Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptPrograma Executivo Avançado sobre Contratação e Gestão de Obras Públicashttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/programa-executivo-avancado-sobre-contratacao-e-gestao-de-obras-publicas/A Região Sul divulga o Programa Executivo Avançado sobre Contratação e Gestão de Obras Públicas, promovido pela Associação Portuguesa dos Mercados Públicos – APMEP.

Este programa é focado no amplo espectro da Contratação e Gestão de Obras Públicas, de natureza interdisciplinar sobre as temáticas de Direito, Economia, Gestão Pública e Tecnologias Digitais mais relevantes para melhorar a contratação e gestão de obras públicas.

Com coordenação do Professor Luís Valadares Tavares e do Professor Miguel Catela, tem por objetivo apresentar o amplo espectro de tipos de contratação visando a realização de obras, discutir as suas exigências de informação, avaliar os tipos de procedimentos que podem ser adotados e estudar os problemas a resolver em cada caso. Também se dá especial atenção à contratação de projetos, à contratação conceção-construção e aos problemas inerentes à atribuição de responsabilidades e aos direitos de autor. 

Este programa também abrange o estudo da gestão dos contratos, a introdução de modificações e a gestão de trabalhos complementares e revisão de preço.

Os Membros da Ordem dos Engenheiros beneficiam de um desconto de 40% no valor da propina.

Calendário: 
Abril: 12, 20, 26 e 27 
Maio: 3, 10, 18, 25 e 30 
Junho: 1, 7, 8, 14 e 15

As sessões decorrem online, das 17h30 às 20h.


Consulte aqui mais informações.

Inscreva-se aqui 

]]>
Programa Executivo Avançado sobre Contratação e Gestão de Obras Públicas2023-03-24
Serviços da Região Açores encerrados nos dias 27 de março e 10 de abrilhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/servicos-da-regiao-acores-encerrados-nos-dias-27-de-marco-e-10-de-abril/
Informamos que os serviços administrativos da Região Açores vão estar encerrados nos dias 27 de março e 10 de abril por motivos de formação.
Agradecemos desde já a vossa compreensão.
]]>
Serviços da Região Açores encerrados nos dias 27 de março e 10 de abril2023-03-24
Inovação na Engenharia em debate na Delegação de Farohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/inovacao-na-engenharia-em-debate-na-delegacao-de-faro/

Decorreu no dia 10 de março, na Delegação Distrital de Faro, uma sessão de apresentação denominada "Inovação na Engenharia – Economia do Carbono Azul & Monitorização Geoespacial”.
A sessão teve início com a apresentação das empresas Blue Z C Institute e LS Engenharia Geográfica, duas empresas de Engenharia inovadoras, sediadas na região de Faro.

O evento contou com a presença de 18 inscritos.

Após a apresentação de cada uma das empresas, focada nos diversos exemplos práticos de trabalhos desenvolvidos nas diversas áreas, tanto no desenvolvimento sustentável como nas alterações climáticas, passando pela hidrografia, geologia e proteção civil, houve espaço para algumas questões por parte da audiência.

Pela Blue Z C Institute esteve presente Cláudia Sil, e pela LS Engenharia Geográfica estiveram Luís Sousa e Cláudio Sousa.

]]>
Inovação na Engenharia em debate na Delegação de Faro2023-03-24
Relatório e Contas 2022 da Região Sul aprovado por unanimidadehttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/relatorio-e-contas-2022-da-regiao-sul-aprovado-por-unanimidade/

Decorreu no passado dia 9 de março a Assembleia Regional do Sul, presidida pela Eng.ª Alexandra Cunha Serra.

O Eng. António Carias de Sousa, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, apresentou o Relatório de Atividades de 2022, passando de seguida à apresentação das Demonstrações Financeiras, partes integrantes do Relatório e Contas 2022, o qual foi aprovado por unanimidade.

Nessa apresentação ficou patente a solidez financeira da Região Sul e os desenvolvimentos organizacionais que se processaram durante o ano de 2022, mas também os agradecimentos feitos pelo Conselho Diretivo aos Órgãos da Região Sul, a todos os membros eleitos e aos colaboradores, com uma referência especial aos membros da região, destinatários de todas as atividades que são realizadas pela Região Sul.

Nesta Assembleia foi também apresentado, e igualmente aprovado por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento 2023 que não pode ser apresentado, como habitualmente, em novembro do ano anterior, pela obrigatoriedade de gestão corrente a que a Região Sul esteve imposta, por conta das eleições extraordinárias.



