Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptRegião Sul recebeu PROTEDES2022 - Seminário sobre Proteção de Infraestruturas Contra Explosõeshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/regiao-sul-recebeu-protedes2022-seminario-sobre-protecao-de-infraestruturas-contra-explosoes/


A Região Sul da Ordem dos Engenheiros acolheu no seu auditório, no passado dia 25 de novembro, o Seminário sobre Proteção de Infraestruturas Contra Explosões – PROTEDES 2022 (com transmissão online), finalizando a sequência iniciada em 2017 e com edições realizadas em 2019 e 2021. 

Esta iniciativa foi promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros (OE), numa sinergia com várias instituições, como a Academia Militar, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Superior Técnico.

Neste evento foram apresentados trabalhos nas áreas dos sistemas de dissipação de energia, do comportamento de sistemas envidraçados, da análise experimental e da modelação estrutural para ações impulsivas, inseridos nos projetos de investigação PROTEDES (financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia), ProFESEx e PrinCE (financiados pelo Exército Português), e PrInSeF (financiado pelo IUM), e PRINSE e BLADE (financiados pela NATO e C-IED COE de Madrid).



A Sessão teve início com uma intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Luís Machado, precedida do Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Civil da Região Sul, Eng. Fernando Pinho e alguns dos Responsáveis pela investigação em curso. 

Seguiu-se a apresentação de 8 comunicações elucidativas dos trabalhos realizados e uma troca de impressões com a assistência. A sessão terminou pelas 20h00, tendo contado com uma assistência bastante interessada nos tópicos em discussão.

Consulte a gravação aqui
]]>
Região Sul recebeu PROTEDES2022 - Seminário sobre Proteção de Infraestruturas Contra Explosões2022-12-05
Central telefónica Ordem dos Engenheiros Região Açoreshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/central-telefonica-ordem-dos-engenheiros-regiao-acores/Informamos que a nossa central telefónica apresenta constrangimentos no seu funcionamento, agradece-se por isso, que utilize os números de telemóvel que aqui colocamos ao dispor:

Carla Rebelo: 913 459 401
Tânia Botelho: 913 459 403

Estes números estão disponíveis de Segunda a Quinta-Feira das 09h00 às 18h00 e Sexta-Feira das 9h00 às 17h00.

]]>
Central telefónica Ordem dos Engenheiros Região Açores2022-12-02
Eng. Luís Todo Bom agraciado com a medalha de ouro da Ordem dos Engenheiros no Dia Nacional do Engenheirohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/eng-luis-todo-bom-agraciado-com-a-medalha-de-ouro-da-ordem-dos-engenheiros-no-dia-nacional-do-engenheiro/


A Região Sul parabeniza o Eng. Luis Manuel Pêgo Todo Bom, Membro  Conselheiro, Especialista em Engenharia e Gestão Industrial e atualmente  Presidente da Mesa da Assembleia Regional Sul, que foi agraciado com a medalha  ouro da Ordem, o seu mais elevado galardão, na Sessão Solene do Dia Nacional do  Engenheiro 2022, no passado sábado, dia 26 de novembro, no Pavilhão do Mar da  cidade de Ponta Delgada.

]]>
Eng. Luís Todo Bom agraciado com a medalha de ouro da Ordem dos Engenheiros no Dia Nacional do Engenheiro2022-11-30
Jantar de Natal | Região Madeira | 2022https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/jantar-de-natal-regiao-madeira-2022/
O encontro contou com a presença do Senhor Bastonário, Eng. Fernando de Almeida Santos, e reuniu mais de 100 membros.

No convívio, para além de momentos de partilha e boa disposição, foram ainda destacados, entre os presentes, o membro mais antigo e o mais recente da Região Madeira e foi sorteada uma estadia a um dos participantes.

Aceda ao álbum completo do evento aqui.


]]>
Jantar de Natal | Região Madeira | 20222022-11-30
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 48https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/a-regiao-centro-informa-newsletter-semana-48-2/Com periodicidade semanal, a Newsletter da Região Centro apresenta notícias de especial relevo, uma síntese das próximas atividades a realizar na região, bem como outras de manifesto interesse para os membros da Ordem dos Engenheiros.


