descarbonizacao_transporte_maritimo_17101858576144ae1d42e91.jpg

Descarbonização do Transporte Marítimo - Um Desafio para a Sociedade e para a Engenharia

Plataforma Zoom

28 de setembro de 2021

Plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação Nacional
Email: gabinete.comunicacao@oep.pt
A Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 – aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 120/2021, definiu como Objetivo Estratégico n.º 1 "combater as alterações climáticas, a poluição e proteger e restaurar os ecossistemas”

Em 2018, as emissões do setor dos transportes marítimos representaram 13,5 % das emissões totais de gases com efeito de estufa de todos os setores de transportes da UE, das quais mais de um terço das emissões do setor têm origem em navios porta-contentores.

A UE propôs, até 2030, um objetivo ambicioso de redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa (GEE) a nível da UE de, pelo menos, 55 % (em comparação com 1990), o que eventualmente colocará a União no caminho da neutralidade climática.

Colocam-se complexos desafios que carecem de uma abordagem sistémica e ponderada.

Assim, os Conselhos Nacional e Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval da Ordem dos Engenheiros irão promover, no próximo dia 28 de setembro, um webinar intitulado "Descarbonização do Transporte Marítimo - Um desafio para a sociedade e para a engenharia”, cujo objetivo é contribuir para o lançamento de um roteiro transversal de ações conducentes à promoção do Green Shipping (transporte marítimo verde) articulado com a oferta de combustíveis alternativos renováveis e sustentáveis nas infraestruturas marítimo-portuárias do País.