fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
imagem_portal_16185008185502a54f51d8a.jpg

Dia Distrital do Engenheiro em Santarém

Golegã

18 de abril de 2015

Local

Golegã

Informações

Delegação Distrital de Santarém
Av. Madre Andaluz, 7 r/c Dtº.
2000-210 Santarém

Tel. 243 321 500243 321 500
Email: santarem@sul.ordemdosengenheiros.pt  



No âmbito da comemoração do Dia Distrital do Engenheiro, a Delegação Distrital de Santarém realizará um encontro no próximo dia 18 de abril (sábado), na Golegã, que incluirá uma visita à Casa-Estúdio Carlos Relvas, um passeio de  carro de cavalos (a confirmar), um espetáculo equestre e um almoço convívio.


A Golegã, também conhecida como a Capital Portuguesa do Cavalo, localizada no coração de Portugal, em pleno Ribatejo, na lezíria atravessada pelos Rios Tejo e Almonda, é berço dos célebres lusitanos "Veiga”, constituindo o maior entreposto comercial do  puro-sangue lusitano, reconhecido a nível mundial, e é palco do mais importante evento equestre nacional, que remonta a 1571 e que ocorre anualmente no mês de novembro: a Feira  de São Martinho, hoje também conhecida por Feira Nacional do Cavalo e Feira Internacional do Cavalo Lusitano.


Filho de um abastado proprietário da Beira Interior que se instalara com sucesso no Ribatejo, Carlos Relvas (1838 – 1894) nasceu no Palácio do Outeiro, em plena vila da Golegã. Homem eclético, Relvas interessou-se sobretudo pela fotografia, produzindo uma obra de grande envergadura, onde se destaca também a magnífica Casa-Estúdio que construiu no jardim da sua residência do Outeiro,completamente devotada à fotografia. Mas além de fotógrafo, foi ainda político e lavrador, criador de cavalos e cavaleiro, inventor, e até músico.

A Casa-Estúdio, única no seu género a nível mundial, revelou-se um projeto arrojado e cuidadosamente concebido, pioneiro de uma arquitetura de transição, que fundia admiravelmente a arte e a tecnologia em pedra, estuque, ferro e vidro.

A execução da obra durou cerca de quatro anos e foi entregue ao Arquiteto Henrique Carlos Afonso, mas a exigência e o rigor postos na sua construção sugerem que terá sido Carlos Relvas o verdadeiro diretor do projeto. Foi inaugurada em 1876, como um autêntico templo dedicado à arte fotográfica.


Em 2003, a Casa-Estúdio foi  sujeita a um projeto de reabilitação e restauro, mantendo a sua traça original, como um monumento ímpar de um período heroico da história  da fotografia. À vista, o  edifício parece ter tomado como modelo uma igreja cristã, com as suas três naves e o transepto ao fundo, resultando da conjugação entre o vidro e o ferro, e da transparência e elegância da arquitetura, um efeito religioso, quase mágico.


A Casa-Estúdio, elogiada por James Waterhouse como «o mais perfeito atelier fotográfico» da época, ficou para sempre ligada à vida e obra de Carlos Relvas e contempla um extraordinário património de imagens que o consagram como um artista de exceção.



Condições de participação e reembolso:

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 14 de Abril de 2015 e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá  lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 14 de Abril de 2015.



Parceiros Institucionais