5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Conferência "Solos Saudáveis e Gestão Sustentável do Solo"

O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem dos Engenheiros (OE), a Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente (AEPSA) e a Associação Técnica para o Estudo da Contaminação do Solo e Água Subterrânea (AECSAS) organizaram, no dia 20 de janeiro, uma conferência dedicada ao tema "Solos Saudáveis e Gestão Sustentável do Solo".

Esta conferência teve por objetivo chamar a atenção para a importância dos solos saudáveis e para a necessidade de promover práticas sustentáveis de gestão dos solos. Globalmente, cerca de um terço dos solos encontram-se degradados devido a práticas de gestão não sustentáveis, entre as quais a contaminação química. A gestão sustentável de solos contaminados implica a definição de valores de fundo natural estabelecidos regionalmente e a avaliação das concentrações dos contaminantes de forma a identificar os sítios contaminados. A sua remediação deve fundamentar-se na avaliação do risco para a saúde humana e os ecossistemas.

A Comissão Europeia, como parte da sua Estratégia de Proteção do Solo da UE para 2030, anunciou a intenção de lançar a Lei dos Solos Saudáveis em 2023, de forma a melhorar significativamente o estado dos solos até 2050 e a dar-lhes o mesmo estatuto de proteção de que atualmente gozam as águas e o ar, a nível comunitário.

As empresas do setor privado, as universidades e as organizações da sociedade civil com relevância na proteção do solo são instadas a participar ativamente na discussão desta temática, a integrar os princípios da gestão sustentável dos solos nas suas políticas internas e a facilitar o desenvolvimento de competências e a troca de conhecimentos.

> Keynote Speaker
Humberto Delgado Rosa, Diretor para a Biodiversidade na Direção Geral do Ambiente da Comissão Europeia, responsável pela unidade de Gestão e Uso do Solo »»»