Webinar sobre Barreiras Dinâmicas promovido na Região Sul

03 de Novembro de 2020 | Engenharia Geológica e de Minas

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no dia 29 de outubro, um Webinar subordinado ao tema "Barreiras Dinâmicas - Proteção contra a queda de blocos", exemplo de aplicação numa pedreira.

O tema deste Webinar versou sobre um projeto para proteção contra a eventual queda de blocos com recurso a barreiras dinâmicas para uma pedreira da empresa Cimpor, tendo sido apresentado de forma notável pelos elementos da equipa projetista, Eng.ª Sónia Pinto e Dr. Nuno Nogueira, da empresa TETRAPLANO - Engenharia, Lda.

A abertura da sessão foi efetuada pelo Eng. Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e pelo Eng. Joaquim Ferreira da Costa, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas.

O Dr. Nuno Nogueira iniciou a apresentação fazendo uma resenha das fases prévias do projeto, da geologia da pedreira e do local, em particular, para onde o empreendimento foi concebido. A Eng.ª Sónia Pinto desenvolveu a sua exposição de um modo didático e ilustrado, distinguindo, com a exibição de exemplos, prevenção e proteção no âmbito da estabilização de taludes, tendo concluído com uma explicação clara, esclarecedora e objetiva do funcionamento do sistema das barreiras dinâmicas da obra em apreço, desde a fase de projeto até à execução.

Assistiram a esta iniciativa 104 participantes, comprovando assim a atualidade e interesse do tema.

Consulte a gravação da sessão aqui

Apresentação: Tetraplano