 90 Grupos Locais BEST, em 34 países. Mais do que uma associação que promove e realiza atividades para os estudantes, o BEST possui como objetivos o estreitamento das ligações entre o triângulo BEST: universidades, estudantes e empresas, oferecendo possibilidades de comunicação e interâmbio para estudantes de toda a Europa.
O BEST Lisbon, composto por alunos do Instituto Superior Técnico (IST) é um dos 13 membros fundadores do BEST Internacional.
Surgiu com o intuito de proporcionar aos estudantes de tecnologia da área de Lisboa (muito em especial do IST) a oportunidade de se inserirem no espaço internacional, através de uma organização de estudantes europeia.

]]>
A Região Sul apoia Best Lisbon em mais uma edição dos Cursos de Verão 2022-08-05
Ponte 516 Arouca é finalista do prémio da IABSE - International Association for Bridge and Structural Engineeringhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ponte-516-arouca-e-finalista-do-premio-da-iabse-international-association-for-bridge-and-structural-engineering/  

A 516 Arouca, um projeto do Itecons, encontra-se entre as seis pontes finalistas do prémio da IABSE - International Association for Bridge and Structural Engineering na categoria de pontes pedonáveis e cicláveis, sendo a única infraestrutura portuguesa constante nesta categoria. As restantes pontes finalistas encontram-se localizadas na Suécia (Shipyard Bridge), China (Hemei Bridge e Haixin Bridge), Coreia do Sul (Y-Shaped Suspension Bridge) e Reino Unido (Esperance Bridge).

Selecionada como uma das obras mais emblemáticas neste início de século pelo Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros (OE), a 516 Arouca integra, enquanto tal, o livro "Engenharia XXI", editado por esta Ordem Profissional em março de 2022.
A singularidade técnica da obra motivou, no final do mês de junho, uma deslocação do Bastonário Fernando de Almeida Santos à Região do Vale de Cambra e Arouca, sendo a Ponte Suspensa um dos pontos fortes da visita. 
Motivou, igualmente, o desenvolvimento de uma reportagem na edição N.º 173 da revista institucional da Ordem, a INGENIUM, com o título "Uma obra notável de Engenharia 100% nacional”.

Os vencedores do Prémio IABSE serão conhecidos a 17 de novembro deste ano, numa cerimónia que decorrerá em Zurique (Suíça).

A IABSE representa a maior Associação Internacional da especialidade, com cerca de 4.000 membros engenheiros de estruturas, de mais de 100 países, promovendo o desenvolvimento da Engenharia de estruturas em todo o mundo.

Recorde-se que a Engenharia portuguesa já foi por diversas vezes distinguida com este prestigiado prémio internacional. A estrutura do Aeroporto do Funchal, um projeto com a assinatura do Eng. António Segadães Tavares, venceu, em 2004, aquele que viria a ser apelidado como o óscar da Engenharia de Estruturas, situação repetida, em 2009, pelo Eng. José Mota Freitas com o projeto da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima.


Sobre a 516 Arouca
Inaugurada a 2 de maio de 2021, a 516 Arouca, situada na zona nascente do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, nas imediações dos Passadiços do Paiva, é uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo. Erguendo-se 175 metros acima do rio Paiva, tem um vão de 516 metros, largura de 1,2 metros e é constituída por 127 tabuleiros em gradil metálico suspensos por pendurais e catenárias em cabos de aço. 
Foi cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020 (PROVERE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 
]]>
Ponte 516 Arouca é finalista do prémio da IABSE - International Association for Bridge and Structural Engineering2022-08-04
OE e AICEP firmam acordo estratégico para a Engenharia portuguesahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/oe-e-aicep-firmam-acordo-estrategico-para-a-engenharia-portuguesa/

A Ordem dos Engenheiros (OE) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) celebraram um protocolo tendo em vista "fortalecer a cooperação empresarial e intensificar a divulgação e aproveitamento das oportunidades de negócio a nível internacional junto das empresas portuguesas de engenharia”.

