fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
lagaroliveiradaserra_1215633417583c610c91b64.jpg

Visita Técnica ao Lagar do Marmelo (Oliveira da Serra) com passagem pelo CIAL em Alqueva

Lagar do Marmelo, Ferreira do Alentejo

10 de dezembro de 2016

Local

Lagar do Marmelo, Ferreira do Alentejo

Informações

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura
Tel.:213 132 666
Fax: 213 132 690

Delegação Distrital de Évora
Rua Frei Carlos, 5 - R/C Dt.
7000-737 Évora
Tel.: 266 744 545
Email: evora@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica e a Delegação Distrital de Évora estão a organizar uma visita técnica ao Lagar do Marmelo (onde se produzem os premiados azeites Oliveira da Serra), que decorrerá no próximo dia 10 de dezembro, e na qual poderão participar dois grupos distintos: um com partida da Sede da Região Sul (Lisboa) e outro com partida da Sede da Delegação Distrital de Évora. Esta visita técnica será seguida de uma visita ao CIAL - Centro de Interpretação de Alqueva. 

O lagar do Marmelo, em Ferreira do Alentejo, é considerado uma referência tecnológica e arquitectónica. Este novo lagar da Sovena, projectado pelo arquitecto Ricardo Bak Gordon e construído pela Construsan, foi inaugurado no ano 2010, e está localizado junto à Herdade do Marmelo, propriedade da empresa. Tem uma capacidade de transformação de 40 ton de azeitona por hora, podendo a produção diária chegar a 200 000L de azeite.

Numa vertente mais lúdica, o lagar funciona como um pólo cultural, com um espaço multiusos onde se realizam exposições, workshops e degustações de alguns dos azeites mais premiados do mundo. De entre os tipos de azeite que o Lagar do Marmelo produz estão os azeites frescos, intensos, verdes, suaves, doces e maduros que se adequam a diferentes pratos gastronómicos.

Para garantir o máximo rigor até à fase de engarrafamento do produto, os 10.000.000 de oliveiras são tratados com cuidado e a seleção de azeitonas e a extração do azeite é feita criteriosamente.

Após a visita ao lagar (que decorrerá da parte da manhã) irá decorrer, na parte da tarde, uma visita ao CIAL, Centro de Interpretação do Alqueva. O CIAL fica localizado junto à barragem de Alqueva, e pretende dar a conhecer toda a informação relevante sobre o projeto de Alqueva: território, fases de construção das infraestruturas, acções complementares e valências do empreendimento.


Condições de participação e reembolso 

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 7 de dezembro e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 7 de dezembro de 2016. A realização do evento fica sujeita a um número mínimo de participantes, pelo que, se o número de inscrições recebidas até 7 de dezembro não for suficiente, os inscritos serão reembolsados do montante pago pela inscrição.

Parceiros Institucionais