e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

Ordem promove jornadas sobre fogos florestais e homenageia equipa portuguesa especializada nesta área

Av. António Augusto de Aguiar,
n.º 3D, 1069-030 Lisboa secretariageral@oep.pt

Comunicado à Imprensa
Comunicado do Conselho Directivo Nacional
da Ordem dos Engenheiros

16/2005
      07 de Julho de 2005

A Ordem dos Engenheiros promove, dia 09 de Julho, na Lousã, as "Jornadas de Engenharia” sobre Fogos Florestais. Nesta ocasião, a Ordem vai homenagear a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica industrial (ADAI), cuja equipa é liderada pelo Eng.º Xavier Viegas.

O trabalho conduzido por este grupo de investigadores, ligados à Universidade de Coimbra, tem resultado no desenvolvimento de tecnologias de vanguarda, no que diz respeito à prevenção e combate de incêndios florestais.

No ano passado, a investigação aplicada da ADAI foi reconhecida internacionalmente, ao ser atribuído a esta associação o prémio "Batefuegos de Oro”, do Ministério do Ambiente de Espanha, país que, à semelhança de Portugal e ano após ano, enfrenta situações difíceis, decorrentes de incêndios nas florestas. (Em Portugal, só desde Janeiro deste ano, já foram registadas mais de 13 mil ocorrências, com um número superior a 10 mil hectares de área ardida, o que representa o dobro do habitual para esta época do ano, segundo dados oficiais).

Considerando a relevância deste galardão e do tema dos incêndios florestais, o Conselho Directivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros promove estas jornadas, com o objectivo de chamar a atenção da Comunidade para a Engenharia de excelência que se pratica em Portugal.
  • JORNADAS DE ENGENHARIA SOBRE FOGOS FLORESTAIS – HOMENAGEM À ADAI
  • 09 DE JULHO, SÁBADO, DAS 11:00h às 18:00h
  • AERÓDROMO DA LOUSÃ (Visita laboratório ADAI) e HOTEL MELIA PALÁCIO DA LOUSÃ (Jornadas)