fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

12.as Jornadas de Climatização - "O AVAC na Reabilitação: nos Setores Residencial, Serviços e Indústria"

30 de Agosto de 2012 | Especializações


A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização, em colaboração com as secções nacionais da ASHRAE e da REHVA, vai promover no dia 25 de outubro de 2012, no auditório da sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, as 12.as Jornadas de Climatização.

Num ano em que a atividade no setor se ressente também da recessão e em que a atenção se volta sobretudo para a reabilitação dos edifícios existentes, este será também o tema principal do evento: O AVAC na Reabilitação: nos Setores Residencial, Serviços e Indústria. Embora com o natural foco nos sistemas de AVAC, o evento abordará também as óbvias interfaces com o edifício, com a arquitetura, e com outros sistemas técnicos. Será adotado um novo formato em que, após intervenções de enquadramento do tema nas suas três vertentes principais (AVAC, edifício e arquitetura), far-se-á um debate com projetistas,instaladores e fabricantes, com a possibilidade de intervenção de todos os participantes nas Jornadas.

Na segunda parte das Jornadas, continuando a tradição de publicação de material técnico atual em português na área da Climatização, será distribuído e discutido o manual da REHVA sobre um tema muito pertinente na reabilitação de edifícios, e com forte impacto nos sistemas de AVAC, traduzido para Português:"A Proteção Solar”, tema nem sempre bem compreendido e com implicações importantes com a arquitetura, a iluminação e o AVAC, também numa ótica de reabilitação, mas não só. O livro será apresentado por um dos seus autores,seguindo-se a intervenção do presidente da associação europeia de fabricantes de sistemas de sombreamento e da apresentação da perspetiva de um arquiteto sobre este tema.

Finalmente, neste ano em que se espera a publicação de nova regulamentação nacional para a eficiência energética nos edifícios (RCCTE,RSECE e SCE) para transposição da nova Diretiva Europeia EPBD, cuja proposta está presentemente em consulta técnica informal, a terceira parte das Jornadas será reservada a esta temática, focando também em particular as suas implicações na reabilitação dos edifícios existentes.


Consulte a página do Evento e Inscreva-se já »»»

Parceiros Institucionais