caminhada0_92017664365c252fad4f00.jpg

2404-010 Leiria
leiria@centro.oep.pt

Patrocinadores

A Delegação de Leiria da Ordem dos Engenheiros vem propor um passeio destinado aos Membros da Ordem, seus familiares e amigos, no dia 16 de março de 2024.

O Planalto de Sto. António localiza-se no coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), área protegida inserida numa região de transição entre a Estremadura e o Ribatejo, constituindo uma barreira natural elevada. Aqui dominam as formações calcárias que proporcionam paisagens únicas, com fenómenos cársicos excecionais e espécies de flora e fauna singulares.
Este é um percurso por trilhos e caminhos rurais ladeados pelos chousos que dividem os campos e onde, ainda, é possível encontrar pequenas construções em pedra onde os pastores se abrigavam.
Venha descobrir o polje de Minde, a dolina do Covão do Feto, as pias de Bajouco, espécies como a Barlia robertiana – uma das maiores orquídeas da flora portuguesa, o Narcissus calcicola – narciso endémico de Portugal e tentar observar a rara Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax).

Preços de participação (guia e seguro incluídos) :
  • Membros: 6€
  • A inscrição de acompanhantes familiares de Membros (cônjuge e descendentes) tem também o custo de 6€ e deverá ser efetuada por email para: leiria@centro.oep.pt
  • Não Membros e outros Acompanhantes: 9€

Data limite de inscrição: 13 de março

Ponto de Encontro: Centro Cultural e Recreativo de Covão do Feto – Covão do Feto – PNSAC (gps: 39,496418, -8.695197)

Hora de Encontro: 09h30

Duração aproximada: 5h (incluí pequena pausa para almoço)

Distância a percorrer: 9 km

Grau de dificuldade: Médio

O almoço será volante e deverá ser trazido por cada participante, aconselhando-se sandes, fruta e água.
É também aconselhado o uso de roupa e calçado confortáveis para andar e adequados às condições climatéricas.

Inscrições: Através do Balcão Único - SIGOE

Esperamos poder contar com a Sua presença.