Sistemas de Gestão e Troca de Energia - Articulação com a norma ISO 50001 e com as necessidades de balanceamento da rede

17 de Janeiro de 2018 | Geral

A Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros propõe-se a organizar um conjunto de palestras com o objetivo de dar a conhecer alguns conceitos modernos ligados a tecnologias energéticas, que vão ser apresentados por técnicos que desenvolvem atividades ligadas a essas tecnologias e à sua aplicação, em diferentes empresas.

A finalidade é tripla, já que, para além dos conceitos, procura-se dar a conhecer pessoas e empresas ligadas a atividades em que esses conceitos são aplicados. As primeiras palestras abordarão os seguintes temas:

- Sistemas de Gestão e Troca de Energia;
- Motores Elétricos (mais) Eficientes;
- Contratos de Desempenho Energético.

A primeira palestra será sobre o tema "Sistema de Gestão e Troca de Energia - Articulação com a norma ISO 50001 e com as necessidades de balanceamento da rede”. Realizar-se-á a 25 de janeiro de 2018 sendo o palestrante o Eng. José Basílio Simões.

Os mercados europeus da energia dão cada vez mais prioridade à produção renovável e distribuída, bem como a soluções de gestão automática da procura como forma de assegurar maior segurança no fornecimento e redução de custos. É a chamada Transição Energética.

Nesta palestra apresentar-se-ão ferramentas tecnológicas e casos de uso resultantes da experiência recente da VPS – Virtual Power Solutions, spin-off da ISA, que ao mesmo tempo que dão suporte à implementação da ISO 50001, contribuem para o balanceamento da rede e para que as chamadas smart utilities possam criar comunidades de troca de energia (Internet da Energia).

Aceda à página do Evento »»»