Consulte a seguinte edição da Newsletter da Região Centro (28-11-2022): Semana 48/2022
]]>
A Região Centro Informa - Newsletter | Semana 482022-11-29
Sessão Solene do Dia Nacional do Engenheiro em Ponta Delgada https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/sessao-solene-do-dia-nacional-do-engenheiro-em-ponta-delgada/

Realizou-se, no passado sábado, em Ponta Delgada (Açores), a Sessão Solene do Dia Nacional do Engenheiro. O evento juntou no Pavilhão do Mar cerca de 300 participantes.
Durante a cerimónia, a Ordem dos Engenheiros distinguiu como membro honorário a Universidade dos Açores, pelo seu papel de formação superior em Engenharia, e Paulo Moniz, ex-responsável pela organização na Região, com a Medalha de Prata. O engenheiro, professor e administrador empresarial Luís Todo Bom recebeu a Medalha de Ouro. Foram também homenageados os Engenheiros cujo título de Especialista e Conselheiro foi outorgado recentemente, os que atingiram os 50 anos de inscrição na Ordem e ainda os membros Estagiários com os melhores estágios em cada Especialidade.



Durante a Sessão Solene, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, apresentou os "três grandes desígnios" do seu mandato, a saber, "rejuvenescer e modernizar a Ordem, valorizar os engenheiros e contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, para depois alertar para os desafios que se colocam à Ordem: havendo mais de 200 mil formados em engenharia em Portugal e tendo a Ordem apenas 60 mil membros, "algo não está bem”. Por isso mesmo assumiu o compromisso de trabalhar para desenvolver "maior atratividade” para cativar os profissionais. 



O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, aproveitou a sua intervenção no Dia Nacional do Engenheiro (DNE) para afirmar que Portugal pode voltar a ser "relevante” através do mar por via da economia azul, apontando o potencial das ilhas dos Açores para serem "verdadeiros laboratórios do futuro também, e sobretudo, com e para a engenharia”. Por seu turno, o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, elogiou a Ordem pela "ousadia de descentralizar" o DNE e defendeu uma maior participação dos Engenheiros no aconselhamento de investimento dos Fundos Comunitários: "Se isso acontecer, teremos certamente decisões políticas mais sustentadas."


]]>
Sessão Solene do Dia Nacional do Engenheiro em Ponta Delgada 2022-11-29
Utilização de explosivos em meio urbano em debate na Região Sulhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/utilizacao-de-explosivos-em-meio-urbano-em-debate-na-regiao-sul/



O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no dia 24 de novembro, no auditório da Sede da Região Sul, com transmissão online, via Zoom, uma palestra/webinar subordinada ao tema "Utilização de explosivos em meio urbano”.

A palestra foi apresentada pelo Professor Eng. Carlos Dinis da Gama, membro conselheiro da OE, personalidade incontornável no panorama nacional e internacional na área da Mecânica de Rochas e Geotecnia Ambiental, com vasta experiência no desmonte de rocha em explorações e em obras de engenharia.

O orador abordou de modo objetivo exemplos de utilização de explosivos em obras de engenharia realizadas em meios urbanos, em escavações a céu aberto ou em subterrâneo e o equilíbrio entre as variáveis principais: as condicionantes provocadas pelos impactes ambientais criados, os custos envolvidos na construção e os prazos de execução das obras. 

Concluiu que todos os métodos de escavação são suscetíveis de utilização, sendo escolhidos os mais adequados a cada situação, através da análise benefício/custo aplicada às alternativas disponíveis e que a sua escolha, deverá ser feita em função de um critério consensual, sendo o mais utilizado o baseado na adoção da melhor tecnologia disponível sem envolver custos excessivos. 

Esta iniciativa contou com cerca de 160 inscritos, dos quais cerca de 30 presenciais comprovando a atualidade e interesse do tema.

Consulte aqui a apresentação

Aceda aqui à gravação



]]>
Utilização de explosivos em meio urbano em debate na Região Sul2022-11-28
Entrevista Açoriano Oriental | Bastonário da Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/entrevista-acoriano-oriental-bastonario-da-ordem-dos-engenheiros/]]>Entrevista Açoriano Oriental | Bastonário da Ordem dos Engenheiros2022-11-28Visita Técnica: ECM – Empresa de Cervejas da Madeirahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/visita-tecnica-ecm-empresa-de-cervejas-da-madeira/A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho de Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma Visita Técnica à ECM – Empresa de Cervejas da Madeira.

A iniciativa decorreu no dia 23 de novembro, com a participação de muitos colegas de várias especialidades, bem como de diversos estudantes da Universidade da Madeira que o Colégio pretendeu, com esta visita, cativar para a Ordem dos Engenheiros.

























A ECM é a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira e a única empresa cervejeira totalmente portuguesa. Conta já com mais de 150 anos de existência e é uma referência nacional no seu setor, no que diz respeito ao aproveitamento de recursos renováveis e de resíduos para ajudar à descarbonização da economia.