O estabelecimento de tal parceria, firmada entre o Bastonário Fernando de Almeida Santos e o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, permite o desenvolvimento de dinâmicas virtuosas para as empresas nacionais de base de Engenharia, nomeadamente a coordenação de esforços, com a finalidade de estabelecer uma rede de contactos empresariais que facilitem a circulação de informações sobre as oportunidades de negócios, bem como a prestação de apoio e aconselhamento às empresas de Engenharia que pretendam captar investimento e internacionalizar a sua atividade.

Durante a cerimónia, na qual também participou a Vice-presidente Nacional da OE, Lídia Santiago, bem como outros representantes da AICEP, o Bastonário sublinhou o interesse desta Ordem Profissional ser incluída nas missões internacionais promovidas por aquela Agência, em especial nas que possam traduzir maiores oportunidades para a Engenharia e empresas portuguesas, sugestão bem acolhida por Luís Castro Henriques.
]]>
OE e AICEP firmam acordo estratégico para a Engenharia portuguesa2022-08-03
As Travessias do Rio Gilão - da autoria do Eng. Júlio Appleton, disponível para venda na Região Sulhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/as-travessias-do-rio-gilao-da-autoria-do-eng-julio-appleton-disponivel-para-venda-na-regiao-sul/"As Travessias do Rio Gilão”, da autoria do Eng. Júlio Appleton encontra-se disponível para venda. A obra incide sobre o projeto e a obra de reabilitação da ponte existente de alvenaria e da nova ponte de betão armado pré-esforçado sobre o rio Gilão, no centro de Tavira. Foi apresentada a 8 de abril, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, e a Região Sul associou-se desde o primeiro momento a este lançamento, até à sua comercialização, pelo contributo relevante no domínio da Engenharia, designadamente na área da Engenharia Civil e também pelo enquadramento histórico das infraestruturas da cidade de Tavira.

A antiga Ponte de Tavira, estrutura de alvenaria de traça romana, de interesse público e uma das marcas patrimoniais da cidade, foi destruída parcialmente após as cheias de 1989, tendo sido alvo de uma intervenção de reabilitação.

A necessidade de mobilidade entre as margens do rio Gilão conduziu à construção de uma ponte militar, provisória, sendo substituída por uma nova obra, construída em betão armado pré-esforçado, caracterizada pela simplicidade, leveza e qualidade dos acabamentos, fatores importantes para o ordenamento urbano da cidade de Tavira.

Esta publicação é comercializada pela Região Sul e tem um valor de 20,00 euros.
O livro pode ser adquirido no espaço de atendimento da Região Sul, em Lisboa, e na Delegação Distrital de Faro.
Para encomendas online poderá contactar: aprovisionamento@sul.oep.pt / Tel.: 213 132 634 
]]>
As Travessias do Rio Gilão - da autoria do Eng. Júlio Appleton, disponível para venda na Região Sul2022-08-02
Os serviços da Ordem dos Engenheiros Região Madeira encerram no dia 04 de agosto pelas 14h00 e no dia 05 de agosto (dia todo) por motivos de tolerância de pontohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/os-servicos-da-ordem-dos-engenheiros-regiao-madeira-encerram-no-dia-04-de-agosto-pelas-14h00-e-no-dia-05-de-agosto-dia-todo-por-motivos-de-tolerancia-de-ponto/Os serviços da Ordem dos Engenheiros Região Madeira encerram no dia 04 de agosto pelas 14h00 e no dia 05 de agosto (dia todo) por motivos de tolerância de ponto.
Os serviços reabrem no dia 08 de agosto, no horário habitual 09h00 às 16h30.
]]>
Os serviços da Ordem dos Engenheiros Região Madeira encerram no dia 04 de agosto pelas 14h00 e no dia 05 de agosto (dia todo) por motivos de tolerância de ponto2022-08-01
Restaurante da OE encerrado para férias de 1 a 31 de agosto e 2022https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/restaurante-da-oe-encerrado-para-ferias-de-1-a-31-de-agosto-e-2022/O Restaurante da Ordem dos Engenheiros estará encerrado por motivo de férias de 1 a 31 de agosto de 2022.
Reabrirá no dia 1 de setembro.
]]>
Restaurante da OE encerrado para férias de 1 a 31 de agosto e 20222022-08-01
Encerramento da Delegação Distrital de Santarém de 1 a 19 de agostohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/encerramento-da-delegacao-distrital-de-santarem-de-1-a-19-de-agosto/Informamos que a Delegação Distrital de Santarém estará encerrada de dia 1 a 19 de agosto, por motivo de férias.

