13_shalegas_1_resized_123290354452567ce748710.jpg

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666
E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, em conjunto com os seus congéneres de Engenharia Química e Biológica, de Geológica e de Minas e de Ambiente, vai promover uma Conferência subordinada ao tema "A Revolução do Shale Gas e o impacto na matriz energética mundial", que terá como orador convidado o Eng. António Costa Silva, Presidente da Partex Oil and Gas.

O evento terá lugar no próximo dia 20 de novembro, pelas 18h00, no Auditório da Sede da Região Sul da OE em Lisboa. O que é o Shale Gas, como nasceu a descoberta e o que representa uma inovação tecnológica disruptiva no mundo da energia, bem como seu o impacto e consequências na matriz energética mundial, serão algumas das abordagens discutidas.

A descoberta pelas companhias independentes americanas, de pequena e média dimensão, de reservas apreciáveis de Shale Gas no território dos Estados Unidos, está a provocar uma revolução no país e na matriz energética mundial. As reservas descobertas são de dimensão apreciável e a estimativa global para todo o planeta mostra que podem ser 2.5 a 3 vezes as reservas convencionais.  Isto abre a perspetiva de uma Idade Dourada do Gás, que é o menos poluente dos combustíveis fósseis, muito versátil, tendo aplicações múltiplas desde a geração elétrica e térmica ao sistema de transportes.

Com as reservas abundantes, o preço do gás nos EUA é muito baixo, sendo cerca de 3 vezes inferior ao preço do gás na Europa e mais de 4 vezes inferior ao da Ásia. A economia dos EUA está num processo de "gaseificação” e o gás está a substituir o carvão nas centrais de geração elétrica e térmica.

Em 2012 os EUA diminuíram as suas emissões de CO2 enquanto estas aumentaram na Europa, que passou a consumir mais carvão (cerca de 10 milhões de toneladas a mais em 2012, em parte importado dos EUA a preços competitivos). Por outro lado, nos EUA assiste-se a uma crescente penetração do gás no sistema de transportes, incluindo as frotas de táxis de algumas cidades e a frota de camiões, especialmente nos veículos que percorrem longas distâncias.

Condições de participação e cancelamento
As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 15 de novembro de 2013, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 15 de novembro de 2013, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da Conferência fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 18 de novembro de 2013.