Sessão de Esclarecimento “Aeroporto da Portela + Montijo”

16 de Março de 2017 | Geral

O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a Comissão da Especialização em Transportes e Vias de Comunicação, promove, a 24 de março, no Grande Auditório do LNEC, uma Sessão de Esclarecimento sobre o alargamento da capacidade aeroportuária de Lisboa.

A sessão tem confirmada a participação do Ministro do Planeamento e Infraestruturas, bem como das principais entidades com relevância no setor aeroportuário em geral e daquelas que têm envolvimento direto na solução a encontrar para a expansão do aeroporto Humberto Delgado, nomeadamente instituições oficiais, empresariais e autárquicas.

A oportunidade deste primeiro grande debate nacional em torno deste tema decorre da assinatura recente de um memorando, protagonizada pelo Governo Português e pela ANA – Aeroportos de Portugal, com vista à expansão da capacidade aeroportuária da capital portuguesa. Aquele documento prevê que os estudos a realizar pela ANA venham a confirmar que a Base Aérea do Montijo possa ser a melhor solução para complementar o aeroporto Humberto Delgado.

Estes estudos terão que abordar não só as questões aeronáuticas, como as questões de acessibilidade, ambas conjugadas com as implicações ambientais, sendo recomendável que não deixem de equacionar as alternativas já estudadas e os custos e cenários de financiamento associados.

É, assim, desejável e oportuno ouvir as diferentes entidades envolvidas, ou a envolver no processo de decisão, por forma a que a sociedade possa ter uma perspetiva conjunta das condicionantes e eventuais implicações desta solução, identificando igualmente oportunidades e desafios que se coloquem à engenharia.

Pretende-se, pois, contribuir para uma visão informada e atualizada sobre esta matéria, esperando-se da parte dos oradores convidados a informação indispensável para uma correta análise do investimento.