imagemportal_203668855358fa24c7d5c3b.jpg

Palestra "Missão Geodésica em Angola"

Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

4 de maio 2017

Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Serviços de Formação Comunicação e Cultura

Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
Tel.: 213 132 666

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheiros irá promover um Ciclo de Palestras intituladas "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos & Hidrógrafos”.

O primeiro evento deste ciclo irá decorrer no próximo dia 4 de maio, pelas 18h00, no Auditório da Sede da Região Sul da OE, em Lisboa, sob o tema: "Missão Geodésica em Angola - Transformação de Coordenadas do Datum Camacupa para Datum WGS84”, da autoria do Engenheiro Carlos Antunes, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

No âmbito do projeto de submissão da candidatura à ONU para a Extensão da Plataforma Continental, a FCUL foi contratada por parceiros do Governo Angolano para prestar um serviço de assessoria na área de Geodesia, com o objetivo de determinar parâmetros de transformação de coordenadas entre os Data Camacupa e WGS84.

A consequente Missão Geodésica realizou-se entre maio e agosto de 2015, com uma campanha de reconhecimento da Rede Geodésica de Angola, e uma campanha de observação GNSS de vértices geodésicos de 1ª ordem. A experiência, as histórias, os locais, as gentes e as paisagens são inesquecíveis e difíceis de transmitir. Será apresentado um testemunho pessoal das experiências vividas.

Condições de participação

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 3 de maio de 2017. A inscrição neste evento é gratuita mas obrigatória.