fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Cidades Inteligentes em destaque na Região Sul

27 de Novembro de 2017 | Engenharia Eletrotécnica


Realizou-se, no passado dia 14 de novembro, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, uma conferência subordinada ao tema "Conceito de Inteligência para a Cidade”, organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica. 

Esta iniciativa contou com uma significativa adesão por parte de membros de diversas especialidades e teve como oradores a Prof.ª Rosário Macário, Vice-Presidente do CERIS - Civil Engineering, Research and Innovation for Sustainability, a Dr.ª Mónica Diniz, chefe do Núcleo de Prevenção, Segurança e Relações Internacionais da Polícia Municipal da Câmara Municipal de Lisboa, o Prof. João Paulo Costeira, Professor Associado do Departamento de Eng. Eletrotécnica e de Computadores do IST, o Eng.º João Salgueiro, Diretor de Marketing da Thales para a Europa e o Prof. Francisco Rebelo, Professor Associado com Agregação e docente na Faculdade de Motricidade Humana da UL.  

A abertura da sessão coube ao Eng. Jorge Grade Mendes, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, que começou por dar as boas-vindas aos presentes, realçando de seguida, numa breve alocução sobre o tema da conferência, a sua oportunidade e atualidade face aos desafios permanentes que se colocam na criação das "cidades inteligentes”.

A Prof.ª Rosário Macário debruçou-se na sua apresentação sobre "A Cidade e a Mobilidade” realçando a mudança de paradigma que irá ocorrer. A inteligência da cidade e da sociedade faz-nos evoluir de uma lógica de propriedade para uma lógica de utilização, surgem novos conceitos como MaaS - Mobility as a Servic,  uma nova abordagem às políticas de mobilidade urbana, em que o enfoque passará da Mobilidade para o Acesso, numa lógica Origem-Destino, tendo sido referidas algumas das experiências percursoras da MaaS. 

A Dr.ª Mónica Diniz abordou o tema "As Expectativas dos Cidadãos” focando-se nas áreas da articulação Policia-Cidadãos, capacitação e promoção de parcerias locais para a segurança e a promoção do papel ativo dos cidadãos enquanto co-produtores de segurança no município de Lisboa, tendo sido apresentado depoimentos de vários cidadãos. Uma aproximação que irá contribuir para preparar o caminho para "Lisboa uma cidade inteligente”.

O Prof. João Paulo Costeira e o Eng.º João Salgueiro fizeram uma apresentação conjunta sobre a "Tecnologia como Caminho para a Inteligência” em que foram apresentados vários exemplos de padronizações possíveis a partir do processamento de grandes quantidades de dados que se conseguem muitas vezes obter através de aplicações disponíveis da Internet. Metodologias adotadas por grandes "players” industriais, como a Thales, e que possibilitam dar resposta aos novos paradigmas nomeadamente em soluções centradas no cidadão foram também apresentadas.

O último orador, o Prof. Francisco Rebelo, abordou o tema "Alcançar e Envolver o Cidadão” referindo a importância da Ergonomia e do Fator Humano nos desafios associados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para dar resposta ao conceito de inteligência para a cidade. Apresentou ainda alguns estudos desenvolvidos no Laboratório de Ergonomia da Universidade de Lisboa, relacionados com a motivação para envolver o utilizador através de recompensas intrínsecas e extrínsecas, que promovam a aceitabilidade da tecnologia pelo cidadão. 

Durante esta conferencia ficou bem evidenciado que cidades inteligentes são cidades com serviços mais eficientes, otimização de recursos, maior segurança, mobilidade mais fluída, maior conhecimento do que está disponível, melhor sustentabilidade ambiental, entre outros, resultando numa mudança de paradigma em que o foco no cidadão é fundamental se atendermos, como se prevê, que as cidades tenham nos próximos anos, um crescimento continuo e acelerado. 

A sessão terminou com um debate bastante participativo, comprovando o interesse e relevância deste tema.

Consulte as apresentações dos oradores aqui

Consulte aqui as biografias dos oradores

Parceiros Institucionais