8d9c5256a6a22a4ccadea77e3ea3afa3.jpg

A difícil tranquilidade do Euro - A porta estreita da relevância

de Eduardo Raúl Lopes Rodrigues

esgotado

Este livro estuda os efeitos permanentes do EURO e da União Económica e Monetária, (UEM) na economia e na sociedade portuguesas.

A sua actualidade prolonga-se muito para além da vinda das notas e moedas Euro em 1 de Janeiro de 2002.

Esta actualidade manifesta-se em múltiplos aspectos. Por exemplo:
  • Que desafios coloca a vivência da Cidadania Europeia num conjunto de Países Soberanos, cada vez mais interdependentes, enquadrados por uma Política Monetária Única, definida por uma entidade quase federal (Banco Central Europeu), e, por uma coordenação complexa de Políticas Económicas descentralizadas nos Governos nacionais e/ou regionais?
  • Que tipo de Emprego ou de Desertificação é previsível num Ambiente de baixa Inflação, de redução dos Custos de Transação, e de necessidade de rigor das Políticas Públicas, com Taxas de Juro definidas pelo BCE para todo o espaço da Eurolândia?
  • Que Exigências para as Empresas e para os Cidadãos decorrem do exame anual das Políticas Públicas dos Governos dos Estados Participantes?
  • Como se comporta o Investimento perante um horizonte de maior previsibilidade, embora confrontado com situações de megaconcorrência e de globalização, onde as estratégias Empresariais são obrigadas ao imperativo permanente de competitividade?
  • Como interpretar o apelo constante à excelência do mérito individual e das organizações, privadas e públicas, como via única e incontornável para que os Mercados respeitem os Países?

"... a reflexão, sobre as propostas apresentadas, contribuirá para o desenvolvimento dos sentimentos de responsabilidades de cidadania dos Portugueses."

(do Prefácio do Prof. Doutor Ernâni Lopes)