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Faseamento Construtivo e Escoramento

A construtibilidade do Edifício dos Auditórios constituiu um dos principais desafios para toda a equipa envolvida no projecto e na construção da Casa da Música. A estabilidade das paredes inclinadas durante a construção e o facto da estrutura só ser estável no seu conjunto, isto é, após conclusão de toda a casca exterior, obrigaram a um estudo específico do faseamento construtivo de toda a estrutura, que dependia, naturalmente, da sequência de construção prevista pelo empreiteiro, em função dos seus meios de produção.

Este estudo foi antecedido pela definição, com o construtor, do tipo de escoramento e cofragem a utilizar, fortemente condicionado pela estereotomia definida pela arquitectura, oblíqua relativamente às juntas de betonagem. A solução encontrada tem por base duas malhas de estrutura independentes – uma estrutura principal, metálica, vertical, que dava apoio à estrutura secundária, de madeira, oblíqua, sobre a qual se apoiavam os painéis de cofragem propriamente ditos. Esta estrutura possibilitava a obtenção da estereotomia pretendida, assegurando o rigor da continuidade das linhas de cofragem definidas e permitia a desmontagem dos níveis de cofragem inferiores, de modo a reduzir o tempo de permanência do equipamento de cofragem em obra.

Nesse sentido, com base no plano de trabalhos inicial do empreiteiro, que definia a sequência de operações de betonagem por ele previstas, foram definidas no Edifício 88 fases de construção cuja estabilidade foi estudada individualmente. Neste estudo, houve que dedicar atenção particular ao chamado painel 13 (o mais inclinado) e a todo o sector Sul pela grande dimensão das peças em causa e pelo elevado número de fases abrangido por cada uma.

 

As reais condições de execução da obra, em termos de faseamento, foram determinando ajustes do estudo da estabilidade da estrutura durante a construção, tendo-se constatado que, em diversas situações e por questões de logística, o empreiteiro acabou por optar pela manutenção do escoramento até fases mais tardias da obra.


 

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