5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Conferência Reabilitação Urbana, Desafios e Oportunidades

Na Madeira, à semelhança do caminho que vem sendo trilhado em Portugal Continental e na Europa, o futuro da construção terá de passar pela reabilitação e conservação do património edificado e pela revitalização dos tecidos urbanos históricos.

Tomar conhecimento das boas práticas neste domínio, das novas estratégias que envolvem o Estado, dos novos modelos de financiamento e da publicação de nova regulamentação sobre a matéria é um imperativo, tendo em consideração a sua importância para a qualidade de vida dos cidadãos e para o Turismo, atividade determinante na economia da Região.

Aos engenheiros e arquitetos, exige-se hoje nesta área uma visão multidisciplinar, integradora de diferentes abordagens especializadas. Aos agentes políticos, promotores, proprietários e investidores a necessária informação sobre este assunto.

Sensibilizar todos estes intervenientes para o tema foi o objetivo da conferência co-organizada pelas estruturas regionais da Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Arquitetos e ASSICOM que teve lugar no Funchal, no passado dia 22 de Maio, sob o título «Reabilitação Urbana, Desafios e Oportunidades».

Com efeito, numa ilha onde o sector da reabilitação urbana é ainda incipiente, importa não só dar a conhecer algumas das experiências levadas a cabo noutras cidades portuguesas, bem como lançar a discussão ao nível técnico e político.
Participaram nesta conferência cerca de 400 pessoas, entre técnicos, investidores/promotores imobiliários, construtores, entidades bancárias e responsáveis políticos do setor.