Consulte os documentos:



]]>
Relatório e Contas 2022 da Região Sul aprovado por unanimidade2023-03-23
Ordem dos Engenheiros - Região Sul vai abrir Polo em Sineshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-regiao-sul-vai-abrir-polo-em-sines/


No contexto de desenvolvimento exponencial da atividade de Engenharia no entorno da cidade de Sines, a Região Sul da Ordem dos Engenheiros vai instalar um Polo nesta localidade, localizado no Sines Tecnopolo – Business Inovation Center Alentejo.

Sob a gestão da Região Sul, a criação deste Polo visa estreitar a relação da Ordem dos Engenheiros com os membros locais, bem como promover a adesão de novos membros que se encontrem a exercer funções de Engenharia na área geográfica envolvente, como Santiago do Cacém e Odemira.
Para consolidar a presença da Ordem dos Engenheiros a sul, no Polo de Sines vão desenvolver-se atividades de promoção da Engenharia, empreendedorismo, formação contínua e de especialidade (através de sinergias com o Sines Tecnopolo), visitas técnicas, conferências, eventos de networking e partilha de know-how, entre outros. 

O Porto de Sines integra o maior parque empresarial e cluster industrial do país - direcionado para a atividade industrial, logística e serviços – onde já se encontram os grandes players nacionais e internacionais nas áreas de refinação, petroquímica, química, energia e logística. 
Em paralelo, dadas as condições ótimas de infraestrutura existentes na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, decorrem grandes projetos de crescimento, uns em fase de execução e outros na fase de avaliação, na área petroquímica, logística, hidrogénio e energias renováveis bem como a implementação de um data center sustentável, uma escola superior, bem como outro tipo de iniciativas ligadas ao mar e afins, fazendo de Sines e região uma zona com grande atividade de Engenharia em Portugal nos dias que correm.

A inauguração oficial do Polo de Sines está prevista ocorrer no segundo trimestre deste ano e brevemente abrirá com atendimento ao público, de segunda a sexta, entre as 17h00 e as 20h00.

Contatos
Email: sines@sul.oep.pt
Telefone: 269 000 322

]]>
Ordem dos Engenheiros - Região Sul vai abrir Polo em Sines2023-03-23
Nota de pesar pelo falecimento do Engenheiro Manuel Motta https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/nota-de-pesar-pelo-falecimento-do-engenheiro-manuel-motta/
O Conselho Diretivo da Região Sul manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Eng. Manuel Motta, Membro Eleito e figura dedicada à Engenharia e à sua Associação Profissional.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1990, inscreveu-se na Ordem dos Engenheiros em 1992. 

Exerceu funções como Delegado Adjunto da Delegação Distrital de Faro no mandato 2007-2010 do Conselho Diretivo da Região Sul, onde se destacaram as relações profissionais e pessoais desenvolvidas na Região do Algarve.

]]>
Nota de pesar pelo falecimento do Engenheiro Manuel Motta 2023-03-21
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 12https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/a-regiao-centro-informa-newsletter-semana-12-1/Com periodicidade semanal, a Newsletter da Região Centro apresenta notícias de especial relevo, uma síntese das próximas atividades a realizar na região, bem como outras de manifesto interesse para os membros da Ordem dos Engenheiros.


Consulte a seguinte edição da Newsletter da Região Centro (20-03-2023): Semana 12/2022
]]>
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 122023-03-20
Ordem dos Engenheiros lamenta falecimento do Comendador Rui Nabeirohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-lamenta-falecimento-do-comendador-rui-nabeiro/

A Ordem dos Engenheiros manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Comendador Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro, exemplo de empreendedorismo e referência enquanto empresário de espírito humanista.

Com uma forte ética de trabalho e fortes preocupações sociais com a comunidade, Rui Nabeiro criou, em 1961, a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e em forte expansão nos mercados internacionais, que emprega muitos engenheiros nas mais diversas áreas de atividade, desde a alimentar, ao imobiliário, indústria e serviços, distribuição e turismo e restauração.

