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Prémio SECIL

Prémio Secil Arquitectura 2010 atribuído à Casa das Histórias Paula Rego - Arquiteto Eduardo Souto Moura distinguido

A cerimónia de entrega dos Prémios SECIL decorreu no dia 12 de Dezembro de 2011, no Teatro Nacional D. Maria II, contou com a presença da Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Dra. Assunção Cristas, do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco José Viegas, do Secretário de Estado Administração do Património e Equipamentos do Ministério da Justiça, Eng. Fernando Santo, do Presidente da Ordem dos Arquitectos, Arq. João Belo Rodeia, do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos, premiados, membros do Júri, parceiros, clientes, colaboradores, entre muitos outros.

O grande momento da tarde aconteceu com a entrega do Prémio Secil Arquitectura 2010 ao Arq. Eduardo Souto Moura, com o projeto da Casa das Histórias Paula Rego, pela Ministra do Ambiente e Território, Assunção Cristas.


Prémio Secil Universidades

O Prémio Secil destaca não só a qualidade de obras excecionais, mas também projetos de estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil que se começam a revelar como futuros profissionais de sucesso nas suas áreas de estudo.
Nesta edição foram premiados 3 trabalhos no concurso de Engenharia Civil e 5 projetos de alunos de Arquitetura.

O Prémio Secil Universidades Engenharia Civil 2010 foi atribuído a:

Projeto: Ponte pedonal sobre a Via Estruturante

Autor: Pedro Seixas Duarte (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)

Projeto: Construção em vidro estrutural. Comportamento estrutural vigas mistas vidro-GFRP
Autor: Luís Guilherme Valarinho (Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa)

Projeto: Comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária de pequeno vão para Tráfego de Alta Velocidade
Autor: Luís Diogo Moreira da Silva (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)

Ano após ano o Prémio Secil Universidades distingue o que de melhor se faz no âmbito do ensino da Arquitetura e Engenharia Civil em Portugal, incentivando a qualidade do trabalho académico dos jovens estudantes.




Prémio Secil de Engenharia Civil 2009 atribuído ao Molhe Norte da Barra do Douro - Engenheiro Fernando Silveira Ramos distinguido

A Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, SA e a Ordem dos Engenheiros anunciam que o Prémio Secil de Engenharia Civil 2009 foi atribuído pelo Júri ao Molhe Norte da Barra do Douro, uma obra da autoria do Engenheiro Fernando Silveira Ramos. Este galardão, reconhecido como o Prémio de referência da Engenharia portuguesa, distingue, de dois em dois anos, a mais significativa solução de engenharia concretizada no biénio em análise.
O Prémio Secil de Engenharia Civil visa promover o reconhecimento público de autores e de obras que, incorporando o material primordial da atividade da SECIL – o cimento –, constituam peças significativas no enriquecimento da engenharia portuguesa. A obra agora premiada é uma estrutura construída na margem norte da embocadura do rio Douro para resistir à ação direta das ondas de tempestade e das correntes das grandes cheias, onde estão incorporados mais de 65.000 m3 de betão e 2.500 toneladas de aço.
Para o Eng.o Fernando Silveira Ramos, a conquista do Prémio Secil, que classifica como "o Nobel da engenharia em Portugal”, foi acolhida com reforçadas razões de satisfação pessoal, dado que a obra distinguida exigiu "mais de 10 anos de trabalhos e de lutas, principalmente de lutas”, realçando também "as dificuldades próprias de um programa ambicioso que combinava exigências hidráulicas, sedimentares, estruturais, paisagísticas, de navegação e de integração urbana”.
O autor da obra premiada faz questão de salientar que se tratou "de um trabalho coletivo” concretizado por "uma equipa técnica de projeto e consultoria coesa e multidisciplinar”, enunciando, entre as principais bandeiras deste projeto, "a vitória da imaginação e da inovação na obra de engenharia sobre o habitual pragmatismo cinzento e repetitivo”, bem como "a transformação do ‘forte e feio’ molhe costeiro num equipamento urbano e lúdico de qualidade e de utilização pública”.
O Júri considerou que, das restantes candidaturas apresentadas, são de destacar as referentes ao Viaduto de Vila Pouca de Aguiar e Estação do Terreiro do Paço.

