imagem_119683894458c1377dcfb27.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
T 213 132 662|3|4
E-mail: gap@oep.pt
A crescente necessidade de utilização de fontes de energia sustentáveis tem resultado num aumento significativo de aplicações geotérmicas para aquecimento e/ou arrefecimento de edifícios e infraestruturas. A utilização do solo e/ou da água subterrânea como reservatório térmico, deles extraindo energia em períodos de necessidade de aquecimento ou, alternativamente, neles injetando energia em período de arrefecimento, apresenta numerosas vantagens, destacando-se as ambientais. O estudo da sustentabilidade energética e o dimensionamento destes sistemas, quer se utilizem, ou não, os elementos de fundação de um determinado edifício como permutadores de calor, envolve numerosos aspetos, desde a avaliação dos efeitos dos ciclos térmicos no terreno a longo prazo, até à estimativa da distribuição da temperatura pelo edifício.

Esta ação tem como objetivo divulgar este tipo de tecnologia, dando a conhecer os principais fenómenos que intervêm na operação destes sistemas e o estado da arte neste domínio. Tem também o propósito de dar a conhecer exemplos de aplicação destes sistemas em Portugal e estudos de investigação em curso.