5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

2.ª Jornada de Reciclagem e Valorização de Resíduos - Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

O Colégio de Engenharia do Ambiente, o Colégio de Engenhariade Materiais e a Divisão Técnica de Metalurgia Extractiva e Reciclagem da SPM, organizaram uma Jornada de Reciclagem e Valorização de Resíduos, nodia 30 de Março, no Auditório da Ordem dos Engenheiros.Esta 2.ª Jornada foi dedicada aos Resíduos de Equipamentos Eléctricos eElectrónicos (REEE).

Enquanto problemas actuais, a prevenção, reutilização e reciclagem de resíduosfazem parte das preocupações ambientais que estão presentes no nosso dia-a-diae em tudo o que se relaciona com as actividades humanas. No que respeita aosprocessos industriais, tal implica a optimização do ciclo de vida dos produtos,desde as matérias-primas, passando pelos materiais na sua forma final,componentes, produto obsoleto, até ao processamento em fim de vida.

A optimização dos processos de fabrico, objectivando a correcta utilização dosrecursos usados e a subsequente minimização na geração de desperdícios é crucialpara a competitividade das empresas. A valorização de resíduos assumeigualmente um papel significativo numa perspectiva económica, ambiental esocial. Com a implementação de várias directivas europeias que regulamentam osfluxos de várias fileiras de resíduos, que impõem responsabilidades na suagestão e definem taxas de reciclagem, será de esperar, nos próximos anos, umacréscimo significativo das actividades industriais no domínio dareciclagem/valorização.

Atendendo à importância destas temáticas, os Colégios de Engenharia do Ambientee de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros encontram-se a organizaruma série de Jornadas sobre prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos. Osector dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) constituihoje um dos maiores desafios, na medida em que o aumento de consumo decomputadores, telemóveis, televisores e outros electrodomésticos conduz a umcrescimento acelerado do lixo electrónico em todos os países.

Foi realizado um esforço notável no sentido de conhecer e estimar asquantidades destes resíduos que são produzidos, bem como de criar e incentivara criação de unidades que promovam a reciclagem dos REEE. A Jornada agoraorganizada e que teve lugar no dia 30 de Março propõe-se contribuirpara o conhecimento e divulgação das actividades das entidades gestoras e dosoperadores de reciclagem envolvidos neste sector.
  • Leonor Amaral (Vogal do Colégio de Engenharia do Ambiente)
  • Manuela Oliveira (Vogal do Colégio de Engenharia de Materiais)
  • Carlos Nogueira (Coordenador da Divisão Técnica de Metalurgia Extractiva eReciclagem da SPM)