Reabrirá no dia 22 de agosto, no horário normal (17h00-20h00).

Para qualquer assunto, durante estes dias de encerramento da delegação, agradecemos que contacte os Serviços da Sede da Região Sul, em Lisboa:
Tel.: 213 132 633
Email: secretaria@sul.oep.pt
]]>
Encerramento da Delegação Distrital de Santarém de 1 a 19 de agosto2022-07-29
A 2ª Reunião do Conselho Municipal de Habitação de Lisboa contou com a intervenção do Presidente da Região Sulhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/a-2-reuniao-do-conselho-municipal-de-habitacao-de-lisboa-contou-com-a-intervencao-do-presidente-da-regiao-sul/No dia 20 de julho teve lugar a 2ª reunião do Conselho Municipal de Habitação de Lisboa, que decorreu nos Paços do Concelho sob a coordenação da Vereadora Arq. Filipa Roseta. 

O Conselho Municipal de Habitação é um órgão consultivo da Câmara Municipal de Lisboa, reativado este ano e composto pelas forças políticas eleitas na cidade, entidades institucionais com património imobiliário habitacional, e agentes do setor e da sociedade civil. 

Pretende dar uma contribuição sobre as questões relacionadas com o solo urbanizado, a reabilitação do edificado e novas construções que respondam às carências habitacionais e às situações de emergência ou fragilidade.

A intervenção que o Eng. Luís Machado efetuou, enquanto Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e representante da Ordem no Conselho, centrou-se na transmissão de uma preocupação e na partilha de uma informação.

Preocupação relativa aos processos de reabilitação, salientando a importância de conferir ao edificado características técnicas que assegurem a estabilidade, durabilidade e segurança, nomeadamente, perante a atividade sísmica, com a consequente minimização dos riscos para os seus ocupantes.

Partilha das alterações verificadas na capacidade que a fileira da construção está  a mostrar para responder aos desafios associados ao acréscimo de preço dos materiais e à carência de mão-de-obra especializada, com um forte investimento na industrialização e execução em fábrica de partes ou componentes da obra, com vista a reduzir prazos, maximizar a qualidade e minimizar o impacto nos custos finais.

]]>
A 2ª Reunião do Conselho Municipal de Habitação de Lisboa contou com a intervenção do Presidente da Região Sul2022-07-28
Funcionamento dos Serviços da Região Centro no Mês de Agostohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/funcionamento-dos-servicos-da-regiao-centro-no-mes-de-agosto-2/ Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4
Durante o mês de agosto os serviços da Região Centro da Ordem dos Engenheiros encontram-se ao dispor dos membros nos locais, dias e horários abaixo indicados, estando igualmente disponíveis os canais de atendimento à distância, nomeadamente o atendimento telefónico, o correio eletrónico e o Balcão Único Eletrónico do SIGOE, onde poderão realizar, na respetiva área pessoal, uma série de pedidos desde a inscrição na Ordem, outorga de nível de qualificação, declarações, alteração de dados, cédulas e cartões, etc.

BALCÃO ÚNICO ELETRÓNICO (SIGOE) 
https://sigoe.ordemdosengenheiros.pt

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO EM AGOSTO


Coimbra (Sede Regional)
Telefone: 239 855 190 
Email: correio@centro.oep.pt
Horário de atendimento em agosto: Dias úteis, das 09h30 às 17h30 

Delegação Distrital de Aveiro
(encerrada de 01 a 19 de agosto)
Telefone: 234 386 701 
Email: aveiro@centro.oep.pt
Horário de atendimento: Dias úteis, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h30 

Delegação Distrital de Leiria
(encerrada de 01 a 12 de agosto) 

Telefone: 244 838 733 
Email: leiria@centro.oep.pt
Horário de atendimento: Dias úteis, das 09h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30 