A visita foi orientada pelo Diretor de Manutenção, colega Luis Noronha e pelo Diretor de Produção/ "Brewmaster”, colega Nuno Branco, a quem o Colégio agradece toda a colaboração e disponibilidade.

A ECM instalou uma das maiores UPAC da Região, composta por cerca de 2500 painéis fotovoltaicos, com potência total instalada de 784 kW, que permite reduzir o consumo de energia solicitada à rede de distribuição em cerca de 25%.

O vapor utilizado nos processos produtivos é produzido por uma caldeira alimentada por estilha de madeira. A ECM é a única empresa cervejeira em Portugal que utiliza uma caldeira de vapor daquele tipo. A estilha utilizada provém da limpeza de resíduos florestais e remoção de plantas exóticas invasoras, prevenindo os incêndios e reduzindo a pegada ecológica da ECM.

A Visita Técnica foi a décima iniciativa dos primeiros oito meses de mandato do Conselho do Colégio, que terminou com algumas provas das bebidas gentilmente oferecidas pela ECM a todos os participantes.
]]>
Visita Técnica: ECM – Empresa de Cervejas da Madeira2022-11-24
Presidente da Região Sul é orador da 1ª Conferência de um ciclo de sessões promovidas pelo Departamento de Engenharia Civil da FCT | Nova https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/presidente-da-regiao-sul-e-orador-da-1-conferencia-de-um-ciclo-de-sessoes-promovidas-pelo-departamento-de-engenharia-civil-da-fct-nova/


Decorreu no dia 16 de novembro a Conferência sobre "A importância da formação académica no desempenho da profissão de engenharia civil”, organizada pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Nesta sessão, a primeira de um ciclo de três conferências, em colaboração com o Núcleo de Engenharia Civil, coube ao Eng. Fernando Pinho, docente do Departamento de Engenharia Civil na FCT | Nova, corresponsável pela organização destas sessões e Coordenador do Conselho Regional Sul de Engenharia Civil, na Região Sul, a apresentação do Presidente da Região Sul, Eng. Luís Machado e as boas-vindas a todos os alunos que massivamente aderiam a esta iniciativa a esta iniciativa.

Na sua intervenção, Luís Machado começou por apresentar uma retrospetiva sobre alguns dos engenheiros mais notáveis em Portugal, que muito contribuíram para o progresso da profissão e para o desenvolvimento do país, com obras de engenharia que ainda hoje marcam Portugal. E mostrando que não só entre portas a engenharia portuguesa é reconhecida, foram também apresentados alguns projetos de excelentes infraestruturas e peças arquitetonicamente ricas que se destacam em cidades no estrangeiro e que tiveram o cunho de engenheiros portugueses.


       


Luís Machado mostrou ainda alguns exemplos de como a engenharia pode contribuir nos estudos e análises, que estão na base da fundamentação de grandes decisões sobre infraestruturas, como é o caso do novo aeroporto de Lisboa, que está em estudo, e para o qual os engenheiros têm voz ativa na decisão a tomar.

Nesta conferência, os alunos, futuros engenheiros civis, tiveram ainda oportunidade de percorrer todas as fases da gestão integral de um projeto, desde a sua conceção, passando pelo projeto até à obra e sua finalização, mostrando como a engenharia é agregadora de um conjunto complexo e alargado de gestão que vai muito mais além dos cálculos e da obra.

Esta sessão terminou com um conjunto de perguntas e respostas, nas quais os alunos esclareceram as suas dúvidas, nomeadamente no que fiz respeito à formação, com as diferenças entre a licenciatura e o mestrado integrado e as respetivas possibilidades que ambos permitem, na vida profissional de um engenheiro.

 

]]>
Presidente da Região Sul é orador da 1ª Conferência de um ciclo de sessões promovidas pelo Departamento de Engenharia Civil da FCT | Nova 2022-11-23
Comunicado da Mesa da Assembleia Regional do Sulhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/comunicado-da-mesa-da-assembleia-regional-do-sul/


Consulte aqui o comunicado.
]]>
Comunicado da Mesa da Assembleia Regional do Sul2022-11-23
Portos, enoturismo e mestrados premiados no segundo dia das Rotas do Bastonáriohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/portos-enoturismo-e-mestrados-premiados-no-segundo-dia-das-rotas-do-bastonario/

O segundo dia das Rotas do Bastonário terminou hoje na Ilha Terceira com um Jantar-Debate, na Associação Agrária da Terceira. No evento, a delegação nacional da Ordem dos Engenheiros os Diplomas de Mérito aos 3 melhores alunos dos Mestrados de Engenharia e Gestão de Sistemas de Água, Engenharia Zootécnica e Engenharia Agronómica do Pólo da Ilha Terceira da Universidade dos Açores. O Pró-Reitor desta instituição de ensino Reitor esteve também presente.  Esta foi a terceira iniciativa do dia organizada no âmbito  das primeiras Rotas do Bastonário, que se organizam pela primeira vez nos Açores. 



