c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
imagem_8772814125b8eb118e67df.jpg

Gamificação, O Poder dos Videojogos no Mundo Real

Uma tendência crescente na era da transformação digital

Auditório da Sede da Região Sul

19 de setembro

Auditório da Sede da Região Sul

Região Sul da Ordem dos Engenheiros
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.: 213 132 666 / 213 132 600
E-mail: atividades@sul.oep.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, em parceria com o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promove, no próximo dia 19 de setembro, a partir das 17h30, no auditório da Região Sul, uma conferência subordinada ao tema "Gamificação, O Poder dos Videojogos no Mundo Real".

É inquestionável o poder de atração, foco, concentração que os videojogos têm. Por vezes, chega mesmo a ser inacreditável o tempo, a dedicação e o empenho que se coloca no jogo!

Acontece que é possível trazer para o mundo real este tipo de ligação. Essa dinâmica é a essência da Gamificação. E, no mundo real, as aplicações são infindáveis: transversais a todos os sectores da sociedade, aplicáveis aos mais diversos objetivos a atingir e envolvidos os mais variáveis grupos de pessoas… Assim tem aplicações, por exemplo, nas áreas da saúde, da educação, da economia, da gestão das empresas…; podendo potenciar os resultados, agilizar inovação, contribuir para a minimização das alterações climáticas…; envolvendo quer os colaboradores das organizações, quer os seus clientes ou a própria sociedade…!

Importa perceber em que consiste a Gamificação, que mecanismos emocionais estão por detrás dos videojogos, como é que se consegue materializar estes conceitos, que ferramentas existem disponíveis e qual o impacto que têm nas pessoas; ou seja, como é que se cria um jogo real/vivido, que atinja um objetivo maior e seja (de uma forma positiva) viciante!

Estes são os temas abordados nesta conferência. Para além dos casos de sucesso que serão mencionados, e para provar que a Gamificação funciona, haverá também a oportunidade de ouvir a experiência de dois casos reais: um para promover a eficiência energética e outro para potenciar a performance de uma equipa.

A realidade é que o jogo sempre fez parte da nossa vida, a gamificação fá-lo de uma forma consciente e inteligente!

Inscreva-se já através do Balcão Único / SIGOE

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.