casos_de_estudo_6402518335acf87ecd2639.jpg

Casos de Estudo: Motores Elétricos de Grandes Dimensões para Aplicações Especiais

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

19 de abril de 2018

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 662|3 |4
E-mail: gap@oep.pt
A Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros propôs-se organizar, no âmbito do programa "2018 – Ano OE das Alterações Climáticas” e atendendo à associação direta entre as questões energéticas e ambientais, um conjunto de palestras com o objetivo de dar a conhecer alguns conceitos modernos ligados a tecnologias energéticas. Os temas serão apresentados por Técnicos que desenvolvem atividades, ligadas a essas tecnologias e à sua aplicação, em diferentes empresas.

Depois da primeira palestra dedicada ao tema "Sistema de Gestão e Troca de Energia. Articulação com a norma ISO 50001 e com as necessidades de balanceamento da rede”, a CEE irá realizar, no dia 19 de abril, a palestra "Casos de Estudo: Motores Elétricos de grandes dimensões para aplicações especiais”, que contará com a presença do Eng. Pedro Maia.

A aposta de Portugal no fornecimento de motores elétricos para mercados em constante mudança e com especificações cada vez mais exigentes, tem conduzido a inúmeros desafios no desenvolvimento de novas soluções e produtos. Destaca-se neste setor a atividade que está a ser levada a cabo pela WEG.

Os motores de potências elevadas para aplicações especiais, como áreas explosivas (ATEX) e compressores recíprocos, necessitam de um cuidado especial no seu estudo e desenvolvimento, sendo dimensionados nas suas diversas vertentes, desde o funcionamento normal, à ocorrência de falhas e ao próprio manuseamento.

Nesta palestra detalham-se dois casos de estudo reais em que podem ser acompanhados os vários estágios de desenvolvimento e conceção do produto tendo em conta a criticidade dos projetos e os compromissos considerados.

Palestrante | Nota Biográfica

Pedro Maia - Licenciatura e mestrado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2013). Participou em trabalhos de pesquisa em biomecânica no INEGI e materiais compósitos no ILK Dresden. Atualmente coordena a equipa de pesquisa, desenvolvimento e certificação na WEGeuro, onde está desde 2013. É membro da Comissão Técnica Eletrotécnica 70 e foi autor de vários artigos em conferências internacionais.