Horas antes, a delegação liderada por Fernando de Almeida Santos visitou a vinha "À Volta do Vulcão”, na ilha do Pico, onde pode conhecer melhor a Engenharia inovadora aplicada a esta tradicional produção. 



De manhã, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, juntamente com os Vice-Presidentes da OE, e a Presidente e VP da Região Açores, visitaram a obra de construção do Porto das Lajes do Pico. Investimentos de mais de 160 mil euros, necessários para recuperar dos efeitos do Furacão Lourenço. Saiba mais aqui.
]]>
Portos, enoturismo e mestrados premiados no segundo dia das Rotas do Bastonário2022-11-23
Palestra: "Deteção de Toxinas em Bivalves e a Sua Relevância Para a Economia da Ria de Aveiro" https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/palestra-detecao-de-toxinas-em-bivalves-e-a-sua-relevancia-para-a-economia-da-ria-de-aveiro/A palestra será realizada em formato híbrido, ocorrendo presencialmente no Auditório da Delegação Distrital de Aveiro da OE e com transmissão online através do Zoom.
 
A proliferação de microalgas nocivas afeta a apanha e produção de bivalves nas zonas costeiras. Algumas espécies de fitoplâncton são produtoras de toxinas paralisantes de marisco (PSTs), que são particularmente preocupantes devido aos sintomas neurológicos, potencialmente fatais, que causam nos humanos.
Nesta palestra será apresentado e discutido o desenvolvimento de sensores potenciométricos, biossensores enzimáticos e sistemas de sensores como ferramentas expeditas de detecção de PSTs.
 
A palestra estará a cargo da mestre Mariana Raposo, que prepara o seu doutoramento neste tema. O trabalho está inserido no Centro de Estudos de Ambiente e Mar (CESAM) e decorre no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, orientado por Alisa Rudnitskaya, Maria João Botelho e Maria Tereza Gomes.
 
A entrada é livre mas está sujeita a inscrição através do Balcão Único - SiGOE.
 
Nota: Sendo o modo de realização híbrido (Presencial e Online), os participantes deverão indicar no ato de inscrição, no campo Observações, a opção "Presencial" ou "Online".]]>
Palestra: "Deteção de Toxinas em Bivalves e a Sua Relevância Para a Economia da Ria de Aveiro" 2022-11-22
Açores acolhem primeiras Rotas do Bastonário e Dia Nacional do Engenheirohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/acores-acolhem-primeiras-rotas-do-bastonario-e-dia-nacional-do-engenheiro/A Região Autónoma dos Açores será o palco das primeiras Rotas do Bastonário organizadas pela Ordem dos Engenheiros (OE), durante os dias 22 a 25 de novembro de 2022, e que levará o Bastonário, Fernando de Almeida Santos às ilhas do Faial, Pico, Terceira e São Miguel.
As Rotas do Bastonário são uma iniciativa da atual direção da Ordem dos Engenheiros, destinada a divulgar a real capacidade instalada em todo o País ao nível da Engenharia, dos projetos que melhor a representam nas suas diferentes especialidades e nos vários setores de atividade. A opção de lançar os Roteiros nos Açores resulta da convicção da Ordem sobre o potencial que os Açores têm no desenvolvimento e crescimento de Portugal. A iniciativa realiza-se num momento em que esta Região se prepara para receber um conjunto significativo de investimentos no âmbito do PRR, investimentos esses onde a Engenharia tem um papel essencial. Ao longo da semana de iniciativas, o Roteiro pretende conhecer e dar a conhecer as forças vivas da Região e os mais relevantes e inovadores projetos associados à Engenharia, nas áreas da agroflorestal e do agroalimentar, da energia, do setor da construção ou da academia daquele Arquipélago.  

O arranque desta iniciativa acontece no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Engenheiro (DNE) que decorrerão e na Ilha de São Miguel durante os dias 26 e 27 de novembro, comemorações essas que assinalam a criação desta associação profissional, a 24 de novembro de 1936, cumprindo assim, em 2022, 86 anos de existência.

