fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
niccm_67037526254eb06515b9ed.jpg

NICCM promove sessão sobre “Portugal no 1.º quartel do século XXI – Estratégias rumo ao futuro”

Fundação Calouste Gulbenkian

26 de fevereiro de 2015

Local

Fundação Calouste Gulbenkian
O Núcleo Impulsionador das Conferências da Cooperativa Militar (NICCM), em colaboração com a Ordem dos Engenheiros, a Associação 25 de Abril, a PASC (Plataforma de Associações da Sociedade Civil), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, irá realizar no próximo dia 26 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, uma sessão de apresentação do projeto de investigação e ação "Portugal no 1.º Quartel do Século XXI – Estratégias Rumo ao Futuro”, onde estará em análise a situação política, económica, militar e social da Sociedade portuguesa nos primeiros 15 anos do século XXI.

A realização será presidida pelo General Ramalho Eanes, nela participando personalidades com origem em vários quadrantes da vida do País. Eng. Carlos Matias Ramos, Dr. Artur Santos Silva, Professor Jorge Miranda, Dr. Seixas da Costa e Almirante Fernando Melo Gomes são alguns dos nomes a intervir na Sessão.

O NICCM pretende que o debate de ideias contribua para uma compreensão e análise profunda do passado recente. Ao mesmo tempo, lança o desafio no sentido de encontrar respostas a algumas questões sobre que Sociedade queremos e necessitamos para o futuro?
  • Que sistema político Nacional se prevê desejável nos próximos anos?
  • Que posição ou posições deverá Portugal assumir no quadro da política externa?
  • Que estratégias globais e nacionais poderão ser levadas a cabo no que diz respeito à saúde, educação, justiça entre outras?
  • Que alterações se justificam no sistema de funcionamento da justiça?
  • Que futuro se avizinha no quadro do Sistema Laboral?
  • Quais as perspetivas face aos setores de atividade como a indústria, as pescas, a agricultura, o turismo, a energia e os transportes?
  • A participação no evento é gratuita e não carece de inscrição.

Consulte o Programa da Sessão "Portugal no 1.º quartel do século XXI – Estratégias rumo ao futuro”.

Parceiros Institucionais