O Comendador personificava o espírito empreendedor e inovador que tão caracteriza os engenheiros, bem como em muito contribuiu para o bem-estar social e crescimento económico nacional, demonstrando, pela sua ação, que é possível criar riqueza no interior do País e, com isso, contribuir para o esbatimento das assimetrias regionais criando um País mais equilibrado e equitativo.
]]>
Ordem dos Engenheiros lamenta falecimento do Comendador Rui Nabeiro2023-03-19
Estacionamento da Sede da Região Madeira indisponível nos dias 23, 24 e 25 de marçohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/estacionamento-da-sede-da-regiao-madeira-indisponivel-nos-dias-23-24-e-25-de-marco/





Nos dias 23, 24 e 25 de março o estacionamento da Sede Regional estará indisponível por motivos da celebração do Dia Regional do Engenheiro 2023.
]]>
Estacionamento da Sede da Região Madeira indisponível nos dias 23, 24 e 25 de março2023-03-19
Sessão Técnica "Conceção de Salas Limpas na Indústria Eletrónica"https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/sessao-tecnica-concecao-de-salas-limpas-na-industria-eletronica/O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica promoveu a terceira Sessão Técnica integrada no Ciclo dedicado à Eficiência Energética, sob o mote "Conceção de Salas Limpas na Indústria Eletrónica", no dia 13 de março.

António Carias de Sousa, Presidente da Região Sul, abriu a sessão contextualizando a importância e atualidade do tema, bem como a necessidade de Portugal voltar a ter uma indústria forte e com capacidade de resposta aos desafios que o mundo enfrenta.
Carlos Pelicano, Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, conduziu a sessão e destacou o papel dos engenheiros portugueses e da Engenharia em encontrar soluções para possibilitar o fabrico de chips e componentes eletrónicos em território nacional, o que depende da conceção e montagem de Salas Limpas.
Especialista na área, o Eng.º João Tição, representante da ISO TC-209 (Cleanrooms and associated controled environment) em Portugal, fez uma brilhante exposição, contextualizando a evolução da necessidade deste tipo de tecnologia, desde a área hospitalar, farmacêutica, aeroespacial á indústria eletrónica.
Para que serve uma Sala Limpa, o que se controla, validação e certificação por entidades independentes, a importância da manutenção e registo de operações para evitar contaminações foram os principais pontos abordados nesta sessão.

O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica agradece a todos participantes e anuncia que a quarta Sessão Técnica "Storage - Armazenamento de energia” vai decorrer dia 17 de abril, às 18h00, via Zoom.

Assista à gravação da sessão.

]]>
Sessão Técnica "Conceção de Salas Limpas na Indústria Eletrónica"2023-03-16
EUREL promove nova edição da International Management Cuphttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/eurel-promove-nova-edicao-da-international-management-cup/

Encontram-se abertas as candidaturas para equipas de estudantes ou jovens profissionais de engenharia ligados às áreas de Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e ou Tecnologias de Informação que pretendam participar na 13ª edição da EUREL International Management Cup.

A EUREL International Management Cup é uma simulação estratégica de negócios para estudantes e jovens profissionais de Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e das Tecnologias de Informação.

É utilizada em formações em gestão profissional e abrange todas as áreas de gestão de uma empresa ou instituição, como compras, produção, RH, P&D, marketing e vendas. Passo a passo, os candidatos aprendem a decidir sobre aspetos como o ciclo de vida do produto, competências interpessoais, gestão de custos de produção, reengenharia, identidade corporativa, preço das ações, bem como gestão orientada para o valor do acionista.

Saiba como se candidatar aqui »»]]>
EUREL promove nova edição da International Management Cup2023-03-16
Projeto “Rotas do Bastonário” testemunha Engenharia feita em Bragahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/projeto-rotas-do-bastonario-testemunha-engenharia-feita-em-braga/
A segunda etapa do projeto "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento” levou até ao distrito de Braga, entre 28 de fevereiro e 1 de março, uma comitiva da Ordem dos Engenheiros (OE), liderada pelo seu Bastonário, Fernando de Almeida Santos.
Escolas secundárias, empresas com forte componente de Engenharia, centros tecnológicos e de inovação e instituições de ensino superior foram os destinos dos representantes da Ordem, com o objetivo de conhecer, no terreno, as ambições, os problemas e as competências da Engenharia nacional. 

Para o Bastonário, "a aproximação da Ordem dos Engenheiros aos meandros da Engenharia em Portugal, às empresas, às organizações públicas e privadas, bem como às instituições de Ensino Superior” da Região, é uma das maiores vantagens deste projeto, que nasceu já no seu mandato.
Em jeito de balanço, Fernando de Almeida Santos reconhece que "os exemplos de inovação, desenvolvimento e sustentabilidade apreciados são ímpares, e essa é a razão para a Engenharia portuguesa ter uma relevante projeção internacional”.

