portugal_castela_rio_13777626315c8a361b79777.jpg

10.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana

Rio de Janeiro

13 a 15 de março, Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Relações Externas
Email: gre@oep.pt

As Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana de 15 países encontram-se reunidas no Rio de Janeiro para o seu 10.º Encontro, entre 13 e 15 de março, sob a presidência do Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Carlos Mineiro Aires, e organização do CONFEA, da Mútua, do Crea-RJ e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc).

O Encontro será centrado na participação da Engenharia Civil na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável n.º 11 (ODS 11) dedicados às Cidades Sustentáveis, da Organização das Nações Unidas, além dos temas institucionais, como a eleição da nova presidência do Conselho de Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana (CECPC), que substituirá o Bastonário português

Terão lugar diversas reuniões da Secretaria-geral e da Direção do CECPC, a eleição da Mesa da Assembleia e a apreciação de admissão de novos membros e da intervenção das delegações dos países presentes. Os grupos de trabalho constituídos no seio do Conselho dedicados à Atividade Profissional, Responsabilidade Social e Cooperação para o Desenvolvimento e de Mobilidade e Reconhecimento Profissional dos Engenheiros Civis atualizarão as problemáticas em torno das suas áreas específicas. O dia 14 será marcado também pela declaração da Assembleia e pela ratificação dos locais dos próximos Encontros.

Para o último dia do evento está programada a Conferência Ibero Americana de Engenharia Civil 2019 e as palestras sobre a Agenda 2030 e o ODS 11, a cargo do Assessor Sénior no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Haroldo Machado Filho. O Encontro será encerrado pela apresentação de experiências e propostas de representantes das Américas, África e Europa em torno do ODS 11.

Portugal é representado neste 10.º Encontro pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros e pelo seu Vice-presidente Nacional, Fernando de Almeida Santos.