img_0332_8501554625a705cf71655d.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 662|3 |4
E-mail: gap@oep.pt

A Especialização em Engenharia Alimentar com a colaboração da Qualifica, na pessoa da Eng.ª Ana Soeiro, pretende clarificar e/ou dar a conhecer os sistemas de Qualificação para os nomes dos Produtos Tradicionais (DOP - Denominação de Origem Protegida, IGP - Indicação Geográfica Protegida, ETG - Especialidade Tradicional Garantida), bem como a possibilidade de qualificar os produtos tradicionais portugueses através do sistema ÉQUALIFICADO.

Destinatários | Engenheiros alimentares e outros stakeholders que trabalham na área alimentar.

Objetivos | Dar a conhecer e fornecer de modo claro e pragmático as regras para a qualificação de géneros alimentícios ou dos seus nomes e como as aplicar.

Formadora | Ana Soares, Eng.ª Agrónoma

Síntese Curricular
- Representante de Portugal no Comité Europeu das IGPs e das DOPs (1992-2007).
- Desenvolveu o sistema de identificação e valorização dos produtos tradicionais portugueses em Portugal e junto da Comissão Europeia.
- A pedido da Comissão Europeia, da OMPI e da EPO já fez missões sobre IGs em 30 países da Europa, Ásia, África e América do Sul.

Desde 2008 trabalha para a Associação QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL, da qual é Diretora Executiva. É Vice-Presidente para a Europa do Movimento Internacional oriGIn e integra os Grupos de Trabalho Europa e IGs para produtos não alimentares.

Autora e/ou responsável técnica de publicações nacionais e estrangeiras sobre produtos tradicionais e sistemas de qualificação (IGs), do site www.qualificaportugal.pt e www.ptpt.pt.