lidgov_4528994906543c7b9ed57a.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

Tel. 213 132 666

A Ordem dos Engenheiros - Região Sul promove o Primeiro Programa de Formação Avançada de Executivos sobre Liderança e Governance de Megaprojetos, nos dias 5 e 6 de dezembro, no auditório da OE.

Megaprojetos são ferramentas complexas que envolvem um investimento substancial de recursos financeiros, tecnológicos e humanos, e impactam significativamente na sociedade em termos económicos, sociais e ambientais durante décadas.

Este primeiro programa de formação avançada em liderança e governance de grandes projetos de infraestrutura "megaprojetos” tem como objetivo reunir um grupo de profissionais com pelo menos 10 anos de experiência, que tenham a ambição de exercer cargos de topo no âmbito do planeamento e implementação, engenharia, economia, advocacia, consultoria e administração.

A gestão de grandes projetos carece do desenvolvimento de competências de liderança avançadas, quer para liderar equipas multidisciplinares, quer para estabelecer uma visão do projeto que responda às necessidades dos stakeholders.

Neste curso, pretende-se facultar uma visão abrangente das técnicas de liderança e boas práticas de governance para responder aos desafios da gestão de megaprojetos, apresentando um conjunto de casos de estudo, intervenções de guest speakers, exercícios aplicados e palestras.

Com este curso os formandos vão ter oportunidade de:

• Compreender e aprofundar tendências de liderança e governance de grandes projetos;
  • Desenvolver estratégias de gestão eficazes em contextos diversos;
  • Superar as limitações dos métodos atuais de seleção e avaliação de valor de grandes projetos;
  • Desenvolver competências de comunicação com stakeholders primários e secundários;
  • Liderar o design de estruturas de governance de stakeholders primários e secundários;
  • Criar estratégias de aquisição de recursos financeiros, humanos, tecnológicos, bem como rede de contactos, capital social, conhecimento, informação, processos organizacionais e skills;
  • Reconciliar métricas tradicionais de avaliação de desempenho ("iron triangle” - on time, budget, stable scope) com pressões sociais, políticas ou institucionais para alargar o escopo do megaprojeto;
  • Desenvolver a intuição para o potencial de aplicações de Inteligência Artificial (IA) no apoio à gestão de grandes projetos;
  • Discutir obstáculos institucionais e outros desafios em mercados emergentes;
  • Criar ou expandir a rede de contactos multidisciplinares no domínio de grandes projetos.

No final do curso, os formandos vão ter confiança para conceber e apresentar megaprojetos como instrumentos de criação e distribuição de valor, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Taxas de Inscrição
Membros: 450 €
Não Membros: 700 €

Inscrições no Balcão Único / SIGOE até dia 29 de novembro. Pode cancelar a sua inscrição até dia 29 de novembro.

Nota: A realização da sessão fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até dia 30 de novembro de 2023.

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.