Ciclo de Conferências
Fatores de Competitividade na Economia portuguesa
A competitividade das empresas também se joga na redução dos custos de transação e por isso, a logística e o sistema de transportes são fundamentais para a competitividade das economias modernas.
Portugal, país periférico em relação ao centro da Europa, mas bem colocado em termos de fluxos marítimos e aéreos na economia global, tem de se apetrechar com um sistema de transportes que permita a interoperabilidade entre os vários modos de transporte e que assegure a competitividade das nossas empresas.
Por razões ambientais e energéticas, o transporte de mercadorias de Portugal para a Europa por rodovia estará condenado a prazo, sendo necessário perspetivar os modos marítimo e ferroviário, este através de linhas de bitola europeia. No "last mile" continuará naturalmente a existir o modo rodoviário para o transporte de mercadorias mas no "backbone" (grandes distâncias) tender-se-á para os modos ferroviário e marítimo.
A ligação dos portos portugueses, designadamente Leixões, Aveiro e Sines a essa rede de bitola europeia é crucial para a sua competitividade em relação aos portos espanhóis na perspetiva de constituírem um "hub" de ligação dos fluxos marítimos à Europa.
Num momento em que o governo português parece ter abandonado o projeto do comboio de passageiros de alta velocidade entre Lisboa e Madrid (TGV), é preciso perceber que o TGV é um comboio e não uma linha ferroviária e que a grande questão será a de existirem linhas de bitola europeia que se liguem à rede espanhola em construção por forma a ser assegurado o transporte rápido de mercadorias para a Europa. Neste contexto, há que pensar num sistema em que em Portugal possam existir linhas de utilização mista nas quais coexistam comboios de passageiros e de mercadorias, tal como os espanhóis estão a fazer.
Esta Conferência, organizada pela Especialização em Engenharia em Gestão Industrial contará, para além de personalidades que são reconhecidos especialistas em logística e transportes, com a visão de dois grandes grupos industriais, que estão entre os maiores exportadores portugueses: a Auto Europa e o Grupo Portucel-Soporcel.
A inscrição é gratuita mas obrigatória.