fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Fórum – A Floresta de que Precisamos

Transmissão em direto

17 de Outubro de 2016 | Engenharia Florestal


Transmissão em direto »»»»

Ciclicamente, Portugal é confrontado com situações catastróficas resultado da ocorrência de incêndios que trazem para a ribalta o tema da floresta.

Estes são tempos onde todos, do anónimo cidadão comum aos mais altos responsáveis do país, têm direito ao seu momento de opinião. Esta súbita e exacerbada exposição mediática lança sobre a opinião pública um manancial de informação que nem sempre contribui para uma ideia correta sobre o que deve ser a nossa floresta.

A pressão para que algo se faça é enorme e as soluções que emergem da atuação política, na difícil procura do equilíbrio entre o reconhecimento social e a valia técnica e ambiental, têm ficado muito aquém do que poderia ser a política florestal nacional.

O Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a Universidade de Lisboa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a FORESTIS – Associação Florestal de Portugal e a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, pretende contribuir para que o futuro da nossa floresta seja construído sobre soluções racionais, com uma consistente base técnica, que reforcem o seu potencial produtivo, garantam o seu valor ambiental e assegurem a sua dimensão social.

Assumindo o pressuposto base de que não existe uma única floresta em Portugal, tão bem evidenciado na Estratégia Florestal Nacional de 2006, e conscientes de que só um setor participado, forte e unido pode impulsionar o salto qualitativo que há tanto desejamos, o Colégio de Engenharia Florestal organiza o fórum "A Floresta de que Precisamos".

Este fórum terá um formato inovador, com duas sessões regionais, Norte e Sul, e uma sessão final em Lisboa, que integrará e dará conhecimento das reflexões e recomendações regionais.

Pretende-se assegurar uma discussão aberta e participada, que identifique, no âmbito dos inúmeros estudos e planos estratégicos já produzidos e no mais atual conhecimento científico e opções de gestão, um conjunto de recomendações prioritárias de política florestal. Para isso, convidámos especialistas e investigadores capazes de trazer à discussão o que pode fazer a diferença no futuro da floresta em Portugal.


- Consultar Agenda »»»»

- Sessão Regional Sul | 11 de outubro | Observatório do Sobreiro e da Cortiça | Coruche »»»»

- Sessão Regional Norte | 12 de outubro | Sede Regional da Ordem dos Engenheiros | Porto »»»»

Parceiros Institucionais