fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
cee_agenda_11828947857fe633a293d6.jpg

30 anos

Da adesão de Portugal à CEE

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

25 de outubro de 2016

Local

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Gabinete de Comunicação
da Ordem dos Engenheiros
Email: gabinete.comunicacao@oep.pt

Transmissão em direto

No âmbito das comemorações dos 30 anos da adesão de Portugal à CEE – Comunidade Económica Europeia, a Ordem dos Engenheiros entende relevar este acontecimento, sobretudo no que tal significou para a Engenharia, através da promoção de um Colóquio no dia 25 de outubro, que terá lugar na sua Sede Nacional, em Lisboa.

Foi a 1 de janeiro de 1986 que o País integrou um dos mais promissores blocos económicos e políticos mundiais, constituindo-se como o 11.º país, a par com Espanha, a aderir à CEE, união que teve origem na intenção de fomentar o progresso económico, a liberdade e uma paz duradoura entre os estados vizinhos da Europa.

A CEE teve início em 1950 na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com seis países fundadores: Alemanha, Bélgica, Itália, França, Luxemburgo e os Países Baixos, que deram os primeiros passos para a união dos países da Europa.

Na Sessão organizada pela Ordem dos Engenheiros serão objeto de análise as concretizações do País em áreas que se revelaram fundamentais para Portugal, e nas quais a presença dos Engenheiros e da Engenharia foi crucial: Infraestruturas (ambiente, rodoviárias e de telecomunicações), Indústria e Energia, Agricultura e Ciência e Tecnologia, nomeadamente ao nível das Infraestruturas Tecnológicas e da Educação.

A Ordem dos Engenheiros confiou o enquadramento da temática central da Sessão ao Eng. Luís Valente de Oliveira, Ministro do Planeamento e da Administração do Território entre 1985 e 1995, e o tratamento dos temas setoriais a personalidades de referência da vida económica, política e social portuguesa: Eng. João Cravinho, Eng. Luís Mira Amaral, Dr. Arlindo Cunha e Eng. Eduardo Marçal Grilo.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

Parceiros Institucionais