fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
encontro_nacional_engenharia_civil_2097009535af9ac441a553.jpg

O Futuro da Engenharia Civil - Novos Desafios para a Construção e para a Engenharia Civil

Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Civil

Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

22 de junho de 2018

Adicionar ao meu Calendário

Inscreva-se já!

Local

Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

Informações

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 613|662 |664 
E-mail: gap@oep.pt

Patrocinadores









O Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Civil, organizado pela Ordem dos Engenheiros, vai realizar-se no próximo dia 22 de junho de 2018, na Universidade de Aveiro, e será dedicado ao tema "O Futuro de Engenharia Civil - Novos Desafios para a Construção e para a Engenharia Civil”.

Este Encontro tem como objetivo debater o futuro da construção e da Engenharia Civil, na ótica da digitalização, nomeadamente na integração dos trabalhadores de 1.ª linha nas soluções informáticas e na gestão dos projetos e dos processos com o recurso à realidade mista e inteligência artificial.

A indústria da construção desempenha um papel essencial na economia Europeia, contribuindo em cerca de 10% para o PIB, providenciando 20 milhões de postos de trabalho. Tem ainda um impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos a nível Europeu e Nacional bem como ao nível ambiental, sendo que o setor da construção desempenha um importante papel para se atingir a estratégia Europeia 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

A designada quarta revolução industrial está considerada como a maior revolução tecnológica de sempre. Constitui, através da informatização dos processos produtivos, uma evolução dos sistemas produtivos industriais que garante benefícios como a redução de custos, de energia, o aumento da segurança e da qualidade, bem como a melhoria da eficiência dos processos. A indústria 5.0 pretende colocar tudo isso ao serviço do homem, posicionando o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica para melhorar a sua qualidade de vida.

Também no setor da Construção, a transformação digital é imperativa e não uma opção.

Pretende-se com este Encontro divulgar e debater os novos desafios e novas responsabilidades que se colocam à Engenharia Civil na Construção e apresentar soluções que têm sido desenvolvidas no âmbito da digitalização e automação da construção, contando com a presença de um corpo de palestrantes de referência.


2018 EUROPEAN YEAR OF CIVIL ENGINEERS
O Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Civil encontra-se integrado no 2018 EUROPEAN YEAR OF CIVIL ENGINEERS.

Parceiros Institucionais