Além das visitas locais promovidas pela Ordem e pela Região Açores da OE – mais informação no programa em anexo - o programa das Rotas e das Comemorações inclui reuniões institucionais e a participação das mais altas individualidades da Região, nomeadamente o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Inclui ainda a Assembleia Magna da Ordem, espaço de diálogo entre a Direção e os seus Membros, que decorre na Sede Regional da Ordem nos Açores, e pela Sessão Solene, momento de homenagem aos engenheiros portugueses, que se realiza no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.





PROGRAMA
DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO 2022
ROTAS DO BASTONÁRIO

22 a 27 DE NOVEMBRO, AÇORES

Dia 22
10:30 – Visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos 
12:30 – Almoço/debate com membros da Ordem
14:30 - Audiência com Secretário Regional do Mar e das Pescas

Dia 23
09:30 – Visita à obra de construção do Porto das Lajes do Pico 
12:00 – Visita às vinhas e prova de vinhos "À Volta do Vulcão”
19:30 - Jantar/Debate com membros da Delegação Insular de Angra do Heroísmo na Associação Agrícola da Terceira 
Entrega de Diplomas de mérito aos melhores alunos de Engenharia

Dia 24
10:00 - Visita à Base Aérea n.º 4, Base das Lajes (Ilha Terceira) 

Dia 25
09:00 – Visita de campo com o Presidente da Silviaçores e da Associação de Produtores Florestais de Açores 
10:00 – Visita à EDA-Eletricidade dos Açores 
11:30 – Visita à Lactaçores 
12:00 – Visita à Universidade dos Açores com encontro com Estudantes de Engenharia e entrega de Diplomas de Mérito

Dia 25
19h00 – AUDIÊNCIA | Câmara Municipal de Ponta Delgada 

Dia 26
10h30 – ASSEMBLEIA MAGNA | Sede da Região Açores da Ordem dos Engenheiros, Ponta Delgada
12h30 – Assinatura do Protocolo de reciprocidade OE – UNAICC

15h00
SESSÃO SOLENE - PARTE I
Boas vindas pela Presidente do Conselho Diretivo da Região Açores
Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada
Apresentação das Conclusões do Ano OE para a Engenharia e Saúde, Isabel Vaz, Comissária do Ano OE Engenharia e Saúde (intervenção online)
Apresentação das Conclusões do Ano OE para a Transição Digital, Sofia Vaz Pires, Comissária do Ano OE Transição Digital
Proclamação de novo Membro Honorário
Entrega de Medalha de Prata
Entrega de Medalha de Ouro
Intervenção do Bastonário da Ordem dos Engenheiros

16h30
PAUSA

17h00
SESSÃO SOLENE - PARTE II
Entrega de diplomas | Membro Conselheiro
Entrega de diplomas | Membros Especialistas
Entrega de diplomas dos 50 Anos de Inscrição na Ordem dos Engenheiros
Entrega do "Prémio Melhor Estágio 2022" | Intervenção de um dos premiados
Encerramento da Sessão Solene pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores


]]>
Açores acolhem primeiras Rotas do Bastonário e Dia Nacional do Engenheiro2022-11-22
Delegação Distrital de Santarém promoveu “Noite Temática: Responsabilidade Civil, Criminal e Disciplinar dos Atos de Engenharia”https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/delegacao-distrital-de-santarem-promoveu-noite-tematica-responsabilidade-civil-criminal-e-disciplinar-dos-atos-de-engenharia/

A Noite Temática sobre a responsabilidade civil, criminal e disciplinar dos atos de engenharia teve lugar na Delegação Distrital de Santarém, dia 11 de novembro.

O Eng. Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, moderou a sessão juntamente com o Eng. João Carvalho, Delegado Distrital de Santarém.
O Eng.º José Marçal da Silva - Presidente do Conselho Disciplinar da Região Sul e o Vogal do mesmo Conselho, o Eng.º Tiago Pinto Ribeiro, foram os oradores desta iniciativa, promovida pela Delegação Distrital de Santarém.
Com recurso a casos concretos e espaço para perguntas e respostas, a sessão registou o interesse e participação dos presentes.
Considerada a importância do conhecimento da legislação e das competências atribuídas aos engenheiros, esta iniciativa representou uma mais-valia para os participantes.

]]>
Delegação Distrital de Santarém promoveu “Noite Temática: Responsabilidade Civil, Criminal e Disciplinar dos Atos de Engenharia”2022-11-22