5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Sessão de Esclarecimento “Aeroporto da Portela + Montijo”

Da Sessão de Esclarecimento promovida a 24 de março pela Ordem dos Engenheiros (OE) sobre a solução "Portela + Montijo", que o Governo equaciona para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, resultou claro que o Executivo apostará neste projeto, após confirmada a sua viabilidade em termos ambientais, dada a urgência de uma resposta à sobrelotação a curto prazo da Portela e por entender que corresponde à resposta financeiramente mais viável para o País. À Ordem, através do seu Bastonário, do Coordenador da Especialização em Transportes e Vias de Comunicação e do Eng. António Brito, representante do Colégio de Engenharia do Ambiente, competiu promover o debate entre os agentes implicados no processo e levantar as questões que preocupam a comunidade técnica.

O Bastonário, Eng. Carlos Mineiro Aires, iniciou a sessão dirigindo ao Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Dr. Pedro Marques, as principais dúvidas que nesta fase ainda subsistem na comunidade técnica e na Sociedade.

Foi tido em conta o estudo anterior do LNEC? Foram consideradas alternativas à Portela + Montijo? Quem suporta o investimento? Há esforço público? Foram realizados estudos de custo-benefício? O Campo de Tiro de Alcochete foi liminarmente excluído? É indispensável construir a terceira travessia do Tejo? Os estudos de impacte ambiental foram realizados?

O Ministro confirmou que o projeto avançará, caso os estudos de impacte ambiental se revelem favoráveis, por questões de urgência na tomada de uma decisão que complemente a Portela e por se tratar de "uma solução sustentável do ponto de vista financeiro”.

As entidades oficiais convidadas a intervir demonstraram a viabilidade do projeto, no entanto foram ainda muitas as dúvidas lançadas pela assistência, não só relacionadas com a questão ambiental, mas sobretudo com a longevidade da solução Montijo, ficando patente que a opção pelo Montijo em alternativa ao Campo de Tiro de Alcochete, amplamente estudado, é não só uma solução transitória, como poderá ficar saturada em muito pouco tempo.

Às vozes dos técnicos juntaram-se as dos pilotos, bem como dos municípios da margem sul do Tejo, com exceção da autarquia do Montijo.

Consultar programa »»»

Aceda às fotografias do evento »»»