imagemportal_90584283559133bebb4c96.jpg

Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Av. António Augusto de Aguiar, 3 D

Email: atividades@sul.oep.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no próximo dia 31 de maio, uma Conferência seguida de Visita Técnica à obra de reabilitação de um edifício de grande porte, situado na Av. Duque de Loulé, 86 a 94.

A Conferência, que terá como orador o Prof. João Appleton, decorrerá no Auditório da Sede da Região Sul, pelas 15h00, seguida de uma Visita Técnica à referida obra, da responsabilidade da A2P Consult, Estudos e ProjectosLda

Trata-se de um conjunto de 1904 de construção tradicional que sofreu uma intervenção de reabilitação iniciada em 2010 e interrompida no início de 2012, na sequência de uma operação muito mais destrutiva do que o previsto e que veio a introduzir fragilidades graves nas estruturas dos edifícios, culminando no colapso da parede de um saguão interior que arrastou outras paredes interiores divisórias e pavimentos.

O processo de intervenção preconizado e que está atualmente em curso, assenta no compromisso entre a preservação ainda possível do edificado existente face aos danos introduzidos pela empreitada anterior, e incluí: – o estudo de diagnóstico das condições de conservação e segurança da  construção, um conjunto de medidas cautelares de contenção dos edifícios existentes definidas em projeto e que resultaram na obra de demolição e contenção de fachadas, o projeto e obra de escavação e contenção periférica na qual se destaca a suspensão provisória de paredes exteriores, numa altura correspondente a 4 caves, e o projeto de estruturas (cuja obra está atualmente em desenvolvimento), incluindo a operação de conservação e reabilitação do edifício localizado a nascente deste conjunto.

As condições precárias de segurança em que a construção se encontrava, as exigências programáticas plasmadas nos projetos de arquitetura e as imposições da Câmara Municipal de Lisboa, deram origem a um projeto estrutural e a uma obra de especial complexidade, a qual exigiu um acompanhamento permanente e a adoção de soluções técnicas pouco comuns.

Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 29 de maio de 2017, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. Todos os inscritos, deverão trazer colete refeltor, capacete e calçado adequado.  As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 29 de maio de 2017, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da sessão fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 29 de maio  de 2017.