fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

O Futuro Energético em Portugal

O futuro de Portugal depende em grande parte das opções de política energética que forem tomadas nos próximos tempos.

Essas opções são inadiáveis e têm que ser definidas no pressuposto de que a competitividade da economia exige energia a preços convenientes, produzida e distribuída com segurança, salvaguardando a sustentabilidade e fomentando a competitividade nacional.

Nesta linha de orientação, decidiram a Ordem dos Engenheiros, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a AIP – Associação Industrial Portuguesa – Confederação Empresarial e a CIP – Confederação da Indústria Portuguesa promover uma conferência de alto nível destinada a abrir um debate em que participam os intervenientes nas diversas formas de produção e distribuição, os reguladores e os utentes.

A Conferência, que se realiza no próximo dia 21 de Abril, das 9h00 às 18h30, no Museu de Electricidade, em Lisboa, divide-se em dois grandes capítulos.

Na identificação do problema, será feita uma reflexão sobre a política europeia de energia e ambiente, o contexto energético internacional e a melhoria da eficiência energética nos edifícios, nos transportes e na indústria são os temas a focar no plano da identificação do problema energético.

Intervêm no debate representantes da Comissão Europeia e da Agência Internacional de Energia e Luís Mira Amaral, que abordará a questão da evolução do sistema energético e o caso português.

No plano das propostas e das soluções, serão apontados caminhos a seguir para uma melhor eficiência energética nos edifícios, nos transportes e na indústria – debate em que intervêm Borges de Gouveia, José Manuel Viegas e Clemente Pedro Nunes.

A oferta de uma energia mais limpa é o tema da intervenção de Rafael Miranda Robredo, CEO da Endesa e Vice-Presidente Honorário do Club Español de Energia, a que se seguem as opiniões de especialistas em matéria de energia para os transportes: Pedro Sampaio Nunes falará sobre o biodiesel e bioetanol, Fernando Bianchi de Aguiar avalia a sustentabilidade na produção de biocombustíveis e Pedro Sena da Silva intervém sobre veículos eléctricos.

Por fim, uma mesa redonda com a participação de Carlos Matias Ramos (Presidente do LNEC), Carlos Alegria (IST), António Pontes (Martifer), Victor Baptista (REN) e Joaquim Pina Moura (Iberdrola) em que se vai discutir as energias renováveis (grande e pequena hídrica; biomassa e eólica; e solar e ondas), o gás natural, o carvão limpo e o nuclear.

16 de Outubro de 2010

Apresentação: Pawel Olejarnik

World Energy Outlook 2008 Download

16 de Outubro de 2010

Apresentação: Clemente Pedro Nunes

O Futuro Energético em PortugalUma Melhor Eficiência Energética na Indústria Portuguesa  Download

16 de Outubro de 2010

Apresentação: Pedro de Sampaio Nunes

Transportes mais limpos a que custo Bioetanol e Biodiesel Download

16 de Outubro de 2010

Apresentação: Carlos Alegria

O Futuro Energético em Portugal - Eólica e Biomassa Download

16 de Outubro de 2010

Apresentação: Carlos Matias Ramos

Renováveis - Grande e Pequena Hídrica Download

16 de Outubro de 2010

Apresentação: Joaquim Borges Gouveia

Reduzir o Problema - Uma Melhor Eficiência Energética nos Edifícios Download

16 de Outubro de 2010

Apresentação: José Manuel Viegas

Para uma Melhor Eficiência Energética nos Transportes Download

16 de Outubro de 2010

Apresentação: Victor Baptista

Geração Eléctrica Segura e Competitiva - Gás Natural e Carvão Limpo Download

16 de Outubro de 2010

Apresentação: António Sarmento

Energia das Ondas Estado de desenvolvimento e perspectivas Download

16 de Outubro de 2010

Apresentação: Luís Mira Amaral

A Situação Energética e o Caso Português Download

Parceiros Institucionais