c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 | 629 | 664 | 695
E-mail: gap@oep.pt
A Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (CETVC) leva a efeito no dia 10 de janeiro de 2024, uma sessão dedicada à Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária Visão Zero 2030.

A Visão Zero 2030 expõe a política de segurança rodoviária em Portugal e estabelece os objetivos estratégicos e operacionais correspondentes, que serão implementados por meio de planos de ação bienais que concorrem numa estratégia a 10 anos, sendo baseada na abordagem do Sistema Seguro e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com a Declaração de Estocolmo e com os objetivos da União Europeia.

A Ordem dos Engenheiros e, em particular, a Comissão da Especialização em Transportes e Vias de Comunicação pretendem continuar a sensibilizar para esta importante matéria, proporcionando a transmissão de conhecimentos e do trabalho já realizado em Portugal, com o objetivo de reduzir progressivamente a sinistralidade.

A Segurança Rodoviária resulta das ações complementares de diversos agentes no ambiente em que as infraestruturas rodoviárias se implantam, nos meios de transporte existentes e na sua utilização, com as correspondentes implicações para a qualidade de vida das populações.

O painel de oradores, com as suas diferenciadas intervenções, proporcionará uma excelente oportunidade de divulgação e análise desta temática.