fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

A Política Energética em Portugal e a Biomassa

18 de Novembro de 2019 | Especializações




Portugal está a reformular a sua política energética. 

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC) 2050 (recentemente aprovado pela RCM 107/2019) constitui a Estratégia nacional de desenvolvimento a longo prazo com baixas emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) à Comissão Europeia, de acordo com o Regulamento da União Europeia (UE) sobre a Governação da União da Energia e da Ação Climática.

O desenvolvimento do RNC 2050 foi feito em articulação com o Plano Nacional Energia e Clima (PNEC), que será o principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030, estabelecendo as novas metas nacionais de redução de emissões de GEE, de energia renovável e de eficiência energética em linha com o objetivo de neutralidade carbónica.

No RNC 2050 afirma-se que Portugal é um país com provas dadas em matéria de política climática, tendo cumprido com os objetivos definidos do Protocolo de Quioto, e está em linha de cumprimento com as metas definidas para 2020 de promoção das fontes de energia renovável. Mas será assim mesmo? 

No sentido de debater o tema, a  Comissão de Especialização em Energia irá promover, no próximo dia 16 de dezembro, a Palestra "A Política Energética em Portugal e a Biomassa”, sendo palestrante o Eng. Paulo Preto dos Santos (Secretário Geral da APEB, Coordenador Adjunto da Especialização da OE e CEO da Termogreen).

Aceda à página do evento »»»


Parceiros Institucionais