regsul_escolaverao_portal9036662294e1ade5887271.jpg

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: actividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

A Escola de Verão

Desde há várias décadas, a actividade da Engenharia Informática tem tido como principal objectivo fazer face à complexidade crescente no desenvolvimento de software. Este problema, identificado desde os primórdios da actividade da computação, é uma combinação de três razões principais:

- aumento crescente da complexidade do tipo de problemas a resolver;

- a complexidade das regras do Domínio em si  e desafios dos projectos a desenvolver;

- complexidade crescente da panóplia de ferramentas oferecidas aos engenheiros informáticos para o desenvolvimento de soluções.

Este assunto esteve na génese da Engenharia Informática enquanto disciplina. Várias técnicas têm sido desenvolvidas para vencer este problema, e uma que emerge recentemente é a abordagem que partindo da reutilização de componentes de solução num domínio de aplicação em particular, promove o Desenvolvimento Orientado a Modelos (MDD) para lidar com níveis de abstracção estruturação dos processos de desenvolvimento, abordando tudo sob a forma explícita de modelos, assim como o uso de Linguagens Específicas de Domínios (DSL), como formas básicas de expressar e especificar os modelos, usando notações e regras do Domínio de aplicação em causa. Ao explicitar todo o desenvolvimento sob a forma de modelos, conseguimos acoplar técnicas de verificação de uma forma pragmática, que normalmente é associada apenas à comunidade académica, e testes que nos permitem garantir a qualidade do produto final.

Por um lado, a Indústria de Software tem relatado inúmeros  exemplos onde a abordagem MDD e o desenho de formalismos dedicados (DSLs) para especificações de modelos são casos de sucesso, em especial em abordagens de linhas de produtos (Software Product Lines - SPL).

Conta-se com Domínios de Aplicação que vão desde Sistemas Interactivos, passando por Sistemas de Tempo Real, Desenho Web 2.0, Business Architecture, Jogos, Automação Industrial, Desenho de Hardware e Software Integrados, Mechatronics, Modelação de Negócios, Engenharia de Requisitos, ou mesmo Desenho de Processos. Por outro lado, tem havido um esforço de investigação em ambiente académico e industrial no sentido de desenvolver as fundações conceptuais, sistematização das abordagens, ferramentas de suporte e integração de Simulação, Verificação (com testes baseados em modelos, e verificadores de modelos) de modo a conduzir esta área emergente a um estado maturo.

Devido ao ritmo com que esta área tem evoluído, e talvez algum ruído na área, é muito difícil aos praticantes, Engenheiros de Software, ou mesmo a iniciantes na área, de acompanhar o ritmo e encontrar as referências correctas. Existe uma panóplia abrangente de ferramentas e técnicas, mas não existe uma visão integrada de toda a abordagem orientada a modelos Específicos de Domínio. Existe um claro reconhecimento dos peritos do domínio sobre uma falta de fóruns voltados para a educação do MDD de um modo acessível.

É neste contexto que surge a 2ª Escola "International Summer School on Domain Specific Modeling - Theory and Practice" que procura juntar investigadores, professores, alunos, e estudantes (MSc. ou PhD.) que procuram estudar ou trabalhar com Modelação de Domínios Específicos. O objectivo é aprender princípios e saber fazer numa atmosfera informal.

Os professores dos tutoriais, provenientes do meio académico e/ou industrial,  têm uma vasta experiência profissional em diversos tópicos.

Os primeiros três dias da Escola de Verão são dedicados ao nível introdutório, onde são apresentados fundamentos base e apresentação de técnicas e ferramentas. O público alvo serão estudantes de doutoramento, investigadores e Engenheiros Informáticos que pretendam introduzir-se no tema da escola e aprender ferramentas novas. Existirá um caso de estudo completo que será o elo de ligação entre os diversos tópicos ao longo da semana.

O quarto e quinto dia serão dedicado a um curso de tópicos avançados dedicados a alunos de doutoramento em fase avançada e investigadores (tanto da indústria como da academia). Nesta segunda parte serão apresentados tópicos em investigação, serão discutidos desafios e problemas em aberto.

A  DSM-TP é organizada pelo centro CITI do Departamento de Informática, com o apoio da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e da IEEE Portugal Section, tendo como instituições cooperantes:

Grupo Software Modeling and Verification - SMV da Universidade de Genebra, Suíça; Grupo Modelling, Simulation and Design Lab - MSDL da Universidade de Antuérpia, Bélgica; Universidade do Alabama, Estados Unidos; Grupo MSDL da Universidade McGill de Montreal, Canada; Grupo Software Engineering Group da FEUP / INESC do Porto; Grupo GSI (Grupo de Sistemas de Informação, Information Systems Group) INESC-ID/IST, Lisboa.

Principais tópicos abordados na Escola:

Linguagens de Domínios Específicos (DSL); Desenvolvimento de Software Orientado a Modelos (MDD); Domain Language Engineering Process; Meta-modelação de Linguagens; Transformações de Modelos Semântica de Linguagens e Formalismos; Verificadores de Modelos; Testes baseados em Modelos (MBT); Avaliação de Linguagens; Composição de Modelos e composição de Meta-Modelos.

Ferramentas ensinadas

Meta-modelação de Linguagens: EMF/GMF e Eugenia para Eclipse, Xtext, EMFText

Transformação de Modelos: DSLTrans, ATL, Xpand  Verificação de Modelos: ALPINA

Este evento decorrerá na sede da Ordem dos Engenheiros, convenientemente localizada no centro da cidade de Lisboa, com facilidade de acesso por transportes públicos.

Mais informações e Inscrições

Consultar o portal na internet em :  http://ctp.di.fct.unl.pt/DSM-TP