Motivar os mais jovens para a Engenharia e para a Ordem
 
 
O projeto "Rotas do Bastonário” inclui uma componente de contacto com jovens do 9.º ao 12.º ano, para despertar neles a curiosidade e dar-lhes as ferramentas para decidirem o seu futuro, bem como com aqueles que já fizeram esta escolha e trilham agora os caminhos da formação que os levará à profissão.
O Colégio João Paulo II, em Braga, e a Escola Secundária de Vila Verde foram os estabelecimentos de ensino parceiros desta iniciativa, tendo recebido não só a comitiva da Ordem, como a atividade "A Engenharia que Há em Mim”, dinamizada pela Região Norte da OE e que visa a captação de talentos para esta área do conhecimento.

"A Ordem precisa de vós”! Assim se dirigiu Fernando de Almeida Santos a um grupo etário mais avançado, aos jovens estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), num encontro em Barcelos, onde anunciou um pacote de formação gratuita para os membros estudantes da OE, nomeadamente em soft skills. 
Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho a presença da comitiva da OE coincidiu com "Os Dias do Emprego – Tomorrow Needs You”, uma mostra de empresas, sessões de apresentação e oportunidades de networking entre os jovens e o tecido empresarial.  O Bastonário, conjuntamente com o Presidente da Escola e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, inaugurou a área expositiva do projeto, onde foram promovidas 4500 vagas no total das empresas presentes.

"Inovação” é a assinatura

  
O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), uma das mais relevantes instituições de investigação nesta área do conhecimento, abriu as portas à Ordem dos Engenheiros para apresentar alguns dos projetos que tem em desenvolvimento. O mesmo aconteceu com várias das empresas que se encontram incubadas na Startup Braga, como foi o caso da Pluggable.AI, da UpValue e da Pixartidea, numa presença liderada pelos Vice-presidentes da Ordem, Lídia Santiago e Jorge Liça, e na qual participaram os Presidentes dos Colégios Nacionais de Mecânica, Eletrotécnica e de Materiais. As visitas foram acompanhadas por Paulo Freitas e Luís Rodrigues, respetivamente Diretores do INL e da Startup Braga.

Engenharia de Braga para o mundo


Na área empresarial, a Bosch Braga, com os seus mais de 500 engenheiros nas diferentes áreas de produção e onde são produzidos sensores para metade dos veículos vendidos na Europa, foi uma das empresas que se associou a este projeto da OE. 
Outro exemplo da qualidade da produção nacional foi confirmado pela Continental Mabor de Lousado, a fábrica de pneus número 1 do mundo e há dois anos a mais eficiente da Europa no universo deste grupo alemão. A unidade de Lousado é a maior fábrica de pneus de alta performance a nível mundial, não existindo nenhuma marca de automóveis europeia que não disponha de uma linha de pneus da Continental. Ainda assim, os EUA são o seu principal cliente de exportação.

"A Engenharia portuguesa é de grande qualidade e é reconhecida enquanto tal”. As palavras são dos engenheiros do Grupo Casais, que pediram ao Bastonário para continuar a intervir pela defesa da qualidade da Engenharia, muito em particular dos bons projetos.
Durante a visita, a Casais apresentou uma solução inovadora na área do edificado na qual está a trabalhar, o chamado sistema CREE, que consiste na construção de edifícios híbridos, em madeira e betão, através da utilização de componentes individuais pré-fabricadas e padronizadas, que podem ser rapidamente montados no local da obra, reduzindo as emissões de carbono, o ruído e as poeiras e permitindo economizar tempo, recursos e dinheiro.

Também o dst group recebeu os representantes da OE, tendo o seu Presidente, José Teixeira, manifestado a sua convicção de que "a área da construção precisa de um novo Bauhaus. Precisa de alterar radicalmente a sua imagem de forma a que seja entendida como uma atividade que acrescenta valor à sociedade”.

Após dois dias de contactos com empresas, centros tecnológicos e de inovação e com a academia da região, as Rotas do Bastonário no distrito de Braga terminaram com um almoço-debate com a Associação Empresarial do Minho e com visita a uma empresa têxtil de Moreira de Cónegos, a J.F. Almeida. Aqui a atividade é tradicional, mas a tecnologia é de ponta. Só em 2022 investiu cerca de 30 milhões de euros em maquinaria e numa nova unidade fabril. 
A J. F. Almeida é uma das empresas destacadas no livro "Engenharia XXI”, editado pela Ordem em 2022, pelo projeto inovador designado de iHeatex. Este projeto é direcionado para a investigação de soluções tecnológicas que permitam a gestão ativa de humidade e aquecimento do felpo para têxteis-lar e de hotelaria. Durante a visita, acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, foi descerrada uma placa de distinção oferecida pela Ordem dos Engenheiros a propósito deste projeto "Engenharia XXI”.

