fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt |
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
inspire2_89028089650584ee7cdd05.jpg

Painel "Transportes/SIG/Diretiva INSPIRE"

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

6 de novembro de 2012

Local

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

Av. António Augusto de Aguiar, 3 D,
1069-030 Lisboa
Tel.: 213 132 662/3/4
E-mail: colegios@ordemdosengenheiros.pt

A Especialização em Transportes e Vias de Comunicação e a Especialização em Sistemas de Informação Geográfica realizam o painel sobre o tema "Transportes/SIG/Diretiva INSPIRE" no dia 06 de novembro de 2012.

A utilização das tecnologias SIG na operação e planeamento dos sistemas de transportes tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante, quer como ferramenta para cadastro e apoio à decisão, quer como veículo de transmissão e divulgação de informação aos utilizadores e a todos os intervenientes em geral. Adicionalmente, a aprovação da Diretiva Europeia INSPIRE que define regras precisas para a estruturação dos dados geográficos temáticos sobre infraestruturas, entre as quais as de Transportes, veio trazer à interação Transportes/SIG um novo enquadramento e algumas obrigações novas às entidades ligadas aos Sistemas de Transportes.

Por outro lado, as iniciativas europeias de promoção da normalização, interoperabilidade e disponibilização da informação nos Transportes multiplicam-se. Esses factos levam a Ordem dos Engenheiros a organizar um painel neste tema de indiscutível importância e atualidade.

Ao juntar profissionais das mais diversas áreas, o painel pretende fomentar uma oportunidade de divulgação e debate do tema e dos desenvolvimentos mais recentes, bem como das perspetivas de evolução, não só no contexto nacional, mas também no enquadramento europeu.

O programa do painel contempla a apresentação de casos práticos e de alguns dos tópicos mais relevantes nesta temática tão abrangente, bem como a identificação de perspetivas futuras em relação à utilização dos SIG como ferramenta para gestão dos dados e informação geográfica em formatos normalizados e/ou interoperáveis no âmbito e enquadramento europeus.

Parceiros Institucionais