c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Secretariado dos Colégios
T 213 132 662 /3 /4
E-mail: colegios@oep.pt
A Ordem dos Engenheiros (OE) tem em fase de implementação um novo sistema integrado de gestão a nível nacional, o SIGOE, com o objetivo de desmaterializar processos administrativos, agilizar a resposta aos seus Membros e facilitar a interação entre estes e a Ordem.

O SIGOE consiste, assim, numa plataforma Web, onde são alojadas todas as informações do corpo associativo da Ordem, reunindo a capacidade de realização de múltiplas operações online, sem necessidade de recurso aos Serviços da Ordem.
Este novo Sistema permitirá que o Membro, na sua área pessoal, possa executar diversas operações ou pedidos, nomeadamente alterações de morada e outros contactos, requisição e obtenção de declarações na hora, geração de referências para pagamento de quotas, inscrições em atividades e ações de formação, construção de um curriculum certificado pela OE, entre outras operacionalidades.

As múltiplas funcionalidades do SIGOE serão apresentadas numa sessão pública a realizar no próximo dia 18 de abril, pelas 18:00, na Sede da OE, em Lisboa.

Como surge o SIGOE?
A Lei 123/2015 veio introduzir algumas alterações ao anterior Estatuto da OE. Uma dessas alterações está definida no Artigo 146.º, que estabelece a implementação de um Balcão Único eletrónico dos serviços acessível através do portal da OE, no qual são realizados todos os pedidos, comunicações e notificações entre a Ordem e os seus Membros.

No entanto, a realidade atual dos serviços administrativos da OE não permite a entrada em vigor do Balcão Único uma vez que são utilizadas pelas Regiões e Serviços Nacionais diferentes aplicações e bases de dados, com estruturas e processos distintos.

Perante este facto, o Conselho Diretivo Nacional concertou esforços com vista à implementação de uma aplicação e base de dados única que sirva de suporte à Gestão Administrativa da Ordem dos Engenheiros (SIGOE) e permita a entrada em funcionamento do Balcão Único.

Ao longo do próximo mês, a OE divulgará informação detalhada sobre o SIGOE, a data de entrada em funcionamento e as diretrizes necessárias à sua utilização.