corogrupocompleto_3704686185a9ed3b6ec93b.jpg

Concerto Comemorativo do 10º Aniversário do Coro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Auditório da Região Sul da OE

10 de março de 2018

Auditório da Região Sul da OE

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Telf.: 213 132 666
E-mail: atividades@sul.oep.pt

O Coro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros irá celebrar o seu 10º aniversário com um Concerto que decorrerá no Auditório da Região Sul da OE, no próximo dia 10 de março, e que terá como convidados o Coro da Região Centro da Ordem dos Engenheiros e o Grupo Coral "Ars Música".

O Coro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros é um coro misto fundado em Março de 2008 por iniciativa do Conselho Directivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

É um grupo criado para proporcionar aos engenheiros uma oportunidade de praticar o canto coral, cultivar o gosto musical e desenvolver a sensibilidade artística. É formado essencialmente por Engenheiros, apesar de estar tambémaberto à participação dos seus familiares e de funcionários da Ordem contando actualmente com 26 membros.

Apresentou-seem público pela primeira vez a 8 de novembro de 2009. Desde então tem atuadoregularmente em encontros de coros e eventos em Lisboa, Estoril, Loures, TorresVedras, Sintra, Tomar, Almada, Setúbal, Évora e Sesimbra, a convite de outroscoros e de várias entidades. É dirigido actualmente pelo maestro Eng. Carlos Santos Silva.

O Coro da Região Centro da Ordem dos Engenheiros  é um coro misto que resulta do desejo manifestado por muitos colegas de promover o estreitamento de relações entre os engenheiros  através de atividades culturais e outras, considerando-se que a criação de um Coro seria um veículo por excelência de aproximação e desenvolvimento das relações sociais. Nasceu em 5 de maio de 2017. Sendo então criada a CHORUS INGENIUM - Associação Cultural dos Engenheiros da Região Centro, Associação, sem fins lucrativos que inclui o Coro da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

O coro atuou pela primeira vez em 3 junho de 2017, no Encontro Regional do Engenheiro que se realizou na Guarda. Após a sua estreia efetuou mais três espetáculos, dois dos quais em parceria com a Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e com o Cantemus - Coro Juvenil do Município de Cantanhede. É actualmente dirigido pelo maestro Augusto Mesquita, reputado Maestro de projeção internacional, que dirige várias orquestras e coros em Portugal.

O "Ars Musica” é um coro misto fundado em 3 de Março de 1984 com o objectivo de fomentar o gosto pela boa música. É constituído actualmente  por 20 elementos.

Apresenta-se regularmente em concerto por todo o país e no estrangeiro (Alemanha, França, Itália, Rep. Checa), tendo gravado uma cassette e três CDs. Destaca-se, pela sua relevância,  que em 1994 participou,  a 23-06, na estreia mundial da peça coral sinfónica "Trilogia da Descoberta" da autoria do seu maestro Carlos Santos Silva no cinema Tivoli em Lisboa. Em 10-10-1996 participou na sua segunda audição integral em Lisboa no CCB. Desde a sua fundação participa nas celebrações do dia de Santa Cecília organizada por vários coros da região de Lisboa e nos ciclos de concertos de Natal em Almada. O Grupo Coral "Ars Musica” foi fundado e é dirigido por Carlos Santos Silva.