5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Ecodesign e o Setor de AVAC em Portugal

Esta sessão teve como orador convidado o Dr. Robert Nuij da DG Energy da Comissão Europeia que nos falou sobre Políticas europeias e iniciativas para o Ecodesign e Etiquetagem energética (European policies and initiatives for Ecodesign and Energy Labelling). A sessão decorreu no dia 29 de junho no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. Foram entidades apoiantes e participantes: DGEG, ADENE e ASAE.

O Programa teve ainda a participação de empresas do segmento importação/distribuição no painel de debate para análise da experiência em curso nos domínios em discussão:

ENER Lote 2 - Aparelhos de aquecimento de água;
ENER Lote 6 – Sistemas de ar condicionado e ventilação para o setor terciário;
ENER Lote 10 – Ventilação e aparelhos de condicionamento de ar para o setor da habitação;
ENER Lote 11 – Motores elétricos, bombas, circuladores para edifícios e ventiladores;
ENER Lote 21 – Equipamentos para aquecimento central que utilizem ar quente para distribuição de calor.

O evento ao incluir temas de interesse relevante para engenheiros projetistas, peritos qualificados, empresas e técnicos em geral do setor de AVAC, proporcionou certamente um ambiente profícuo para análise e reflexão sobre as exigências resultantes da Diretiva Ecodesign 2009/125/EC de 21 de outubro, relativa à criação de um quadro para definir os requisitos de conceção ecológica dos produtos relacionados com o consumo de energia.