Delegação Distrital de Viseu
(encerrada de 23 a 31 de agosto) 

Telefone: 232 426 380 
Email: viseu@centro.oep.pt
Horário de atendimento: Dias úteis, das 17h30 às 19h30
]]>
Funcionamento dos Serviços da Região Centro no Mês de Agosto2022-07-27
Delegação Distrital de Évora apoia Curso de Mergulhohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/delegacao-distrital-de-evora-apoia-curso-de-mergulho/A Delegação Distrital de Évora apoia a realização dos cursos de mergulho OPEN WATER DIVER, promovidos pela ALENTEJODIVE, escola de mergulho da região, que desenvolve várias atividades de mergulho na Região do Alentejo, nomeadamente em pedreiras da zona dos Mármores do Anticlinal de Estremoz e nas várias albufeiras da região, com predominância do grande lago Alqueva.

Para além da componente lúdica, estes cursos são igualmente lecionados a nível profissional, para todos os interessados em trabalhar nesta vertente subaquática.
O curso tem início a 24 de agosto, é composto por 6 sessões teóricas, por 6 sessões de piscina e por 4 mergulhos no mar. As sessões teóricas irão decorrer na sede da delegação.

A ALENTEJODIVE é uma escola da SSI - Scuba Schools International, uma das agências internacionais que regulamenta a formação de mergulho e do IPDJ  - Instituto Português do Desporto e Juventude, que regulamenta a formação de mergulho em Portugal.

O custo de inscrição para membros da OE é de 420,00 €.
 

Contacto para informações e inscrições:
António Ribeiro
T: 966 883 592
email: info.alentejodive@gmail.com
https://www.facebook.com/AlentejoDive.pt
Mais informações aqui
]]>
Delegação Distrital de Évora apoia Curso de Mergulho2022-07-27
OE estreita relações com associação de engenheiros italianahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/oe-estreita-relacoes-com-associacao-de-engenheiros-italiana/

O Bastonário Fernando de Almeida Santos esteve hoje, dia 27 de julho, reunido com o seu homólogo italiano, Armando Zambrano, Presidente do Consiglio Nazionale Ingegneri (CNI), numa deslocação rápida que realizou com o objetivo de debater assuntos de interesse para a Engenheira Portuguesa. 
Nesta reunião foi debatida a proposta de um acordo de reciprocidade, com vista a facilitar o reconhecimento e a mobilidade mútua dos engenheiros portugueses e italianos, tendo sido acordada a assinatura do acordo em 29 de outubro de 2022 em cerimónia própria para o efeito.

Esta estratégia insere-se na política internacional que a Ordem dos Engenheiros (OE) tem definida com o objetivo de aumentar o reconhecimento dos engenheiros portugueses no estrangeiro e de alargar a intervenção nos organismos internacionais, destacando-se atualmente a Presidência da Federação Mundial de Engenheiros.

Foi ainda acordado redinamizar a Engineering Association of Mediterranean Countries, Federação das Associações dos Engenheiros dos Países Mediterrânicos, que se encontra sediada em Roma, no CNI, e da qual a Ordem dos Engenheiros é Associação Membro. 
Para além da extensão das relações com associações profissionais europeias, a OE pretende ainda reforçar a sua intervenção também no Norte de África e no Médio Oriente.

Além do Bastonário da OE e do Presidente do CNI, esta reunião contou igualmente com a participação do Presidente do European Council of Civil Engineers, Andreas Brandner, e do Conselheiro do Consiglio Nazionale Ingegneri, Roberto Orvieto.

]]>
OE estreita relações com associação de engenheiros italiana2022-07-27
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 30https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/a-regiao-centro-informa-newsletter-semana-30-2/Com periodicidade semanal, a Newsletter da Região Centro apresenta notícias de especial relevo, uma síntese das próximas atividades a realizar na região, bem como outras de manifesto interesse para os membros da Ordem dos Engenheiros.


Consulte a mais recente edição da Newsletter da Região Centro (27-07-2022): Semana 30/2022
]]>
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 302022-07-27