fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
8d9c5256a6a22a4ccadea77e3ea3afa3.jpg
recomendacoesnaareadegeotecnia29637411834e0ca66cc031e.jpg

Recomendações na Área da Geotecnia - n.º 13

de José Mateus de Brito


Em stock

€ 12,50(Não Membro)

€ 10,00(Membro)

Segue para o correio em 48h


A execução de obras com forte componente geotécnica teve um desenvolvimento muito grande nas últimas três décadas nos centros urbanos mais importantes do país.

Neste período, também ocorreu um incremento progressivo, mas muito significativo, do número de técnicos com formação em geotecnia.

No entanto, verifica-se que uma boa parte dos técnicos que têm responsabilidades na área da geotecnia, nomeadamente ao nível dos projectos, da direcção técnica das obras e da cadeia de decisão, ainda carecem de orientações acerca dos aspectos que os projectos e a execução das obras geotécnicas devem contemplar.

Por outro lado, verifica-se que, infelizmente, um número significativo de obras com forte componente geotécnica tem ocasionado incidentes e acidentes, em alguns casos com perdas de vidas humanas e prejuízos materiais extremamente elevados.

Se bem que tenham ocorrido, nos últimos anos, avanços inegáveis na qualidade dos projectos, no uso de meios tecnológicos mais modernos e nas metodologias de execução e controlo de obras, ainda subsistem problemas e ocorrem muitos acidentes, especialmente em obras de menor dimensão, os quais são incompreensíveis e inaceitáveis pelas consequências dramáticas que, por vezes, têm.

Consciente desta realidade e do papel que a Ordem dos Engenheiros deve ter no enquadramento profissional e na regulamentação da profissão, a Especialização de Geotecnia, dando continuidade ao trabalho anteriormente desenvolvido no Grupo de Trabalho de Geotecnia, tem vindo a fazer uma reflexão profunda, quer nas reuniões periódicas da Especialização, quer no seio de grupos de trabalho criados para o debate e o estudo de temas específicos, quer, ainda, em acções de formação que tem promovido, de que resultaram as três recomendações que são apresentadas neste livro.

Parceiros Institucionais