8d9c5256a6a22a4ccadea77e3ea3afa3.jpg

€ 12,50(Não Membro)

€ 10,00(Membro)

Segue para o correio em 48h

O processo de Acreditação de cursos da Ordem dos Engenheiros tem sido bem sucedido, tem prestigiado a Ordem, e tem dado uma boa contribuição para a melhoria do ensino de Engenharia em Portugal. E isto justamente num período conturbado em que o sistema de Ensino Superior se expandiu rapidamente e se diversificou, gerando, como seria de esperar, uma crise de crescimento. Ao mesmo tempo, o reforço da autonomia universitária trouxe maior agilidade às instituições, mas também facilitou a ocorrência de excessos, requerendo-se a sua correcção. Estas dificuldades eram conhecidas e preocupavam a opinião pública.

Julgo que o processo de Acreditação descrito neste livro, além de contribuir para a melhoria do ensino de Engenharia, teve também importância na informação da imagem pública e da percepção social do papel da Ordem dos Engenheiros, e, por reflexo, também das outras Ordens. Quem ler este livro perceberá melhor a história do processo e a sua filosofia de base. O capítulo 6 explica o seu enquadramento na óptica da Qualidade. Os capítulos 9 a 12 são particularmente úteis, pois o que é dito não vem no Guia nem no Manual do Júri! Descreve de maneira lúcida, como foram sendo vencidas as dificuldades, como foram sendo tomadas as decisões, quais as opções e o debate que estiveram subjacentes em cada etapa do processo.