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Prémio IABSE - Ampliação do Aeroporto do Funchal

A obra de ampliação da pista do Aeroporto Internacional da Madeira, no Funchal, projectada por Segadães Tavares, venceu a edição de 2004 do Prémio IABSE OStrA (Oustanding Structures Award) – o Prémio Internacional de Engenharia de Estruturas. A obra foi seleccionada de um total de dezassete obras a concurso.

A candidatura ao Prémio foi apresentada pela Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE), o grupo português da International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE).

A entrega do Prémio decorreu em cerimónia especial que teve lugar no dia 22 de Setembro de 2004, por ocasião do Congresso da IABSE em Xangai, China. Para além do projectista, foram, ainda, galardoados o dono da obra Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira, S.A. (ANAM) e o empreiteiro Novapista, Ace.

Em ex-aequo, foi também premiada a obra "Milwaukee Art Museum", projecto de Santiago Calatrava, no estado norte americano de Wisconsin.

 

 

Descrição da Obra

A solução adoptada torna-se única a nível mundial, constituindo uma estrutura de 1000 m de comprimento e 180 m de largura, posicionada 60 m acima do nível das águas do mar. Esta obra traduz-se numa rotação de 3º e 37’ do eixo da pista 06-24, prolongada até 2781 m.

A construção da ampliação foi, por razões orçamentais e de financiamento, dividida em duas fases. Numa primeira fase, até aos 2336 metros (correspondendo a uma intervenção estrutural de 550 metros), a que se seguiu a segunda fase da ampliação (correspondendo a uma intervenção de 660 metros), estendendo a pista até ao comprimento final de 2781 metros.

Com o objectivo de dotar a pista das características que a tornassem operacional para as maiores aeronaves comerciais em serviço, foi decidido efectuar o seu prolongamento por meio de uma ponte projectada para suportar uma solicitação pouco habitual - a descarga em operação de uma aeronave do tipo "Boeing747-400".

Em fase de estudo, a estrutura foi ensaiada (reduzida à escala de 1/2500) em veia hidráulica, em Toulouse, e em túnel de vento, no LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). Foram ainda consideradas como acções variáveis a acção sísmica, as acções de retracção e fluência do betão e as acções decorrentes das variações uniformes e diferenciais de temperatura.

O custo global de construção (incluindo instalações terminais, técnicas e rede de acessos exteriores) situa-se na ordem dos 55 milhões de Euros.

Algumas das quantidades de trabalho da ampliação da pista:

• Escavações 3 500 000 metros cúbicos;
• Aterros 3 400 000 metros cúbicos;
• Estacas (diâmetro 1500 mm) 23 000 metros;
• Estacas (diâmetro 1200 mm) 3 000 metros;
• Betão Estrutural 340 000 metros cúbicos;
• Aço em armaduras passivas 32 000 toneladas;
• Aço de alta resistência para pré-esforço 9 700 toneladas.

Sobre o Autor

António Segadães Tavares nasceu em 1944 em Luau, Angola. Frequentou a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde terminou em 1968 a Licenciatura em Engenharia Civil, com a média e classificação final de 16 valores, tendo sido distinguido com o Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida por ser o melhor aluno do seu curso. Em 1998 recebeu o Prémio Leca da Construção e em 2000 foi condecorado com a "Ordem de Mérito" – Grande Oficial.

Desde 1969 que desenvolve a actividade de projectista, tendo participado em inúmeros trabalhos, individualmente ou em colaboração, com destaque principal para as áreas de estruturas e fundações, e ainda na coordenação e revisão de projectos. Tendo iniciado a sua actividade profissional no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, foi sucessivamente Director do Departamento de Estudos e Projectos da construtora Teixeira Duarte, fundador e Director Técnico da TRIEDE e é, hoje, Director e responsável principal da STA - Segadães Tavares & Associados, Engenheiros e Arquitectos Consultores, Lda, gabinete de estudos e projectos que fundou em 1986.
Desempenhou a actividade docente no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Engenharia da Universidade de Luanda e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. É, actualmente, Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

É autor do livro "Análise Matricial de Estruturas", editado em 1972 pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e tem diversos trabalhos editados em publicações especializadas e apresentados em congressos e conferências nacionais e internacionais.

É membro sénior da Ordem dos Engenheiros, especialista em estruturas, e  membro da fib -Federação Internacional do Betão, do American Concrete Institute, da International Society for Bridges and Structural Engineering, da International Society for Soil Mechanics and Foundation Engineering e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.
Tem exercido a sua actividade de consultor em diversos países, nomeadamente: Angola, Estados Unidos da América e Venezuela, em particular na área dos Projectos de Estruturas Especiais.

Das obras de referência do autor, destacam-se as seguintes:

Estruturas Especiais
- Ampliação da Pista do Aeroporto do Funchal;
- “Pala” de cobertura da Praça Cerimonial do Pavilhão de Portugal, no recinto da Expo'98;
- Projecto de Reforço e Consolidação do Túnel Ferroviário do Rossio e Galerias de Emergência;
- Estádio da Cidadela (2 anéis – 75000 espectadores), em Luanda, Angola.

Edifícios de Serviços e Comerciais
- Centro Cultural de Belém;
- Pavilhão de Portugal;
- Teatro Camões, edificado para a Expo’98;
- Vasco da Gama Shopping;
- Algarve Shopping;
- Edifício Grandella;
- Edifício Sede do Crédito Predial Português, na Av. da República, Lisboa;
- Vila Moura Marina Hotel;
- Hotel Meridien.
 
Edifícios para o Ensino Superior
- Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora; 
- Instituto Karl Marx de Economia e Gestão, em Luanda, Angola; 
- Campus do Bonito da Escola Superior Agrária de Santarém;
- Academia da Força Aérea, em Sintra.

Recuperação de Edifícios Antigos
- diversos trabalhos na reconstrução da zona sinistrada do Chiado;
- Edifício do Banco de Portugal, em Évora; 
- Edifício Sede do Montepio Geral, em Lisboa;
- Adaptação a pousada do Mosteiro de Flor da Rosa, Crato.

Parceiros Institucionais