Ordem dos Engenheiros - Região Sul organiza conferência sobre Conservação do Património Classificado. Princípios e Técnicas de Intervenção e Casos de Estudo

19 de Julho de 2023 | Geral, Engenharia Civil

No dia 29 de junho, decorreu uma Conferência organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, sobre "Conservação do Património Classificado – Princípios e Técnicas de Intervenção – Casos de Estudo”.

A abertura da sessão esteve a cargo do Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, Eng. Fernando F. S. Pinho, que deu as boas-vindas a todos os participantes e oradores convidados. Posteriormente, realizou uma breve reflexão sobre as exigências técnicas associadas a este tipo de intervenções, quer ao nível do projeto quer da sua execução em obra.

Seguiu-se a intervenção do Arquiteto Miguel Correia, Membro do Conselho de Administração do ICOMOS-Portugal, que abordou os Princípios e práticas de conservação do património classificado, seguido do Eng. Jerónimo Botelho, Membro da Direção da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP), que veio explicar um caso de estudo específico, o da reabilitação da Torre da Alfândega, em Guimarães. O Eng. Filipe Ferreira, Membro da Direção do Grémio do Património (GECoRPA), referiu as principais atividades desta Associação no âmbito da reabilitação do património e, por fim, o Eng. Alexandre Costa, da empresa NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda e membro do GECoRPA, mostrou-nos outro caso específico, a intervenção estrutural realizada nas coberturas do Palácio Nacional de Sintra.

A sessão terminou depois de um debate com todos os participantes presentes no auditório, mas também com os que participaram remotamente através do Zoom.

Consulte as apresentações:

Assista à gravação aqui