A Construção Naval em debate na Região Sul

01 de Junho de 2023 | Engenharia Naval

No âmbito da exposição de Maquetes de "Barcos e Pontes”, da autoria do Eng. João Paiva Nunes, o Conselho Diretivo da Região Sul em parceria com o Conselho Regional do Colégio de Engenharia Naval, promoveram a Conferência "Construção Naval – Um Setor em Movimento”, no passado dia 30 de maio.

O Bastonário, Eng. Fernando de Almeida Santos abriu a sessão, à qual se seguiram umas breves palavras do Presidente da Região Sul, Eng. António Carias de Sousa.

O Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval, Eng. Francisco Cunha Salvado, moderou esta iniciativa e apresentou o painel de oradores convidados.

Os temas centraram-se no navio e nas atividades de engenharia que com ele se relacionam, nomeadamente a atividade de estaleiro, nas vertentes de reparação, manutenção e transformação, a atividade de conceção e projeto, o papel das universidades e politécnicos na investigação e cooperação com a indústria na produção de conhecimento. Pela relevância e atualidade, o tema da descarbonização foi debatido do ponto de vista da academia e das agências de regulação, tendo ficado bem patente a proximidade cronológica de importantes metas, de implementação obrigatória pelos Estados, com impacto na indústria e nos consumidores.

No encerramento desta sessão, o Presidente da Região Sul destacou a importância, relevância e premência dos temas abordados, não só para os players diretamente envolvidos, mas também para a sociedade em geral.

Consulte aqui as apresentações: