c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Campus da Alameda do Instituto Superior Técnico

13 de janeiro a 10 de março de 2015

Campus da Alameda do Instituto Superior Técnico
A Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST) - através do seu Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) -, estabeleceram um Protocolo de Cooperação que visa o desenvolvimento de iniciativas e atividades de interesse mútuo na área da formação especializada para Membros da Ordem dos Engenheiros (OE), do qual resultaram já diversos cursos durante o ano de 2012, 2013 e 2014.

Neste âmbito, terá início, em janeiro de 2015, a terceira edição do Curso de Gestão de Projetos de Engenharia, lecionado pelo Prof. José Figueiredo, exclusivo para Membros da OE:

CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO:
De 13 de janeiro de a 3 de março de 2015
Terças-Feiras, das 19h00 às 22h00 | IST Alameda

OBJETIVOS:

Pretende-se facilitar a aprendizagem e interiorização dos fundamentos da Gestão de Projetos de uma forma transversal e contextualizada (stakeholders, recursos limitados, risco, comunicação). Esta abordagem contextualizada fundamenta-se no PMBOK, sendo porém colocada em perspetiva através da referência a abordagens alternativas, nomeadamente Critical Chain e Agile. Com a discussão de artigos publicados em revistas internacionais pretende-se alargar a cultura de projeto. O domínio de um software integrado do tipo do MS Project é um resultado intrínseco na medida em que esta ferramenta é usada no desenvolvimento de um pequeno projeto ao longo do curso.

PROGRAMA:
Contexto organizacional, contexto tecnológico, processo de engenharia, processo de gestão, processos de gestão de projectos e áreas de conhecimento de gestão de projecto. Tarefas, actividades, work packages e processos. Ciclo de iniciação, planeamento, controlo, e fecho. Desempenho da equipa e gestão de conhecimento. Comunicação, fluxos e arquitectura da informação, desempenho e controlo. Stakeholders, Sponsor, SOW Statement of Work, âmbito, WBS Work-beakdown Structure. Planeamento (WBS, GANTT, PERT/CPM). Gestão de tempo, alocação de recursos, controlo de custo. Earned Value Management, clássico e com extensões. Execução do projecto. Gestão do risco (identificação, qualificação, quantificação, resposta e controlo). Árvores de decisão, tabelas de decisão, valor esperado, funções utilidade. Critical Chain e Agile. Este curso dirige-se a quem pretenda aprender os fundamentos e ganhar competências em gestão de projectos, não exigindo conhecimentos prévios.

FORMADOR:

José Figueiredo - Professor no Instituto Superior Técnico, Departamento de Engenharia e Gestão, Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial (IST), MBA (Universidade Católica), Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (IST e UC). Fundador de duas empresas na área das tecnologias da informação, publicou diversos artigos em revistas internacionais, capítulos de livro de edição internacional e conferências internacionais.

DESTINATÁRIOS:
Membros Efetivos e Estagiários da Ordem dos Engenheiros, independentemente da Região ou Secção Regional em que estejam inscritos, com interesse ou carências em Gestão e Economia, não se particularizando qualquer das Especialidades.

CANDIDATURAS:
Para que a sua candidatura seja considerada, deverá fazer a sua inscrição online e o pagamento da taxa de inscrição. Posteriormente, deverá enviar o seu currículo com uma fotografia (inserida no currículo ou não) para o email: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

VALOR DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTOS:
Valor de inscrição no curso para Membros Efetivos e Estagiários da OE: 700€ (inclui já a taxa paga no acto de inscrição online)
Possibilidade de Pagamento faseado alargado para inscrições no curso:
- Todos os Membros que procederem à sua inscrição online, deverão pagar uma taxa de inscrição de 200€ pelo curso, no ato da mesma;
- O restante valor poderá ser pago na totalidade ou em 2 prestações de 250€ cada, sem qualquer encargo adicional para os Membros. Se pretender optar pelo pagamento em prestações, por favor contacte os Serviços de Formação, Comunicação e Cultura da Região Sul.

O aproveitamento no curso dá direito a um certificado.

Condições de participação e cancelamento
As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 30 de dezembro de 2014, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 29 de dezembro de 2014, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da formação fica condicionado a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 2 de janeiro de 2015.