divulgacaoatividades31_104409249665438b70303c2.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

Tel. 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil em colaboração com a APAET (Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões) promove no dia 9 de novembro de 2023, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, com início pelas 17h, a Conferência "Experimentação avançada em Engenharia Civil. Exemplos de aplicação”.

O grande desenvolvimento da informática no processamento e na transmissão de dados, tem contribuído para a criação de novas ferramentas experimentais utilizadas na monitorização do comportamento de estruturas de grande porte, entre outras. A conceção de equipamentos cada vez mais leves e seguros permite a verificação experimental das condições de projeto e a sua monitorização (remota) em tempo real.

Uma das atividades experimentais importantes é o estudo e observação direta do comportamento dinâmico de grandes estruturas, tais como barragens ou obras de arte de elevada importância, dado constituírem nós críticos de redes de infraestruturas e de sistemas de distribuição. São apresentados alguns exemplos emblemáticos dessa atividade, bem como desenvolvimentos na análise do seu comportamento, monitorizado de forma discreta ou contínua, com base em utilização de redes neuronais e outras vertentes paradigmáticas da ciência dos dados para a verificação da segurança das estruturas.

Esta conferência pretende, assim, divulgar algumas aplicações recentes destas novas técnicas experimentais no contexto da Engenharia Civil, principalmente associadas a situações de carregamento dinâmico.

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.