De todas as visitas realizadas, projetos conhecidos, interlocutores, empresários e engenheiros contactados, resultou clara a falta de coincidência entre a morosidade no processo de decisão do Estado português e as necessidades das indústrias altamente produtivas e inovadoras. São ritmos totalmente diferentes, que geram prejuizos elevados no avanço da economia nacional.


> Filme "Rotas do Bastonário em Braga" | aceda aqui »»»

> Fotogaleria | 28 fev 2023 »»»

 > Fotogaleria | 1 mar 2023 »»»

]]>
Projeto “Rotas do Bastonário” testemunha Engenharia feita em Braga2023-03-15
Comissão Técnica Independente envolve cidadãos na escolha do aeroporto de Lisboahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/comissao-tecnica-independente-envolve-cidadaos-na-escolha-do-aeroporto-de-lisboa/


A Comissão Técnica Independente (CTI) constituída para estudar a localização do novo Aeroporto lançou recentemente o AeroParticipa, um espaço de diálogo, em formato digital, através do qual os cidadãos são convidados a manifestar as suas opiniões, perceções e prioridades sobre a futura solução aeroportuária para a região de Lisboa.

Assim, através da resposta a questões disponibilizadas na plataforma ou da indicação livre de novos temas ou perspetivas, a população interessada apoiará a CTI e contribuirá para a selecão das opções estratégicas viáveis; para a definição dos fatores críticos de decisão e o respetivo quadro de avaliação estratégico; e para a avaliação final das opções estratégicas.

"Os estudos técnico-científicos dão-nos factos e evidências, mas a percepção dos problemas, as preferências e as prioridades exprimem-se frequentemente pela opinião dos interessados, que são igualmente importantes quando se trata de decisões estratégicas”, avança aquela Comissão, afirmando pretender que a decisão estratégica aeroportuária para a Região de Lisboa resulte de um processo "transparente e participado”.

Aceda aqui ao Aeroparticipa »»»
]]>
Comissão Técnica Independente envolve cidadãos na escolha do aeroporto de Lisboa2023-03-15
Prémio Secil de Engenharia atribuído a Marisa Ferreirahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/premio-secil-de-engenharia-atribuido-a-marisa-ferreira/

O XI Prémio Secil de Engenharia Civil foi atribuído pela Secil e pela Ordem dos Engenheiros a Marisa Ferreira, engenheira do projeto de estruturas da empresa Fase- Estudos e Projectos SA, pela autoria do projeto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Pela primeira vez, em quase 30 anos de história do Prémio Secil este galardão, reconhecido como o prémio referência de engenharia civil em Portugal, é atribuído a uma mulher.

"O Edifício do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, construído entre as colinas da cidade e o rio, é hoje um elemento incontornável na beira-rio nascente da cidade. As soluções de engenharia encontradas permitiram realçar os aspetos arquitetónicos, respeitar alguma da história do local e garantir os exigentes requisitos funcionais e de durabilidade da obra. As fundações do edifício são um dos elementos mais marcantes desta solução de engenharia e a sua conceção e execução foram muito influenciadas pelas condições geotécnicas do local e pela necessidade de garantir a necessária resistência sísmica”, refere Carlos Pina, Presidente do júri.

Licenciada e com mestrado em engenharia civil pela Universidade do Minho, Marisa Ferreira recebeu uma bolsa de estudo de seis meses na Universidade Politécnica da Catalunha, em Espanha, onde frequentou as disciplinas do ramo de Estruturas.  No seu currículo conta com um conjunto de obras emblemáticas em Portugal, tendo colaborado com alguns dos maiores arquitetos portugueses. Entre os projetos de maior relevância destacam-se o Museu da Diáspora, o Centro de Congressos de Gaia, o Sines Data Center, as Torres de Oeiras e a Central do Freixo, no Porto, e também alguns projetos noutros países como é o caso do Belgrado Concert Hall e do NUMO Museu, em Santiago do Chile. "É gratificante verificar que todas as horas de trabalho são compensatórias. O Terminal de Cruzeiros de Lisboa deve ser visto como um elemento que respeita a cidade, promove a arquitetura e valoriza o melhor que a engenharia pode dar”, comenta Marisa Ferreira.

