fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
jorgecoelhofoto1_167797108580892e258ff4.jpg

"Conversas a SUL" com Jorge Coelho

Internacionalização da Engenharia Portuguesa em contexto de crise. Requisitos para a sua concretização

Restaurante da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

16 de novembro de 2016

Local

Restaurante da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura
Tel.: 213 132 666
E-mail: atividades@sul.oep.pt
O Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros irá dar início a um novo ciclo de jantares-debate, intitulado "Conversas a SUL", que pretende trazer à Ordem várias personalidades de referência na sociedade portuguesa, provenientes de diversos quadrantes, que possam promover a reflexão e o debate sobre temáticas de interesse para os membros. 

O Dr. Jorge Coelho será o orador convidado do primeiro destes jantares-debate, que se irá realizar no próximo dia 16 de novembro, e que terá como mote a "Internacionalização da Engenharia Portuguesa em contexto de crise. Requisitos para a sua concretização”.

Esta iniciativa decorrerá, como habitualmente, no Restaurante da Sede da Ordem dos Engenheiros, e terá início pelas 20h00.

Jorge Coelho nasceu em Viseu. Estudou Engenharia, na  Universidade de Coimbra, curso que não completou, acabando por se formar em  Lisboa, em Organização e Gestão de Empresas no ISEG. Filiou-se no partido  Socialista em 1982, sendo nomeado chefe de gabinete do Secretário de Estado dos  Transportes do IX Governo Constitucional (1983-1985). Em Macau, foi chefe do gabinete do Secretário de Estado Adjunto  dos Assuntos Sociais, Educação e Juventude de Macau (1988-1989), assumindo posteriormente, o cargo de Secretário Adjunto para a Educação e Administração Pública  (1989-1991). Regressado a Portugal, tornou-se numa das figuras influentes  dentro da estrutura do seu partido, ajudando António Guterres a ser eleito Secretário-Geral do Partido Socialista, e mobilizou a campanha eleitoral vencedora, que veio aconstituir o XII Governo, onde assumiu o cargo de Ministro-adjunto, em 1995.  Acumulou em 1997, com o cargo de Ministro da Administração Interna, sendo o criador  do conceito de Loja do Cidadão, agregando e ligando serviços num só espaço. Mais  tarde (1999), tomou posse dos cargos de Ministro da Presidência e Ministro do  Equipamento Social (Obras Públicas), assumindo no ano seguinte, a pasta de Ministro  de Estado. Demitiu-se em 2001, quando assumiu a responsabilidade política da  queda da ponte de Entre-os-Rios, não sem antes, solicitar um inquérito para  apurar as causas e os culpados da tragédia. Continuou o seu papel preponderante no PS, até 2006, altura em que abandonou os cargos partidários para se dedicar a várias atividades. Foi Docente, Consultor, Conselheiro de Estado, tendo renunciado a este último cargo, para assumir o cargo de CEO da Mota-Engil. É atualmente comentador no programa Quadratura do Círculo, na SIC Notícias.



Condições de participação e reembolso 
As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 11 de novembro e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 11 de novembro de 2016. A realização do Jantar-Debate fica sujeita a um número mínimo de participantes, pelo que, se o número de inscrições recebidas até 11 de novembro não for suficiente, os inscritos serão reembolsados do montante pago pela inscrição.

Parceiros Institucionais