Uma obra notável

O Molhe Norte da Barra do Douro integra-se num conjunto de obras na embocadura do estuário, cuja coerência e comportamento hidráulico e sedimentar são determinantes para o seu êxito. 
Alguns conceitos de sustentabilidade ambiental e de utilização urbana e lúdica desta obra marítima assumiram também especial relevância nalgumas opções efetuadas.
Os estudos, os projetos e as obras foram efetuados na sequência dum concurso público internacional de conceção/construção, acompanhado por uma comissão técnica independente e a solução seleccionada validada por ensaios em modelo reduzido e matemático no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Tendo o IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. como dono de obra, a conceção geral das intervenções na barra do Douro esteve a cargo dum consórcio projetista liderado pelo Eng. Fernando Silveira Ramos e o desenvolvimento do projeto do Molhe Norte a cargo da Consulmar - Projectistas e Consultores, Lda. A construção da obra foi da responsabilidade da Construtores dos Molhes do Douro-ACE (Somague Engenharia/Irmãos Cavaco) e a sua fiscalização realizada pela DHV-Tecnopor/DHV-Fbo.

Os objetivos principais da intervenção na barra do Douro eram melhorar as condições de segurança das embarcações no canal da Barra, proteger as zonas marginais da Cantareira e do Passeio Alegre da ação destrutiva das ondas e correntes e facilitar a auto-limpeza do canal, diminuindo o esforço das dragagens de manutenção.
Estes objetivos deviam ser atingidos tendo como preocupação minimizar o impacte ambiental sobre o Cabedelo e Bacia de S. Paio e o impacte visual das intervenções sobre as zonas urbanas adjacentes, bem como contribuir para a estabilidade das praias a jusante da Barra do Douro. 
Para concretização desta obra foram prefabricados vários tipos de peças de betão armado, aduelas e caixotões, sendo de salientar a execução por deslize, em doca flutuante, no interior do Porto de Leixões, de 16 caixotões de grandes dimensões, alguns deles com cerca de 26 x 15 x 15 m.
Estes caixotões foram transportados um a um em flutuação, em mar aberto, durante cerca de 5 quilómetros. Foram então afundados no local, sobre uma base regularizada por mergulhadores, rigorosamente colocados justapostos e selados contra o fundo rochoso, formando a infra-estrutura do Molhe Norte que, no final e em conjunto com o troço construído em aduelas, atinge cerca de meio quilómetro de comprimento. Esta infra-estrutura foi depois reforçada e completada já no local com uma superstrutura em betão, que no seu interior tem moldada uma galeria técnica, situada imediatamente abaixo do coroamento do Molhe, que garante o acesso ao Farol mesmo em condições de mau tempo.
Com a solução encontrada foram criados dois circuitos pedonais ligando a cabeça do novo Molhe ao Passeio Alegre. Um, no nível superior da estrutura, utilizável só em situações de bom tempo, e outro, no nível inferior, por uma galeria técnica dotada de vigias sobre o canal de entrada, utilizável em más condições de mar. Estes circuitos são interligados numa extremidade pelo interior do Farol e, na outra extremidade, pelo enraizamento do Molhe.
As soluções foram, desde início, muito criativas e inovadoras em todas as frentes de desenvolvimento do projeto, traduzidas nos conceitos e nos pormenores, na tecnologia, na integração urbana e na sustentabilidade ambiental.
Estas características estiveram especialmente presentes em dois momentos. Primeiro no trabalho coletivo e criativo de conceção geral (na preparação do concurso de conceção/construção) e, depois, no trabalho rigoroso, inovador e multidisciplinar de desenvolvimento das soluções estruturais e de construção, com especial referência aos trabalhos subaquáticos.

Prémio Secil Universidades

O Prémio Secil Universidades, galardão que a Secil promove junto das Universidades portuguesas com o objetivo de incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitetura e Engenharia Civil, distinguiu em 2009 sete projetos.

O Prémio Secil Universidades Engenharia Civil 2009 foi atribuído a:

Projeto: Reabilitação e Reforço do Quartel dos Bombeiros das Lages do Pico 
Autor: João Pedro Guilherme Alves (Instituo Superior Técnico) 

Projeto: Construção de Edifícios em Meio Aquático
Autor: José Pedro Silva Ferreira (Instituto Superior Técnico)

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