"É sempre com grande entusiasmo que nos associamos à Secil na valorização da Engenharia Nacional através da dinamização do Prémio Secil Engenharia Civil. Fazemo-lo sempre com a certeza de estarmos a cumprir um dos objetivos da nossa missão, ou seja, estimular os progressos e desenvolvimentos tecnológicos que caracterizam a atividade dos engenheiros. Este ano, é com redobrada satisfação que participamos na distinção da obra premiada, porquanto, pela primeira vez na história do Prémio Secil, será atribuído a uma mulher. Está de parabéns a Secil por mais uma edição deste prestigiado Prémio que demonstra bem a vitalidade e qualidade da Engenharia nacional”, refere Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros.

Para Otmar Hübscher, Presidente da Comissão Executiva da Secil, "a escolha desta obra representa o reconhecimento do betão como produto inovador, circular e sustentável, aplicado numa obra desafiante, em que é necessário garantir resistência sísmica e ao meio agressivo”.
A solução estrutural do edifício do Terminal de Cruzeiros de Lisboa envolveu um processo de grande complexidade, nomeadamente no que respeita à ação antissísmica, e também de inovação. Foi identificada a necessidade de recurso a um betão leve, de forma a reduzir em 40% o peso da estrutura do edifício sem comprometer a sua resistência. Para o efeito, foi estabelecida uma parceria entre o Arquiteto João Luís Carrilho da Graça, a Secil, o Grupo Amorim e o Itecons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade) para conceção de um betão branco com granulados de cortiça, substancialmente mais leve e com características térmicas melhoradas, fornecido em obra pela Secil Betão.

Este betão com cortiça é também mais ecológico e sustentável, decorrente da utilização de um material natural reciclado -o pó de cortiça - sem emissões de C02 associadas, reduzindo a pegada carbónica global do edifício. Devido a estas características, este produto recebeu uma menção honrosa na categoria de descarbonização no Prémio Nacional de Sustentabilidade, do Jornal de Negócios.

Atualmente concessionado à LCT Lisbon Cruise Terminal, a obra tem como dono a Administração do Porto de Lisboa (APL), o projeto de arquitetura é da responsabilidade do arquiteto João Luís Carrilho da Graça e a construção ficou a cargo da empresa Alves Ribeiro com fiscalização do Focus Group.

A Secil instituiu o Prémio Secil Arquitetura em 1992 e Engenharia Civil em 1995, que é hoje reconhecido como o galardão de máxima referência em Arquitetura e Engenharia Civil em Portugal. Este tem como objetivo incentivar e promover o reconhecimento público de autores de soluções que tenham sido aplicadas em obra e constituam peças significativas no enriquecimento da engenharia civil e em que se reconheça ser adequado o recurso à incorporação do cimento, material cuja produção constitui vocação principal da Secil.]]>
Prémio Secil de Engenharia atribuído a Marisa Ferreira2023-03-15
Visita Técnica | Estação de Tratamento de Água Engº Manuel Rafael Amaro da Costa (ETA da Alegria) https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/visita-tecnica-estacao-de-tratamento-de-agua-eng-manuel-rafael-amaro-da-costa-eta-da-alegria/A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Química e Biológica, organizou uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água Engº Manuel Rafael Amaro da Costa, localizada em São Roque, Funchal.



































A visita técnica realizou-se no passado dia 8 de março e contou com a apresentação do Centro de Telegestão, que permite gerir remotamente todas as instalações, infraestruturas e equipamentos associados ao sistema multimunicipal de fornecimento de água em alta aos vários municípios da Região, bem como de fornecimento de água em baixa de alguns municípios. Após a apresentação deste sistema, foi possível visitar o Laboratório Regional de Controlo de Qualidade da Água, que assegura o controlo de qualidade da água da rede de abastecimento público na ilha da Madeira e do Porto Santo. Este laboratório encontra-se acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, tem implementados cerca de 216 métodos de ensaio acreditados, para diversas matrizes, nomeadamente água de consumo humano, água natural doce (subterrânea e superficial), águas residuais e águas balneares, tendo realizado no último ano mais de 50 mil determinações.

Nesta visita foi possível reunir colegas não só da área de engenharia Química e Biológica bem como de outras áreas da engenharia, que tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento desta infraestrutura crucial para a região.
]]>
Visita Técnica | Estação de Tratamento de Água Engº Manuel Rafael Amaro da Costa (ETA da Alegria) 2023-03-14