predictive_713407225a6b4e9adfbe2.jpg

Técnicas Inovadoras de Diagnóstico Aplicadas à Monitorização de Máquinas Elétricas

Workshop com 3 edições

Coimbra, Leria e Viseu

Coimbra, 26 de fevereiro | Leiria, 1 de março | Viseu, 6 de março

Coimbra, Leria e Viseu

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
correio@centro.oep.pt
SiGOE - Balcão Único
Sob a organização do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, irão realizar-se nos dias 26 de fevereiro de 2018 (Coimbra - Sede Regional),  1 de março de 2018 (Leiria - Delegação Distrital) e 6 de março de 2018 (Viseu - Delegação Distrital), 3 sessões de um workshop sobre técnicas inovadoras de diagnóstico aplicadas à monitorização de máquinas elétricas.
A Sensorização vem dar uma nova dimensão à forma como é efetuada a Gestão dos Ativos Técnicos, permitindo uma monitorização online da condição dos ativos e possibilitando uma atuação proativa (Preditiva):
  • Monitorização online e em tempo real dos ativos críticos;
  • Determinação das curvas de tendência através do traçado da curva de comportamento ao longo do tempo;
  • Geração de alarmes com recurso a algoritmos e ao cruzamento de diferentes informações (medidas e dados dos vários sensores).
O grupo de investigação Power Systems do IT - UC desenvolve técnicas inovadoras de diagnóstico aplicadas à monitorização de máquinas elétricas (motores e transformadores), sendo a utilização do "Park'sVector" um dos exemplos, contando com largas centenas de citações em trabalhos de investigação a nível internacional. Com estas técnicas inovadoras pretende-se alavancar a implementação de Sistemas de Manutenção Preditiva.

Programa:
  • 17h30: Receção dos participantes/Abertura - Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros
  • 18h00: Manutenção Preditiva e Técnicas de Diagnóstico Aplicadas à Monitorização de Máquinas Elétricas - Professor Jorge Estima da Universidade da Beira Interior
  • 18h30: Um caso de sucesso - Enging e EDP Distribuição
  • 19h00: Debate
  • 19h15: Encerramento
A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia através do Balcão Único do SiGOE.
Consulte o cartaz.