Reindustrialização - O Caso Português

Tema II - A Política de Ciência e Tecnologia e a Ligação Universidades-Empresasa

23 de Abril de 2014 | Especializações

A nossa atual oferta de bens e serviços transacionáveis não nos garante a trajetória de convergência com a União Europeia. Se não houver coragem para criar um ecossistema favorável à competitividade empresarial e à criação do emprego, a vida social agrava-se dramaticamente.

A grande preocupação da política económica terá de corresponder, assim, à questão da competitividade.

Em meados dos anos noventa, a Agricultura e a Indústria representavam quase 30% do PIB. Hoje, representam apenas 16%. Há que voltar a pensar nas atividades produtivas, reindustrializando o País. Mas reindustrializar o País nos dias de hoje não significa voltar aos modelos do passado, assentes na mão-de-obra barata. Significa, sim, aderir ao modelo da Economia do Conhecimento, injetando saber e engenheiros nas nossas empresas.

Um novo Programa de Apoio à Indústria e aos Bens Transacionáveis bem concebido e eficientemente aplicado será, sem dúvida, decisivo para que as apostas no crescimento sejam bem-sucedidas.

De acordo com estas premissas, justificadas pela sua oportunidade e atualidade, a Comissão Executiva da Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros vai organizar um Ciclo de Conferências dedicado ao tema "Reindustrialização – O Caso Português”.

Para além da promoção do debate, é objetivo da iniciativa coligir e estabilizar a informação sobre esta questão, decisiva para o nosso desenvolvimento, que sirva de referencial para futuras análises sobre as medidas de Política Industrial mais ajustadas ao reforço da Competitividade da Economia Portuguesa.

Conferências programadas:

1.    O conceito da Reindustrialização (realizada a 15 de abril de 2014)
2.    A política de Ciência e Tecnologia e a ligação Universidades-Empresas (20 de maio às 18h00)
3.    Fomento Industrial e novos clusters (24 de junho às 18h00)

Nesta segunda Conferência será abordada a política de Ciência e Tecnologia e a ligação Universidades-Empresas e a sua relevância na Reindustrialização do País.

O Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, encerra o Ciclo de Conferências, a 24 de junho.

Aceda à Página do evento e inscreva-se já.